3 tipos de piso para investir no seu projeto

Escolher o tipo de piso é uma escolha desafiadora, ainda mais quando esse elemento pode ter variações de acordo com o ambiente e a estrutura. Afinal, se engana quem pensa que esse elemento se limita a função decorativa.
O Piso tátil concreto, por exemplo, é um revestimento que proporciona maior acessibilidade para pessoas que sofrem com deficiência visual ou mobilidade reduzida.
Ainda há modelos que são antiderrapantes, específicos para evitar acidentes e quedas, os pisos de madeira, os carpets e modelos como os pisos de cerâmica são ideais para áreas internas da casa como quartos e cozinhas.
Independente do modelo de piso, o certo é que essa é uma escolha importante, afinal afetará a limpeza do cômodo, a segurança das pessoas e a decoração.
Se você está na dúvida sobre qual tipo de revestimento escolher, continue lendo este post e confira 3 tipos de pisos para investir no acabamento do seu projeto.
1. Piso tátil de concreto
Como o próprio nome sugere, o Piso tátil de concreto é caracterizado pela preocupação com a mobilidade em relação às pessoas que circulam no espaço.
Esse é um piso que pode ser usado tanto no revestimento residencial como também nas calçadas e se caracteriza pela resistência e pela função antiderrapante.
De forma geral, é um modelo de piso mais rígido e resistente, que não se desgasta com facilidade e pode ser encontrado em diversas cores. Entre as vantagens do Piso tátil de concreto, se destacam:
-
Durabilidade;
-
Segurança;
-
Custo baixo;
-
Versatilidade;
-
Proporciona mais acessibilidade.
Especificamente em relação à acessibilidade, esse é um tipo de piso que pode ser muito benéfico para as pessoas com deficiência visual ou mobilidade reduzida, justamente por ser fabricado de uma forma que sinaliza os perigos e desníveis que podem eventualmente machucar as pessoas ou causar algum acidente.
Não é à toa que esse é um piso muito usado em calçada e estabelecimentos comerciais.
É importante destacar que há dois tipos de Piso tátil concreto. Um deles é o direcional e o outro de alerta.
No primeiro caso, o revestimento é composto por linhas paralelas e verticais. Já no segundo, o piso conta com bolinhas que indicam a presença de obstáculos, como uma pedra no caminho, uma parede, um poste e outras estruturas que podem causar algum acidente.
2. Piso mosaico
Caso você deseje um revestimento com muito potencial decorativo, vale a pena pensar no Piso mosaico.
A principal característica desse revestimento é a variedade de cores e tamanhos do material, que te dá a possibilidade de imaginar e fazer várias combinações.
Esse tipo de revestimento pode ser aplicado tanto no chão do projeto quanto nas paredes.
A composição dos mosaicos é feita com vários tipos de polimento e o resultado disso é um revestimento resistente e fácil de conservar.
O Piso mosaico também pode ser feito com cerâmica. Está na dúvida sobre escolher esse modelo? Listamos os benefícios abaixo:
-
Fácil de limpar;
-
Instalação simples;
-
Com cores e formatos diversos;
-
Resistente.
3. Piso de porcelanato
Com aplicações muito comuns em ambientes internos das residências, esse é um tipo de revestimento frio, que pode trazer vários benefícios para áreas quentes.
A composição do porcelanato é feita com materiais nobres, por isso, esse é um revestimento com alta durabilidade e resistência.
A variedade de cores e formatos é outra característica desse material que pode ser esmaltado, acetinado ou polido.
Entre as principais características desse material, se destacam:
-
Beleza estética;
-
Facilidade para limpar;
-
Brilho;
-
Alta durabilidade.
Esse revestimento pode ser feito tanto nos projetos residenciais quanto nas edificações comerciais.
No segundo caso, uma dica para não deixar o piso tão escorregadio e evitar que as pessoas caiam é investir em um Tapete com logotipo da empresa para deixar por cima do revestimento.
Além de evidenciar a marca do negócio e valorizar o produto, essa é uma forma eficaz para evitar acidentes ou até mesmo acúmulo de sujeira como barro e poeira dentro da edificação.
De forma geral, contar com um acessório como um carpete ou tapete é sempre interessante para manter os pisos limpos e bem cuidados.
Esse item não é só funcional, como também é bastante decorativo. Por isso, use a criatividade na hora de escolher o modelo que mais combina com o revestimento do seu projeto.
Para pisos mais escorregadios, sobretudo em áreas comerciais, é sempre interessante sinalizar os tipos de calçados mais indicados para a prevenção de quedas.