Áreas externas com jardins e um ambiente perfeito

As varandas e sacadas são áreas externas cada vez mais presentes nos projetos de construção de casas e apartamentos. Além das possibilidades de criação, esses espaços proporcionam momentos de reflexão e relaxamento que são bem valorizados pela sociedade atual.
Afinal, as rotinas estão cada vez mais dinâmicas e rápidas, fazendo com que os momentos de pausa sejam essenciais.
No aspecto arquitetônico do projeto, as varandas possuem um alto potencial estético, agregando valor aos imóvel.
Prezando a harmonização dos ambientes internos e externos, os locais abertos são desafiadores no aspecto de criação, pois as variadas opções de construção podem tornar difícil a escolha de objetos ou ainda a definição de um estilo.
Para contribuir com a criação de um projeto moderno, funcional, relaxante, belo e sustentável, os jardins utilizam as técnicas de paisagismo para conseguir transformar os ambientes e reconectar os moradores à natureza e seus respectivos benefícios.
Confira abaixo dicas e recursos que podem ser aplicados para alcançar as características de beleza e conforto nos seus espaços externos.
Paisagismo
O paisagismo é um técnica desenvolvida para realizar a reconstrução dos espaços verdes que são minimizados ou devastados pelas construções urbanas.
Dessa forma, é necessário conhecimento em diversas áreas e aspectos como:
- Botânica.
- Ecologia;
- Variações climáticas;
- Estilos arquitetônicos.
Além disso, é preciso ter o conhecimento em compatibilidade plástica para conseguir harmonizar as cores e formatos presentes nos jardins e vias públicas.
Por isso, é essencial contar com os serviços de um profissional experiente e especializado nessas áreas.
O objetivo do paisagismo é realizar a integração humana com a natureza, buscando o equilíbrio no desenvolvimento de ambos dentro da sociedade.
Assim, desde os espaços rurais até os urbanos, o paisagismo deve estar presente e ativo para que o desenvolvimento dessa relação aconteça de forma mais sustentável.
Paisagismo para jardins
Os projetos de jardinagem são estruturados pelos profissionais de paisagismo e devem apresentar o melhor aproveitamento do espaço, além de conseguirem atender as demandas e necessidade de cada ambiente de forma correta.
Os projetos de paisagismo para jardim levam em consideração aspectos como tamanho, características do solo, tipos de plantas e itens de decoração.
O paisagismo jardim pequeno ou para jardim grande tem apenas a diferença no tamanho, entretanto, os desafios e possibilidade são as mesmas em proporções diferentes. Por isso, o paisagista é o profissional mais indicado para criação e monitoramento dos projetos.
As características do solo demandam atenção e estudo, pois a terra é um dos agente responsáveis pelo crescimento e desenvolvimento sadio das plantas. Desse modo, antes mesmo de escolher as plantas, é preciso preparar a terra e deixá-la saudável e nutrida para o plantio.
A seleção das plantas, além de atender aos aspectos de compatibilidade plásticas entre cores e formas, é necessário considerar no ambiente a exposição ao sol e a sombra, a umidade do local e os processos de cuidado e manutenção que demandam.
Após realizadas todas as análises e estudos, o projeto de paisagismo jardim pode passar do papel para a prática e transformar o local, trazendo mais beleza e proporcionando o relaxando e melhora na qualidade do ar para os moradores e visitantes.
Paisagismo para piscina
O ambiente externo possibilita a criação de diferentes espaços. Dessa forma, dependendo do tamanho disponível é possível ter uma piscina na área externa e unir o conforto e lazer aos benefícios do paisagismo e desenvolver um paisagismo piscina.
O paisagismo para piscinas constrói um ambiente mais natural, com sombras e caminhos para andar ao entorno das piscinas.
Mais ainda, o item possibilita a inclusão de acessórios mais sustentáveis e ecológicos, que podem ser camuflados pelos jardins e naturalizar a tecnologia.
Nesse sentido, cabe ressaltar o uso de uma placa de energia solar fotovoltaica residencial, que serve para a produção de energia limpa proveniente do sol e precisa ser colocada em espaços em que o sol atua com mais frequência.
Além desse recurso, os projetos de jardinagem e paisagismo utilizam outros acessórios para valorizar ainda mais os projetos.
O mais comum são as pedras que estão disponíveis em diferente materiais, tamanhos e formatos, mas há também a luminaria externas, que são posicionadas estrategicamente e acionadas na ausência da luz para que seja possível contemplar o jardim a noite e valorizar a estética do projeto por uma outra perspectiva.
Aplicando todas as possibilidades de criação que os projetos de jardinagem oferecem, é possível criar e reinventar ambientes grandes, médio e pequenos, transformando-os em lugares confortáveis, aconchegantes, belos e bem relaxantes.
Com isso é possível agregar valor estético, mas principalmente sustentável e respeitável entre o homem e o meio ambiente, criando valor nas áreas externas.