Elevador monta carga: conheça os modelos e as vantagens

Os elevadores são equipamentos multifuncionais. Isso porque, o elevador serve não só para facilitar a mobilidade das pessoas em edificações com vários andares, mas também pode ser utilizado para transportar máquinas, mercadorias e outros objetos.
Essa funcionalidades são características de um modelo: o monta carga. Na prática, esse tipo de elevador se destaca pela composição em uma estrutura metálica, com cabines e portas. Em alguns casos, há também um sistema de elevação automático, com motor, freios de segurança e cabos de aço.
Ao seguir essa linha, esses elevadores podem ser usados em áreas não só como a indústria e construção civil, mas também na rotina dos restaurantes ou até mesmo dentro de casas com o estilo sobrado.
Quer saber quais são as vantagens práticas de um monta carga e o que caracteriza suas aplicações na prática? Saiba que esse artigo pode te ajudar!
Elevador monta carga: diferenciais
Ao contrário de um comercial, esse equipamento é usado somente para o transporte de mercadorias. A capacidade média de suporte de peso de um elevador como este é de no máximo 300 kg e as aplicações do elevador monta carga são muito versáteis, indo desde lojas até hotéis.
As principais vantagens de contar com esse equipamento, seja na sua obra ou empresa, são:
-
Otimização no transporte de materiais;
-
Segurança ao transportar mercadorias;
-
Mais agilidade para os trabalhos operacionais;
-
Maior produtividade para o setor logístico do ambiente.
Em relação ao elevador comercial preço, esse modelo se destaca justamente pela função de transportar máquinas, equipamentos e utensílios que geralmente não seriam aceitos em um elevador tradicional.
O nome monta carga também faz referência à composição desse elevador, que na prática é montado de acordo com as demandas e necessidades do estabelecimento.
Monta carga para restaurante
Considerando a rotina agitada dos restaurantes e lanchonetes, ter um elevador monta carga pode ser uma mão na roda da produtividade deste espaço.
Dê adeus ao carregamento manual de pilhas e pilhas de pratos, copos e louças de um andar para o outro com esse equipamento, pois esse elevador serve justamente para transportar esses itens em segurança, agilizando a rotina.
A capacidade máxima de peso neste caso também é de 300 kg e geralmente um elevador deste modelo tem 1 metro de largura por 1,20 m de altura.
Além de elevar a produtividade no dia a dia do restaurante, o elevador monta carga para restaurante também se destaca pelas seguintes características:
-
Permite o transporte de louças e pratos em grande quantidade;
-
Oferece velocidade personalizada de deslocamento;
-
É uma forma de evitar que as louças e pratos quebrem;
-
Torna o atendimento aos clientes mais ágil.
Residencial
É curioso, mas também existe elevador residencial. Esse modelo é indicado para residências amplas, com mais de um andar ou que tenham moradores com alguma deficiência ou dificuldade de mobilidade.
A instalação desses elevadores pode ser feita tanto nas áreas internas quanto no interior da residência, desde que o equipamento e a forma de instalação atenda as especificações da NBR 14712/2013 da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).
A capacidade de carga para um elevador residencial varia entre 10 e 300 kg.
De carga ou elevador montado?
Apesar do nome ser bem parecido, os elevadores de carga são diferentes dos que passam por uma montagem de carga. No primeiro caso, a principal diferença começa pelo suporte máximo de peso, já que a capacidade média de um elevador de carga varia entre 300 e 5000 kg, enquanto o segundo chega a 300 kg.
O primeiro é muito mais indicado para a construção civil e para as indústrias, devido à robustez e pode percorrer até 60 metros. O segundo tem aplicações mais versáteis, tanto que é usado nas residências, pequenas obras, restaurantes e lojas e alcança os 12 metros.
Independentemente das diferenças entre um monta carga e os elevadores de carga, vale observar se esses itens cumprem requisitos como:
-
Certificações dos padrões de qualidade de acordo com a ABNT;
-
Instalação adequada conforme o cenário;
-
Dimensões em acordo com a ABNT.
Agora que você sabe um pouco mais sobre as diferenças entre os modelos, fica mais fácil escolher o elevador certo para o seu caso.
Não importa o modelo, esse é um equipamento que otimiza o tempo no transporte das mercadorias, o processo logístico e por isso vale a pena investir.