Procedimentos para a construção de imóveis

A construção de imóveis é um processo muito importante e que contribui positivamente para o desenvolvimento e expansão das cidades. Os empreendimentos de pequeno, médio e grande porte são construídos para fins comerciais, empresariais, industriais e residenciais.
Todo o procedimento, desde a criação até a finalização é de responsabilidade da empresa de construção civil, que realiza as atividades conforme a demanda dos clientes.
O trabalho no terreno só começa depois da elaboração do planejamento e da planta do imóvel. Esse processo consiste concepção plano com todos os detalhes e esboços para garantir qualidade na construção.
Dedicar tempo para esta etapa é essencial, pois a falta de planejamento pode resultar em problemas, atrasos e acontecimentos que prejudicam o desenvolvimento da obra e pode trazer complicações para empreiteira.
Os engenheiros durante essa etapa decidem os materiais que serão utilizados, o número de ajudantes, equipamentos, máquinas e questões que tenham relação direta com a obra, como:
- Estudo de viabilidade;
- Cálculo dos gastos;
- Análise do terreno;
- Retorno financeiro;
- Orçamento da construção;
- Definição de prazos;
- Acompanhamento das atividades;
- Regularização da obra;
- Acabamento;
- Licenciamento do imóvel.
Fazer o orçamento de obras é um processo muito importante para as empresas, porque é com estes cálculos que os profissionais conseguem entender quanto será a porcentagem de lucro e gasto, ajuda a construtora saber se o projeto é vantajoso ou não.
Toda construção, independente, da sua finalidade tem este processo de elaborar um orçamento, pois com as contas ajustadas a cobrança ao cliente é mais simples e sem problemas.
Projeto complementar
Conforme as etapas de construção acontecem, é muito importante pensar nos outros serviços complementares para que o imóvel proporcione o melhor para o cliente.
A instalação elétrica é um processo essencial para que os indivíduos possam usar os seus aparelhos movidos a eletricidade com qualidade e segurança.
A parte prática com a montagem do sistema acontece após a criação do projeto eletrico, documento com todas as informações e detalhes sobre:
- Carga de cada circuito;
- Comandos;
- Localização dos pontos de utilização de energia;
- Divisão em circuitos;
- Seção dos condutores;
- Dispositivo de manobra;
- Carga total.
O projeto é dividido em quatro partes: memorial descritivo, especificações, conjunto de plantas e lista de materiais.
Investir capital no desenvolvimento de um projeto elétrico é um excelente investimento, graças ao dimensionamento correto e personalizado, economia na aquisição dos componentes e instalações, segurança, previsão de consumo, redução dos gastos e bom rendimento.
Procedimentos complementares na construção
A construção de galpões industriais são frequentemente realizadas pelas construtoras. Este espaço é muito usado pelas empresas industriais para o armazenamento de maquinário, materiais ou simplesmente como um estoque.
A estrutura metálica cobertura é uma parte muito importante do galpão, fazendo a função de proteger a área interna das condições climáticas como: chuva, sol, vento, granizo, entre outros.
Os pontos positivos desta cobertura consistem em: leveza, é composta com matéria-prima que pode ser reutilizada, tem custo reduzido, transporte simples, instalação prática e rápida, tem resistência ao fogo, insetos, mofo, corrosão e umidade.
A estrutura metálica é um material tão versátil que pode ser utilizado em todas as etapas da construção do galpão, desde a parte estrutural até o telhado.
Após a finalização da construção, os profissionais precisam realizar a parte de acabamento. As pinturas prediais são o método mais simples e executados.
Investir tempo para deixar o aspeto visual da fachada agradável é muito importante para causar uma boa impressão e valorizar a propriedade.
Os efeitos podem ser texturizados ou decorados, desde que tenham o preparo correto, ou seja, os pintores analisam o estado da fachada e de toda a parte externa do imóvel. As etapas que são realizadas no serviço de pintura resultam em: lavagem, tratamento de anomalias, impermeabilização e pintura.
O método de lavagem é muito importante antes da aplicação de tintas. Por isso, um hidrojateamento industrial, onde são usados motobombas com diferentes vazões e jatos d’água com alta pressão para fazer a limpeza completa. Este procedimento é frequentemente realizado na indústria para a higiene de tanques, máquinas e equipamentos.
As áreas que utilizam o hidrojateamento são: construção civil, papel e celulose, petróleo, automobilística, siderúrgica, entre outras que necessitam de um sistema de limpeza simples, eficiente e que não danifique a estrutura do maquinário.
Portanto, os serviços de profissionais especializados em obras são fundamentais para conseguir um resultado satisfatório, de qualidade e ambas as partes: cliente e empresa ficarão felizes.