4 processos de segurança que você deve se atentar
Existem diversos tipos de ameaças que podem surgir contra uma pessoa, um grupo ou um patrimônio, por exemplo. Para isso, é necessário medidas de segurança, garantindo a proteção contra os riscos e ainda evitando qualquer perda.
O alarme pne surge, nesse sentido, para garantir a segurança de pessoas com necessidades especiais, já que é comumente usado em sanitários ou quartos de pessoas portadoras de tais necessidades.
Esse alarme funciona através de um botão que, quando acionado, emite sinais luminosos e/ou sonoros para o lado de fora do cômodo.
Em casos de emergência, a pessoa dentro do cômodo poderá acionar tal alarme para que alguma providência seja tomada, para contornar a situação e ainda prevenir qualquer tipo de acidente.
Com uma sirene do lado externo do ambiente no qual está instalado, o alarme é ativada quando a pessoa em situação de emergência pressiona o botão que está dentro do cômodo.
O alcance do sinal do acionador é de aproximadamente 5 metros sem obstáculos, de forma que dispensa o uso de fiação, tornando, por conseguinte, mais fácil o processo de instalação.
Entenda como funciona o alarme comercial
Há outro tipo de aparelho de segurança que visa, primordialmente, a segurança, conhecido como alarme comercial. Esse item permite o monitoramento e proteção de um patrimônio, seja ele um ambiente comercial, industrial, etc.
Tal alarme costuma acompanhar um sensor infravermelho para detectar presença e movimento no local, além de um magnético para portas e janelas, e uma sirene com o objetivo de avisar – caso seja constatada a detecção de movimentos estranhos.
Além disso, esse tipo de equipamento também costuma acompanhar dispositivos externos como, por exemplo, um controle remoto. A área monitorada por esse tipo de alarme é, geralmente, de 360º na horizontal e 115º na vertical, e uma distância de 5 metros.
A altura recomendada para a instalação é, geralmente, de 2 a 3 metros do piso. O equipamento também permite o ajuste de tempo que o sensor permanece ativo, após detectar algum movimento.
Alarmes, como o comercial, que possuem sensor infravermelho, não devem ser instalados em ambientes externos, pois a incidência de luz solar e as correntes de ar podem fazê-los disparar, equivocadamente, promovendo tumulto e agitação.
Outros tipos de medidas de segurança
A câmera de segurança também é uma forma eficiente de proteção. Este item é capaz de apontar, com precisão, todas as presenças e movimentos que ocorreram num ambiente, sendo possível identificar, através das imagens, ações e rostos, por exemplo.
Para além dos alarmes e procedimentos de segurança do gênero, há a proteção realizada através de um documento conhecido como avcb, sigla para Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros.
Esse documento é obrigatório para vários tipos de edificações, como garantia que são seguros e têm estrutura suficiente para proteger pessoas que utilizam o local de alguma forma – morando, trabalhando ou até mesmo circulando – de incêndios.
A obtenção do documento auto de vistoria do corpo de bombeiros mg é realizada após uma análise executada por um bombeiro encarregado, que verifica se todos os itens de proteção obrigatórios estão instalados e posicionados de maneira correta.
Entre os itens analisados, estão:
- Escadas de incêndio;
- Portas corta-fogo;
- Detectores de fumaça;
- Hidrantes;
- Iluminação de emergência;
- Extintores de incêndio;
- Mangueiras de incêndio;
- Placas de sinalização.
Após aprovação no processo de vistoria, a papelada é, finalmente, emitido pelo corpo de bombeiros. O que muitos não sabem, portanto, é que se trata de um documento temporário, cuja validade varia entre 1 a 5 anos, de acordo com os riscos da edificação.
Dessa forma, é necessário solicitar a renovação da vistoria quando o prazo determinado estiver se esgotando, ou quando houver modificações no projeto original.
Sendo assim, é possível concluir que muitos riscos, como incêndios, invasões, roubos e violência são recorrentes e ameaçadores para muitas pessoas e ambientes.
Desta forma, é necessário que medidas sejam tomadas para solucionar esses impasses. Tendo em vista que existem diversas opções disponíveis no mercado, você só precisa fazer a instalação correta, buscar profissionais e pessoas que entendem do assunto, assim como todo tipo de informação que seja relevante.
Com isso, é possível evitar riscos à segurança das pessoas, assim como da edificação. O não cumprimento da lei infringe em multa e outros processos, além de resultar em situações ruins para os próprios frequentantes do local.