limpa

Poucas coisas são mais satisfatórias que o cheiro de casa limpa. Por mais que praticamente ninguém goste de assumir integralmente a tarefa da faxina, é inegável que todos gostam do resultado.

Contudo, manter o lar limpo e arrumado não é mera questão de conforto, como também, de saúde. Quando o ambiente está sujo, as pessoas que passam por ele podem ficar expostas a elementos nocivos, tais como:

  • Poeira;
  • Ácaros;
  • Bactérias;
  • Mofo.

Especialmente em crianças, idosos e pessoas com a imunidade comprometida, estes fatores podem desencadear uma série de doenças, como alergias e problemas respiratórios.

Felizmente, há uma série de produtos que facilitam a limpeza, tanto do exterior quanto do interior da casa.

Isso não apenas faz com que a tarefa seja melhor executada, como também, seja feita em menos tempo. Confira alguns deles:

Mangueiras de água em alta pressão

Algumas superfícies são bem difíceis de limpar. É o caso do ladrilho hidráulico: repleto de detalhes em alto relevo, este tipo de revestimento é praticamente impossível de higienizar totalmente à mão.

Paredes com pinturas texturizadas também podem trazer esse tipo de problema. Nestes casos, recomenda-se o uso de uma mangueira (ou lavadora) em alta pressão, para que a superfície seja limpa da melhor forma.

Como o próprio nome diz, elas pressurizam a água e deixam o fluxo tão forte que ele, por si só, é capaz de remover impurezas incrustadas na superfície.

Deste modo, não há a necessidade de realizar trabalhos manuais. Porém, esta não é a única vantagem do uso deste equipamento.

Seu funcionamento otimizado também faz com que ele consuma até 80% menos água do que mangueiras convencionais, o que é bom tanto para o bolso quanto para a natureza.

Superfícies e revestimentos em inox

Feito principalmente de ferro, o que geralmente se conhece como inox, é uma liga de aço que recebe aditivos específicos.

Isso faz com que ela tenha várias características, como a resistência e uma superfície mais lisa. Esta última, faz com que ela seja uma das ligas metálicas mais higiênicas do mercado.

Afinal, não há vãos nos quais as bactérias possam se abrigar. Por conta disso, ela é de uso obrigatório em locais como bares e restaurantes, que devem manter um elevado padrão de higiene.

Portanto, ao elaborar a decoração de um ambiente, vale a pena considerar elementos feitos neste material. A pastilha de aço inox é uma das opções disponíveis no mercado.

Trata-se de um revestimento que pode ser usado para revestir paredes, principalmente em cômodos “molhados”, como a cozinha e o banheiro.

Além do visual original e moderno, a superfície lisa facilita a higienização e evita a proliferação de bactérias, do mesmo modo que uma pia de mármore, por exemplo.

Pia com duas cubas

Não há alternativa: a maioria das tarefas de limpeza doméstica exige o uso de água. Por conta disso, é sempre importante ter uma torneira de prontidão.

No caso da cozinha, há o agravante da louça. Quem tem família, sabe que uma grande quantidade de pratos, talheres e panelas sujos podem se acumular em pouquíssimo tempo.

Nessa hora, a pia com 2 cubas é uma poderosa aliada. Isto porque, além de ter uma capacidade maior, há mais facilidade para organizar aquilo que está sujo e separá-lo do que ainda precisa ser limpo.

Ionizador de água da piscina

Por mais que sejam um verdadeiro alívio nos dias quentes de verão, a higienização das piscinas pode ser trabalhosa. Isto porque elas podem ser vetores de uma série de doenças, tais como:

  • Diarréia;
  • Dermatite;
  • Infecções por estafilococos;
  • Otite externa;
  • Irritação química.

Assim, é imprescindível contar com um sistema de tratamento completo para a água. Isso garante sua segurança e a diversão de todos os banhistas, sem stress.

Para garantir uma residencia mais limpa, pode-se utilizar um aparato de última geração chamado ionizador de piscina.

Trata-se de uma tecnologia, criada nos Estados Unidos, que usa a produção de íons de prata e de cobre para eliminar boa parte das impurezas.

Esta que costuma se proliferar na água das piscinas. Contudo, é preciso saber que o uso do ionizador não dispensa a aplicação de cloro na água.

Por mais que este aparato ajude a manter a piscina mais limpa, ele não dá conta de toda a limpeza sozinho. Caso contrário, a água ficará esverdeada em alguns dias.