equipamentos

Para que uma construção seja realizada de maneira correta e com qualidade, são necessárias diversas maquinas e equipamentos. Para que eles desempenhem com perfeição suas funções, é preciso que estejam em um bom estado de funcionamento. Assim, uma das formas de oferecer isso é a realização da manutenção preventiva.

Isso garante que toda a produção seja realizada com sucesso. É uma proteção de máquinas e até mesmo dos funcionários que comandam os equipamentos.

Além disso, com a manutenção, não há riscos de quebras e danos mais graves, o que pode atrapalhar prazos e causar problemas mais sérios. Inclusive, a manutenção das máquinas é tão importante que deve estar presente logo no planejamento inicial de uma obra.

Num geral, são três tipos de manutenção: a preventiva, a preditiva e a corretiva. A primeira é realizada periodicamente, antes que algo possa acontecer.

A segunda é feita quando há modificação de desempenho de determinado equipamento, mas não necessariamente uma quebra. A última é quando algo de errado já acontecer e seja necessário consertar a máquina.

Por isso, hoje vamos detalhar alguns motivos que fazem com que a manutenção preventiva seja importante, que são:

  1. Segurança dos trabalhadores;
  2. Aumento da produtividade;
  3. Aumento da vida útil das máquinas;
  4. Melhora na imagem da empresa;
  5. Maior controle da obra.

1. Segurança dos trabalhadores

Talvez, esse seja o motivo mais importante da manutenção preventiva dos equipamentos. Um bom exemplo disso é o andaime tubular, fachadeiro ou de qualquer outro tipo, muito utilizados em diversos canteiros de obras.

Normalmente usado para trabalhos elevados, o andaime é uma torre que permite o funcionário chegar ao nível necessário para realizar sua função.

Como é um equipamento que oferece grande altura, o andaime fachadeiro ou tubular precisa garantir a segurança do trabalhador.

Isso só é possível com a manutenção desse equipamento. Caso contrário, acidentes graves podem acontecer, ferindo o funcionário e atrapalhando o andamento da obra.

2. Melhora a produtividade do trabalho

Realizando a manutenção preventiva, a qualidade dos equipamentos e máquinas é garantida. Em consequência, isso leva à melhor produtividade da construção.

A manutenção de grampeadores pneumáticos é um exemplo. Com isso, detalhes são feitos com mais precisão e de forma mais rápida.

O grampeador pneumatico serve para grampos, pregos e tarraxas, materiais muito utilizados na construção e na indústria. Normalmente, são utilizados em finalizações e detalhamento do trabalho. Sendo assim, quando esse equipamento não está bom o suficiente, a produtividade cai.

3. Aumenta a vida útil dos equipamentos

Equipamentos e maquinários utilizados na construção civil tem um valor muito elevado, ou seja, são materiais caros de serem adquiridos.

O ideal é que durem por muito tempo. Sendo assim, a manutenção preventiva dessas ferramentas faz que com que vida útil aumente.

Isso significa mais economia para gestores e engenheiros, que não precisarão renovar os equipamentos de maneira frequente e nem gastar com consertos desnecessários.

4. Melhora na imagem da empresa

Os motivos não param apenas nas utilidades práticas do equipamento. Empresas que realizam a manutenção preventiva das suas máquinas são mais bem vistas no mercado, tanto pelos concorrentes quanto pelos clientes

É uma questão lógica: bons equipamentos geram mais produtividade; mais produtividade gera mais qualidade do serviço e respeito dos prazos; qualidade e respeito geram uma boa imagem.

Sendo assim, gastar com manutenção é muito mais um investimento do que um custo em si. Ela traz tantos benefícios que acaba valendo muito mais a pena do que a economia feita pontualmente.

5. Maior controle da obra

Gerir uma obra não é fácil, principalmente quando é uma grande construção. São muitos detalhes para coordenar e controlar. Assim, qualquer ajuda é bem vinda.

A manutenção preventiva dos equipamentos pode ser um desses auxílios. Isso porque sabendo que as máquinas estão todas em bom estado, é mais fácil controlar e analisar os resultados.

Assim, a manutenção auxilia, também, gestores e responsáveis pela obra em seus trabalhos.

Concluindo tudo sobre equipamentos

É fácil, portanto, chegar à conclusão de que a manutenção preventiva é a saída para a qualidade do trabalho. Sendo assim, não basta apenas investir em bons equipamentos e maquinários modernos.

É preciso, também, aplicar os cuidados necessários para que eles durem o tempo preciso. Além disso, a manutenção protege os engenheiros e responsáveis pela obra de prejuízos maiores, o que é fundamental no momento econômico em que vivemos. São ganhos necessários para uma boa atividade.