O mercado de produtos de limpeza é bem extenso, contando com invariáveis produtos para todo tipo de demanda.

Teve uma expansão considerável depois da revolução industrial por conta das inovações que foram surgindo, principalmente na questão de materiais novos.

Como por exemplo os maquinários anti-corrosão para trabalhar com certos produtos, que necessitavam também de um processo de limpeza mais adequado para não estragar sua resistência e nem danificar o produto a longo prazo.

Sendo assim, vamos entender melhor sobre esses produtos e tirar algumas dúvidas.

Indústria de produtos de limpeza

Antes de falarmos mais sobre os produtos vamos entender um pouco sobre o entorno dessa indústria.

Primeiramente precisamos entender que na industria de produtos de limpeza as fabricantes mexem com todos os tipos de matéria prima para esses produtos, ou seja, a localização das fábricas devem ser a primeira prioridade pois mexem com produtos químicos.

Também é muito necessário a atenção aos EPIs (Equipamentos de proteção individual) da equipe que irá manusear esses produtos para não acontecerem acidentes.

Vale ressaltar ainda que alguns desses produtos até o consumidor final deve ter atenção ao manusear. A indicação é sempre montar a fábrica longe de centros urbanos e em áreas com baixo tráfego de pessoas.

Produtos

Vamos entender um pouco sobre esses produtos. Primeiramente é importante deixar claro que para garantir uma economia e um bom resultado, em caso de interesse é bom procurar uma distribuidora de produtos de limpeza de confiança para garantir produtos de qualidade e com uma boa relação custo-benefício.

Podemos destacar entre a gama variada de produtos para limpeza:

  • Desinfetantes;

  • Panos de chão;

  • Esponjas;

  • Candidas;

  • Alvejantes.

Cada produto tem sua usabilidade. Em alguns casos para lidar com certos materiais mais específicos também é necessário um material manipulado.

Onde a consistência química é solicitada diretamente para a fabricante por uma receita prévia, esse procedimento é muito comum na criação de materiais para limpar produtos em específicos, como certos tipos aços, tubos, conectores e etc.

A melhor opção no caso de produtos caseiros é o material de limpeza atacado onde se encontra uma gama maior de marcas e produtos.

Limpeza de fachada.

Vamos abordar também sobre esse tema, por ser de difícil realização existem alguns pontos muito importantes para se atentar antes de executar, ou contratar alguém, para fazer a limpeza.

A fachada pode ser constituída de vários materiais, em casos de pequenos comércios isso é mais comum, onde podem ser feitas de madeira e conter pequenas peças de difícil acesso e que dificultam a limpeza.

Nesse caso é sempre recomendado contratar o serviço de empresas de limpeza de fachada, que irá garantir uma maior eficácia no procedimento, afinal é necessário experiência para a higienização correta de certos ambientes e locais.

Quais produtos são usados?

Essa é uma pergunta recorrente e antes de respondê-la é necessário avaliar diversos pontos.

Primeiramente é preciso considerar o quão sujo está a fachada, se a última limpeza foi realizada a muito tempo será necessário produtos para esfregar muitas vezes e uma segunda lavagem com produtos para lustrar e remover qualquer tipo de sujeira menor.

Agora no caso de limpeza de fachada que não esteja tão suja mas que seja um material mais específico como vidro ou madeira, será necessário o uso de produtos corretos, um limpa vidro provavelmente irá resolver o problema e no caso da madeira, que já é um pouco mais complicado.

É necessário entender o tipo de madeira para aplicar um produto adequado que não irá ferir nem degradar a material.

Um dado relevante é que normalmente para a limpeza externa são utilizados produtos biodegradáveis, para garantir uma maior durabilidade contra intempéries e também a redução de danos ao meio ambiente.

De quanto em quanto tempo?

Essa é uma outra questão bem recorrente e deve ser avaliada minuciosamente. O que irá ditar essa periodicidade é o local onde o comércio fica, se forem em áreas com terra a recomendação é uma higienização a cada 2 anos.

Em áreas urbanas onde existe bastante poluição e circulação de pessoas mas a sujeira é pouco visível (vale lembrar que nesse tipo de serviço a parte estética conta muito) a recomendação é que seja feita de 4 em 4 anos.

Mas esse tempo pode variar de acordo com o local, o mais recomendado é procurar uma empresa especializada, e em caso de interesse fique sabendo que a limpeza de fachada preço é acessível e fácil de encontrar.