Quais são os processos na fabricação de chapas?
As chapas de aço carregam grande importância para diversos meios produtivos, desde pequenas peças até grandes estruturas. A versatilidade do aço viabiliza materiais com propriedades variadas, o que se reflete também nos modelos de chapas encontrados e processos de fabricação.
Muitos métodos possibilitam a personalização de acordo com os projetos apresentados pelos clientes, como é o caso do corte de chapa.
Naturalmente, como qualquer tipo de processo, é fundamental que exista atenção as propriedades da matéria-prima aplicada e, neste caso, alguns dos atributos que devem ser observados para alcançar o resultado final almejado são:
- Espessura da chapa;
- Tipo de chapa;
- Qualidade exigida;
- Comprimento e largura do produto final.
O corte é efetuado de maneira que atenda a aplicação do material.
Certamente, alguns processos podem apresentar algumas distinções, porém, de maneira geral, para a realização do corte, as chapas passam por processos que envolvem pressão, com a possibilidade de ser por meio de punção ou por lâmina de corte.
No decorrer do serviço, o esforço gerado pela compressão se converte em esforço cortante, o que divide partes do material.
Os métodos mais aplicados para esse processo são o corte térmico por meio de laser ou plasma e o corte a frio, que ocorre por meio de guilhotina. A opção térmica apresenta maiores possibilidades para os cortes, enquanto o corte a frio se restringe a ângulos retos.
Além desse processo, é importante abordar a aplicação da dobradeira de chapa, que comumente está relacionada ao corte por ser muitas vezes uma etapa fundamental para o acabamento da peça.
Comumente as peças são cortadas e depois submetidas ao processo de dobra. Neste caso, a superfície metálica é transformada, ocorrendo a deformação em um eixo, o que resulta na alteração da geometria da peça.
Entre os itens que são submetidos a esse tipo de processo, é possível citar, rufos e telhas. Ainda mais, por mais que o material passe por esse meio de deformação, não há alteração em seu volume, porém, somente em alguns casos, a espessura pode sofrer alterações sutis.
O que é chapa expandida?
Conforme citado, a diversidade entre os tipos de chapas relacionada com os processos empregados na produção.
No caso da chapa expandida trata-se de uma alternativa por meio de máquinas que recebem o nome de extrusoras, que apresentam como principal funcionalidade repuxo do material molde em uma forma que apresenta o comprimento contínuo no item a ser fabricado, além de uma seção transversal estabelecida previamente.
Devido as aberturas desse tipo de chapa, dependendo do tipo de aplicação pode viabilizar a passagem da luminosidade e de ruídos, sendo algo que pode ter impacto na chapa expandida preço.
Outra característica importante é que não acumula água ou impurezas, o que pode ser favorável principalmente para setores como a construção civil e a indústria.
Entre alguns exemplos de aplicações da chapa expandida, é possível citar a proteção de máquinas industriais e grades.
Outra vantagem proporcionada pela estrutura dessa chapa tem relação com custos inferiores por área de produto quando comparada com outros tipos.
Isso também se deve ao fato de que no processo de produção o material não apresenta perdas, até mesmo quando o projeto ultrapassa a dimensão original.
Os diferenciais das chapas xadrez
Antes de abordar a chapa xadrez, é interessante citar que diversos produtos podem ser obtidos por meio da chapa galvanizada, que tem como principal característica sessão agentes externos.
Em meio a esses produtos está chapa xadrez, que também pode ser originada da chapa de aço carbono. De qualquer maneira, é um tipo que se diferencia dos demais por causa de relevos presentes em sua superfície.
Os relevos são alcançados por meio de laminação o procedimentos que recebe o nome de estampagem, independentemente do método aplicado, é interessante citar que devido a essa estrutura conta com grande aderência e propriedade antiderrapante.
Outro grande benefício dessa alternativa é que apresenta grande praticidade para a produção e instalação.
Entre as principais aplicações dessa chapa é possível citar o setor automobilístico e da construção civil.
Naturalmente, assim como com outros itens apresentados ao longo do texto, os produtos devem atender de maneira minuciosa as exigências apresentadas para cada finalidade, garantindo assim que não apenas o material mais correto seja aplicado, como também os métodos de fabricação.