construção

Ao imaginar uma construção, boa parte das pessoas logo imagina uma estrutura de tijolos e alvenaria. Por mais que essa seja de fato a técnica construtiva mais usada no Brasil, é preciso contar com outros itens para que a construção seja possível, como barras de metal.

Da mesma maneira, é preciso ter em mente que um edifício que não conte com estruturas elétricas, hidráulicas e de gás será inútil. Esses são, afinal, itens que são imprescindíveis para que a edificação seja funcional e possa ser devidamente aproveitada por quem a utilizar. Por conta disso, é fundamental que tais sistemas sejam robustos, evitando contratempos e até mesmo acidentes.

A boa notícia é que há um item que pode ser usado para proteger tais estruturas, evitando que elas sofram danos: os tubos.

Por conta disso, esses objetos são usados em praticamente todas as construções.

Quer aprender mais a respeito disso? Então continue lendo e aprenda mais a respeitos dos tubos e cantoneiras disponíveis no mercado.

  1. Tubo pead

Quando o assunto são tubos, boa parte das pessoas logo imagina um tubo metal. Isso porque, como esta é uma matéria-prima extremamente durável e resistente, com um vida útil longa, ela costumava ser a preferida no momento de confeccionar itens para a construção ou para a indústria.

Apesar disso, é preciso ter em mente que, nos últimos anos, a tecnologia de materiais aumentou muito.

Uma das consequências disso é o fato de que, atualmente, os plásticos têm substituído os metais. Isso, por sua vez, acontece devido ao fato de eles serem mais leves e mais baratos, mas, ainda assim, terem a capacidade de suportar condições mais intensas.

Isso fez com que o tubo pead se popularizasse. Trata-se de um tubo feito de um polímero plástico, o polietileno. Resistente, ele pode ser usado em locais como:

  • Redes de distribuição de gás;

  • Redes de distribuição de água;

  • Redes de fibra ótica;

  • Sistemas de irrigação de drenagem.

Vale ressaltar que algumas situações ainda exigem que o tubo usado seja de metal. Veremos isso detalhadamente a seguir.

  1. Tubos metálicos

Pese aos avanços no campo dos termoplásticos, os tubos de metal, como o tubo aço galvanizado ainda são os mais indicados para algumas ocasiões.

Normalmente, isso acontece por conta de determinadas características do polímero.

Por exemplo: Como o aço inox tem uma superfície muito lisa, ele dificulta consideravelmente a proliferação de bactérias. Por conta disso, ele é indicado para locais em que os níveis de higiene têm de ser acima da média, como hospitais e restaurantes.

No caso da construção civil, esses tubos também podem ser usados para construir grades e outro itens de segurança. Porém, caso o imóvel em questão seja no litoral, isso deve ser feito com um cuidado especial.

Isso porque é essencial escolher um metal que seja protegido contra os efeitos da maresia, com aqueles que passaram pela galvanização. Assim, ele não será agredido tão rapidamente pelo sal do ar, o que, por sua vez, ajuda a prolongar sua vida útil.

  1. Cantoneira de PVC para construção

Além dos tubos, há outro item que são muito usados no mercado de construção e de decoração mas não é muito reconhecido: a cantoneira de parede.

O item trata-se de pequenas peças, em formato de L, que servem para recobrir quinas, como aquelas geradas pelos degraus de uma escada. Da mesma maneira, elas podem ser usadas para dar sustentação a peças de mobília, como estantes.

Devido à sua importância, é essencial que o responsável pelo projeto escolha um modelo que seja de qualidade. Atualmente, o item com a melhor relação custo-benefício é a cantoneira de pvc.

Isso ocorre devido ao fato de o material ser um polímero plástico. Ou seja, ele é resistente, durável e tem um valor muito interessante.

Além disso, ele é simples de se personalizar, o que permite que ele esteja disponível em vários designs. Assim, a tarefa de escolher um modelo que combine com a decoração do ambiente será simples.

Ainda assim, caso o gestor da obra ou proprietário do imóvel prefira, nada impede que eles optem por instalar uma cantoneira aluminio, ou um modelo feito de qualquer outro metal.

Nesse caso, além de todas as vantagens inerentes ao uso desta matéria-prima, é possível obter um apelo estético mais moderno, algo ideal caso o espaço seja decorado com essa inspiração.