Entenda sobre os cuidados de manutenção e reforma de piscinas
Cada vez mais, as piscinas são artefatos indispensáveis em empreendimentos comerciais e residenciais. Contudo, essas estruturas, por serem muito usadas e estarem expostas à ação do tempo, acabam sofrendo desgastes, como vazamentos, pastilhas e rejuntes soltos, entre outros.
Para realizar a manutenção ou até mesmo reformar piscinas, é importante contratar um profissional especializado e que tenha realizado algum curso de manutenção de piscinas.
Assim, este especialista será capaz de informar qual a melhor estrutura, melhor modelo e materiais mais adequados, para a construção de cada tipo de natatório.
Conte com mão de obra especializada
Há diversas estruturas de piscinas disponíveis no mercado. O ideal é contar com a ajuda de um profissional capacitado, que conseguirá opinar sobre o estilo do produto que mais de adequa às necessidades do consumidor.
O tipo mais encontrado em empreendimentos espalhados pelo Brasil, são as piscinas de concreto armado. Elas são uma excelente escolha, por conta de sua durabilidade e versatilidade na hora de escolher o melhor formato.
Os azulejos e pastilhas, são os revestimentos mais utilizados nesse tipo, mas não se preocupe: a reforma de piscina de azulejo é simples, fácil e rápida, quando feita por um profissional qualificado.
O importante, nesse caso, é sempre utilizar materiais de qualidade para revestir a área, a fim de evitar problemas futuros, como vazamentos e infiltrações.
Nesse caso, será necessário realizar uma manutenção mais intensa e demorada. Outro modelo bastante comum, é o de piscina infantil.
Que deve sempre ter uma profundidade mais rasa ou mesmo, seguir o modelo de prainha que, além de servir para o divertimento da criançada.
Também pode ser uma área de descanso para os adultos. Em média, os natatórios desse modelo têm de 40 cm a 50 cm de profundidade.
Para que a vida-útil da piscina, bem como a qualidade de sua água, sejam duradouras, é preciso contar com alguns itens que contribuem para tal feito.
Ambientes de lazer como esses, são ótimos para reunir a família e os amigos para aproveitar o tempo livre, curtir um bom jogo de piscina ou apenas descansar.
Contudo, momentos como estes, podem ser intensificados se algumas ações preventivas forem tomadas, para garantir a qualidade da estrutura de diversão.
Saiba quais itens adquirir para sua piscina
Para isso, alguns acessórios são indispensáveis e podem contribuir até mesmo com questões de acessibilidade e segurança do espaço, destinado a trazer momentos de alegria e felicidade.
Confira alguns acessórios importantes para manter sua piscina cada vez mais bonita, limpa e segura:
- Filtro;
- Bombas;
- Capas;
- Aquecedor;
- Aspirador;
- Motor;
- Escada para piscina 3 degraus.
Para garantir a manutenção contínua do seu natatório, os itens descritos acima – assim como o filtro e o motor, são muito importantes.
Pois, são responsáveis por manterem a boa qualidade da água, garantindo que aquele seja um lugar saudável para a prática de esportes e momentos de descontração.
Outros acessórios, como é o caso da capa para piscina, além de promover segurança, impedindo eventuais acidentes e contribuir para a limpeza d’água.
Evitando qualquer tipo de sujeira, ela também auxilia a manter a temperatura do ambiente, trabalhando em conjunto com o aquecedor no caso da estruturas aquecidas. Veja alguns exemplos:
- Capa tela – que funciona como uma espécie de peneira, filtrando objetos que poderiam sujar a água;
- Capa térmica – que por ser feita por um material resistente e composta por muitas bolhas de ar, acaba flutuando e evitando a evaporação d’água, o que acaba contribuindo para a piscina não perder calor.
Contudo, há um ítem indispensável para manter o aspecto do natatório limpo e saudável, e que funciona basicamente como o coração da estrutura.
Impulsionando a circulação d’água e tornando viável todo o processo de filtragem. Esse papel fundamental é desempenhado pela bomba de piscina. Este aparelho, de acordo com profissionais do setor, requer cuidados bastante específicos a cada seis meses.
Especialistas em manutenção e reformas dessas estruturas, afirmam que bombas, filtros, rolamentos, elementos de vedação e as juntas, devem passar por uma vistoria periódica.
Além disso, outra dica importante é: use os ouvidos. Barulhos estranhos e incomuns, podem indicar desgastes dos aparelhos. Fique atento ao funcionamento dos equipamentos para evitar acidentes e vazamentos.
Esses foram os principais pontos de atenção, na hora de construir ou reformar esse ambiente de lazer da sua casa ou negócio. Ainda não tem algum desses itens? Está na hora de começar uma manutenção!