Tipos de pisos e revestimentos
Construir e reformar são processos difíceis dentro de uma casa, isso porque ocorrem diversas etapas, porém, as mais importantes são aquelas que nós chamamos de revestimentos. Os revestimentos, de modo geral, possuem muita importância, pois fazem parte da decoração da casa.
Além dos tipos de revestimentos para chão, uma das partes mais importantes em uma construção civil é a formação de um telhado, pois ele ajuda na finalização da obra e também permite um refinamento estético.
As telhas podem se diferenciar por suas características únicas, como por exemplo:
- Cor;
- Inclinação;
- Isolamento térmico e acústico;
- E durabilidade.
Assim, cada tipo de telha se adapta melhor. Este texto falará sobre os tipos de revestimento existentes tanto para telhados como para os pisos.
Revestimento de chão
Um dos mais importantes tipos de revestimento de chão são os famosos pisos laminados. Os pisos laminados é uma forma de substituição do assoalho de madeira que é feito com matéria-prima bruta, que é a madeira e em formato de tábua corrida.
Os pisos laminados têm esse nome porque possuem uma estrutura de lâminas, essas estruturas é que compõem o piso e faz dela um ótimo tipo de revestimento.
As camadas do piso laminado são: balanço, substrato, lâmina decorativa e overlay. Confira abaixo como funciona cada uma delas.
Balanço: é aquela que tem a parte inferior do piso, e também é responsável pela estabilização e resistência do produto à umidade. Esse tipo de piso quase sempre é composto de material sintético.
Substrato: é a parte principal da lâmina do piso. Essa composição é feita de compensado de alta densidade conhecido também como HDF-H. Esse tipo de substrato é responsável pela resistência aos impactos, e onde há o encaixe das réguas e assim por diante.
Lâmina decorativa: é uma lâmina de celulose que faz parte da chamada camada decorativa. Essa camada dá beleza ao piso, mas quase sempre é um tipo de filme de madeira.
Overlay: é uma película sobre a lâmina decorativa com um grande índice de resistência à abrasão, de modo que ocorre a proteção contra riscos e arranhões.
Além do piso laminado usado em residências, podemos destacar também o lençol de borracha, que é usado na indústria para fazer o revestimento de estruturas mecânicas e também de máquinas.
O lençol de borracha é muito usado também na rede elétrica, para fazer o isolamento da eletricidade. Por isso comprar piso de borracha é uma ótima saída para as indústrias, para proteger suas máquinas.
Tipos de telhas que ajudam nos revestimentos
Existem variados tipos de telhas cada uma com uma necessidade específica. Trataremos os tipos de telhas mais comuns.
1. Telhas de cerâmicas
As telhas de cerâmicas são as mais usadas, feitas de barro e dão um ar de um estilo mais rústico e também aconchegante. Elas são utilizadas nas novas estruturas de casas, como no telhado steel frame.
As telhas de cerâmica são dividas em francesas, portuguesas, romanas, coloniais e plan. As mais usadas são as coloniais e as romanas.
As telhas de cerâmica colonial têm um formato côncavo e a instalação é feita em posições invertidas. Desse modo, pode ter um melhor escoamento da água.
Já as telhas francesas possuem bordas, apresentando um relevo para a melhor acomodação e também a fixação de telhas, sendo mais indicada para locais com ventos muito fortes.
2. Telha de concreto e seus revestimentos
As telhas de concreto são chamadas também de telhas de cimentos, porém são muito pouco utilizadas no mercado.
São muitas as vantagens de ter um telhado com telhas de concreto, como por exemplo o conforto térmico proporcionado.
Essas telhas são também bem personalizáveis, encontrando diversas cores, como cinza, marfim, café, verde e muitas outras cores. Outra grande vantagem é que podem ser usadas com inclinação maior.
Esses equipamentos podem ser encontrados em telhas em Sorocaba. Por serem mais pesadas, é preciso é preciso fazer um reforço da estrutura do telhado.
3. Telhas esmaltadas
Essas telhas são aquelas que se diferenciam pelo acabamento, isso porque já vêm pintadas, tendo uma grande variedade de tons e uma maior durabilidade e resistência, e também a deixam menos permeável, dando fim às infiltrações existentes.
Desse modo, vimos que existem diversos tipos de revestimentos e cada um é adequado para uma demanda diferente.
Por isso é importante um bom planejamento e uma estruturação adequada para saber que tipo de revestimento escolher.