Como prevenir danos às pinturas externas prediais?
A parte externa da sua casa, prédio ou estabelecimento comercial, é a parte que todos poderão ver, por isso é importante realizar as pinturas dos ambientes. Investir em uma área externa bonita é uma das partes mais importantes, principalmente, para prédios residenciais e estabelecimentos comerciais.
Isso porque nos prédios residenciais, o exterior fala muito com o público que irá comprar ou alugar.
Quando o prédio é novo as empreiteiras fazem o máximo para deixar o exterior do prédio impecável para que, ao passar e ver as placas de venda, as pessoas possam ser atraídas pela beleza do prédio.
A ideia é conquistar o interesse do cliente por uma visitação, apenas com a parte externa.
Já nos estabelecimentos comerciais, funciona de maneira semelhante, mas o objetivo é passar confiabilidade e profissionalismo, através da fachada ou área externa.
Dificilmente você encontrará em um prédio comercial, conceituado e bem valorizado, de uma região de destaque da cidade, a pintura desgastada, fachada feia, paredes descascando e outros tipos de problemas.
Isso não é ao acaso. Todo esse cuidado com a estética é em busca de passar a ideia de comprometimento.
Já que se há uma preocupação em agradar até a visão dos visitantes e clientes, também deve haver a mesma preocupação em desenvolver serviços de qualidade nas outras áreas.
Sendo assim, além de escolher produtos de qualidade para as áreas externas e fachadas prediais, é importante tomar as devidas precauções para que essas áreas se conservem por mais tempo.
Dessa forma, economiza-se dinheiro, que seria usado para reparos constantes, e se garante que a área externa esteja sempre bem cuidada.
Os impactos que a pintura será exposta
As pinturas de paredes externas estão continuamente expostas a vários fatores de desgaste. O vento e a chuva são fatores naturais de erosão. Então como podemos evitar que isso aconteça com a pintura, de maneira rápida, para que ela dure mais?
Uma boa dica é usar tintas especiais, próprias para pinturas externas. Essas tintas possuem características que as tornam resistentes às intempéries do tempo. O sol e a chuva não mais afetarão à sua parede com esse tipo de tinta.
Se a sua parede tem revestimento de grafiato, existem produtos em gel, especiais para proteger o acabamento dos efeitos do sol. O uso desse tipo de gel é importante e pode garantir uma vida útil maior para sua parede.
No caso de revestimentos de alvenaria ou pedra, pintado ou não, é importante a aplicação de um verniz para que a superfície fique impermeabilizada e, assim, protegida da chuva.
Impermeabilizar nada mais é que impedir a passagem de água e, no caso desse tipo de parede, é importante, pois a alvenaria tem certa porosidade.
O verniz ajuda também a proteger de vandalismo e pichações, uma vez que oferece uma camada a mais de proteção.
Se for passar por uma reforma, é bom cobrir partes que podem acabar sujando, dessa forma você evitará paredes manchadas de barro, cimento, ou outras cores de tinta.
E se o exterior for sensível, como a fachada grid, o cuidado com destroços e pedras caindo deve ser redobrado.
Outra dica de manutenção é guardar sempre o código das tintas usadas nas pinturas prediais. Dessa forma, se for necessário fazer pequenos reparos ou pintar da mesma cor, se pode ter exatamente o mesmo tom de tinta.
Claro que, com o passar do tempo, a cor das paredes acaba desbotando, sujando e mudando, então fazer um reparo, ainda que com a tinta da mesma cor da original, pode não funcionar bem; aí o caso é pintar a parede inteira.
Tipo de pintura adequado para o tipo de ambiente
Busque sempre utilizar um tipo de pintura adequado para seu ambiente. Tanto em coloração da tinta, como em qualidade do material e características da tinta.
Por exemplo, na área infantil do seu prédio, onde as crianças brincam, talvez seja melhor fazer uma pintura predial externa de cores mais escuras, ou com a metade de baixo mais escura, pelo menos.
Dessa forma, quando as crianças sujarem ou colocarem os pés na parede, as manchas não ficarão tão evidentes. E, se for um acabamento que pode ser lavado, melhor ainda.
Talvez nesse caso, uma textura de parede com relevos pontiagudos ou escoriantes, não seja a melhor das ideias, já que uma criança pode acabar caindo e se machucando.
Então, em síntese, as dicas são:
- Utilize sempre tintas e produtos de boa qualidade;
- Proteja do sol e da chuva;
- Proteja de danos causados por reformas;
- Planeje conforme o ambiente, se preciso, use dois tipos de revestimento;
- Impermeabilize;
- Contrate uma boa empresa de pinturas prediais SP para o serviço;
- Dica extra: mantenha sempre limpa, para que a sujeira não se acumule e gere manchas.