Automação residencial: a casa do futuro
O avanço tecnológico é cada vez mais presente na sociedade, contribuindo para a facilitação e realização de diversas atividades.
Provavelmente, você já assistiu a um filme que tratava sobre o futuro e os robôs, em que alguém tinha uma casa inteligente, que preparava os alimentos sozinha, acendia e apagava as luzes, dava orientações diversas aos moradores, entre outros detalhes.
Isso já não é mais ficção! Em muitas casas, esse sistema já está presente há algum tempo e ele é conhecido como automação residencial. Ficou curioso para saber mais detalhes? Confira o texto a seguir.
O que é automação residencial?
O avanço tecnológico já chegou nas residências e vai além de eletrodomésticos mais eficientes e com dispositivos de economia energética. Esse avanço consiste também no desenvolvimento das residências, de maneira positiva, por meio de instalações inteligentes.
A automação residencial é um processo que consiste na robotização da residência, por meio da aplicação de um sistema de inteligência artificial e programação.
Ele pode ser controlado por um Controlador Lógico Programável, que inclusive está presente em diversos processos industriais.
No âmbito residencial, por exemplo, o proprietário do local programa a casa para que ela realize algumas atividades em horários específicos. Podemos citar:
- Acender e desligar luzes;
- Ligar e desligar equipamentos;
- Planejar que o fogão acenda e desligue;
- Climatizar o quarto;
- Esquentar a água do chuveiro.
Essas ações são de extrema importância, porque ajudam a otimizar o tempo dos moradores que provavelmente estão trabalhando e já chegam cansados. Ou seja, essa automação veio para facilitar processos e trazer maior conforto, bem-estar e qualidade de vida.
Ainda, esse sistema de automação para ser importante por ajudar a garantir a segurança do local, por meio de travamentos automáticos. Mas, os benefícios e ações desse sistema não param por aí.
Luzes e sons
Já que uma das funções do processo de automação residencial é ligar e desligar elementos em horários programados, vale a pena falar sobre as instalações elétricas e sonoras do local.
Por exemplo, no caso da Automação de Iluminação Residencial, essa é uma funcionalidade de extrema importância, que contribui para a redução da conta de energia elétrica, trazendo mais economia para o proprietário.
Além disso, o fato de apagar ou acender as luzes somente nos momentos programados é uma ação de extrema importância para o meio ambiente.
Com isso, o proprietário pode sair para viajar ou trabalhar despreocupado se deixou algo ligado. Outro detalhe também se refere ao som, já que é possível acionar comandos por meio da voz do proprietário assim como receber dicas e orientações.
Por exemplo, é possível programar uma agenda com lembretes e, quando estiver próximo à data, o sistema de automação irá enviar uma notificação sonora, ajudando a lembrar. Por isso, a Sonorização de ambientes residenciais é de extrema importância para facilitar processos.
Isso ajuda até em momentos de segurança, na emissão de alarmes e até mesmo uma notificação para uma central de segurança.
Para realizar a instalação de um sistema sonoro em sua residência, é importante seguir alguns procedimentos desde a instalação da energia elétrica e fiação do local, assim como instalar uma ou mais tipos de caixa de som residencial, que funcionem de forma eficiente e tragam um som de boa qualidade, sem ruídos sonoros.
Outra preocupação, ainda em relação ao som, refere-se aos barulhos e ruídos da rua, como para quem mora próximo a avenidas. Nesse caso, o sistema automatizado também é inteligente, podendo garantir uma quebra do som ambiente, deixando o local mais silencioso.
Outras dicas
Se você se interessou por esse sistema e está pensando em como instalá-lo em sua residência, é importante estar atento a alguns detalhes.
É de extrema importância que esse sistema seja instalado em conjunto com as instalações elétricas da residência de maneira segura, evitando acidentes, como sobrecarga da fiação e, consequentemente, dos equipamentos.
Por isso, existem empresas especializadas em tecnologia que podem ajudar em um planejamento estratégico desde o processo de construção, em parceria com a equipe de engenharia civil, responsável pela edificação.
É fundamental realizar um projeto, verificando os principais pontos e suas respectivas instalações, com o objetivo de evitar problemas futuros. A empresa precisa ter qualificação técnica, bons profissionais e boas recomendações no mercado.
Outro detalhe importante é realizar uma vistoria e monitoria do local, com o objetivo de detectar trincas na parede, que além de comprometerem a estrutura do local, ainda trazem malefícios durante a instalação do sistema automatizado.
Por isso, nesses casos, existe o serviço de Tratamento de Trincas disponível.
Enfim, como você pôde perceber, a casa do futuro já é possível no presente! O que está esperando para realizar sua automação residencial?