O papel dos elementos para áreas externas nas edificações
Construir e reformar imóveis, áreas externas e infraestruturas é uma atividade muito comum para as empresas do segmento de construção civil.
As construtoras, com a sua equipe de profissionais especializados, podem atuar na elaboração de projetos de pequeno, médio e grande porte, construindo empreendimentos comerciais, empresariais e residenciais.
A importância de um bom planejamento para a construção
Os arquitetos e engenheiros são os responsáveis pela criação do planejamento de obra, que consiste em definir alguns detalhes importantes e fazer algumas análises do terreno.
Escolher os equipamentos e ferramentas que são imprescindíveis para as tarefas, veículos para movimentação de materiais, número de funcionários e os materiais que serão usados. Todos esses pontos devem ser definidos com base no capital disponível para investir.
Estudos sobre as condições do solo e análise do terreno é tarefa muito importante antes de iniciar a obra. Verificar o estado no qual se encontra o espaço para a construção ajuda a evitar problemas e atrasos no trabalho.
O engenheiro responsável pela obra, depois de resolver os detalhes do planejamento, autoriza o início das atividades no canteiro. Os funcionários são divididos em equipe e tarefas são delegadas visando a conclusão do projeto dentro do prazo estabelecido para a entrega.
O mestre de obra é o profissional que tem a função de fiscalizar a obra, verificando se todas as etapas estão sendo executadas com qualidade e segurança.
As etapas fundamentais em uma construção são:
- Sondagem;
- Fundações e lajes;
- Vedações;
- Cobertura (telhado);
- Instalações hidrossanitárias;
- Revestimentos;
- Instalações elétricas;
- Pintura externa e interna.
A divisão dos funcionários em equipes facilita a realização de todas essas etapas.
Alguns terrenos, dependendo do tamanho podem ser bem aproveitados com a criação de um jardim e espaços de descanso na área externa da residência.
Essas possibilidades podem ser incorporadas ao projeto no decorrer da obra, de acordo com as vontades e necessidades do cliente.
Organização de áreas externas
Edificações que possuem um quintal grande ou um espaço que não é utilizado para nenhum fim, podem ser muito bem aproveitados, instalando estruturas e materiais simples.
Uma cobertura policarbonato retratil, por exemplo, é uma excelente maneira de aproveitar a circulação de ar e a luminosidade natural do ambiente e ainda garantir segurança.
Com a instalação da cobertura, é possível ficar no espaço independente de variação climática. Por isso, pesquisar o custo de aquisição e instalação dessa estrutura é uma maneira de tê-la na sua residência.
No mercado, existem modelos de cobertura de policarbonato retratil que possui um sistema que pode ser móvel ou fixo, que pode ser motorizado, dependendo da necessidade do cliente.
As vantagens dessa cobertura são: flexibilidade, vários níveis de abertura, resistência, proteção contra os raios solares e proteção contra impactos.
Outro material que pode ser instalado nas áreas externas para proteger o espaço e ter um excelente aproveitamento são os vidros.
O uso de vidros em sacadas e varandas, por exemplo, é um processo muito comum para que as pessoas tenham mais um local para descansar, fazer reuniões com os familiares e amigos, entre outros.
Os vidros temperados SP são uma boa escolha para a sua área externa, já que possuem:
- Maior rigidez;
- Excelente durabilidade;
- Resistência a impactos;
- Versatilidade;
- Adapta-se as variações de temperaturas.
Esse tipo de vidro pode ser usado em portas, fachadas, janelas, entre outras possibilidades.
Áreas externas e jardins
Um belo jardim com muitas flores coloridas e uma vegetação bem cuidada é uma forma interessante de aproveitar o espaço do terreno e investir o seu tempo em uma atividade diferente. Colocar um aspersor de jardim para conseguir hidratar as árvores, flores, plantas e a grama.
O funcionamento do aspersor ocorre com a pressão da água, ou seja, é preciso estar conectado a mangueiras e tubulações que vão até à torneira. Quando acionada, o equipamento consegue regar toda a vegetação.
O sistema de água só funcionará se houver uma instalação de tubos e conexões de PVC para irrigação, que funciona de forma diferente das instalações de encanamento. Os sistemas de irrigação podem ser fixos ou móveis e proporcionam economia de água e energia.
Com esses itens o seu jardim será lindo, já que as plantas sempre terão a quantidade de água que precisam.
Ao redor do jardim, colocar um piso fulget pode ser uma ótima solução para a segurança das pessoas, porque, tem o efeito atérmico (não esquenta no sol) e antiderrapante.
O piso fulget preço por m2 costuma variar de acordo com o local de venda. Portanto, pesquisar as opções disponíveis no mercado é a melhor maneira de encontrar um produto com bom custo-benefício.