Construção e procedimentos de análise do solo
Uma construção é um procedimento bastante complexo e que envolve a participação de uma equipe técnica e profissional para a realização das atividades.
Para se ter uma ideia, várias análises precisam ser feitas antes de realizar o desenho do projeto. Além disso, existem normas, regulamentações e documentos que são exigidos pelos órgãos municipais, assim como a presença dos equipamentos que são mais indicados para a construção.
Mais ainda, existe o procedimento antes da construção, que consiste na análise do solo, sendo que outro detalhe importante quando a obra iniciar é a procura por serviços como a locação de equipamentos.
Por conta da importância dessa temática, este artigo vai trazer orientações sobre a importância de fazer uma análise do solo antes da construção, assim como a necessidade de locar equipamentos. Não deixe de conferir!
Análise do solo
Antes de iniciar um processo de construção é necessário realizar a sondagem de solo, que é um procedimento fundamental para todos os tipos de obra.
Basicamente, a sondagem de solo vai apresentar as características do local, como sua espessura, sua composição, presença de lençol freático, dentre outros detalhes.
Por meio desse procedimento é possível definir qual é o melhor tipo de fundamento a ser utilizado na construção. Por exemplo, o tipo de edificação muda se o terreno estiver localizado em uma área próxima ao litoral, ou com terreno arenoso.
É importante que o projetista e o engenheiro realizem essa análise do solo seguindo normas estabelecidas pela Agência Brasileira de Normas Técnicas, ABNT.
Uma das sondagens mais comuns é à percussão, que consegue investigar vários tipos de solo.
De um modo geral, a sondagem é feita por meio de uma amostra do terreno e visa:
- Verificar a profundidade;
- Identificar qual é a camada do solo;
- Definir a resistência do solo;
- Identificar alterações de acordo com a profundidade;
- Analisar a presença de pedras e minérios;
- Identificar a presença de lençóis freáticos.
Com isso, é possível detectar se existem pedaços de rochas, realizando outros tipos de sondagem, como a rotativa, para verificar os proximos procedimentos e facilidade de construção no local.
Por meio dessa sondagem, uma coroa de diamante ajuda na perfuração das pedras, facilitando a passagem de equipamentos e favorecendo o trabalho das maquinas de construção.
Com isso, amostras do solo são retiradas e analisadas em laboratório. Após essa analise, um laudo e relatório são emitidos contendo informações do solo que vão desde sua formação geológica até em relação à concentração de minérios.
Os tipos de ensaios a serem definidos dependerão dos profissionais que estão atuando na obra, que devem ter qualidade na realização do serviço.
Outro tipo de análise que pode ser feita é a análise química do solo, em que ocorre uma avaliação da fertilidade desse solo, sua acidez e até mesmo uma disponibilidade dos nutrientes.
Esse tipo de análise também está presente para a verificação do solo na agricultura, em que ocorre a retirada de uma amostra de solo parte para análise.
Assim, há a verificação de quais são as determinações químicas, os procedimentos em laboratórios, uma análise tanto química como física desse solo, além dos procedimentos de implantação e laudos técnicos.
Entenda porque a locação de equipamentos é importante na construção
Na construção, uma das formas de otimizar o tempo da obra e trazer mais qualidade na realização dos procedimentos é por meio da locação de equipamentos para construção.
Isso porque os equipamentos para a construção podem ser diversos e vão depender do tipo de obra a ser realizada.
Grandes equipamentos e máquinas podem ser locadas, como é o caso do caminhão munck e guindastes. Além disso, outros equipamentos intermediários, porém necessários, como as betoneiras e andaimes também podem ser locados em modelos variados.
O mesmo ocorre até equipamentos menores, como é o caso das furadeiras que também podem passar por locação.
Outra peça que pode ser locada é a lixa diamantada a seco, que contribui para que as peças sejam lixadas e apresentem um bom acabamento.
As vantagens de locar equipamentos são diversas, como não ter de se preocupar com o deslocamento e manutenção dessas peças, assim como o custo-benefício que acaba sendo muito mais vantajoso para o cliente ou construtora.
Além da importância de realizar a locação de equipamentos, é fundamental utilizar elementos metálicos para a estruturação da obra, de modo a conferir mais resistência para o local.
Uma recomendação nesse caso é o uso do perfil u dobrado, que é um elemento metálico à base de ferro, um dos principais componentes da estrutura das residências.
Além dessas recomendações, o ideal é buscar orientação com os profissionais da construção para que todo o desempenho da obra aconteça de forma correta.