manutenção

Assim como o ser humano vai ao médico em busca de fazer um check up para verificar como está sua saúde e se existe algo a ser melhorado, a nossa residência (em especial os prédios), também precisa de manutenção.

O seu exame médico pode estar perfeito, mostrando uma saúde impecável, mas muitas pessoas descobrem doenças e irregularidades assintomáticas nesses exames de rotina. A breve detecção contribui para uma ação e cura rápida.

O mesmo acontece nos procedimentos de manutenção predial. Esse cuidado é importante para evitar acidentes nos prédios, garantindo a segurança de todos.

Por isso, esse artigo vai tratar sobre elementos importantes em relação à manutenção predial. Não deixe de conferir!

Manutenção predial: por que deve ser feita?

Quando o assunto é manutenção isso deve ser levado de forma séria e responsável, principalmente, quando se trata da manutenção da sua residência, prédio, loja ou empreendimento.

Isso porque, a manutenção, em especial, a preventiva, vai fazer uma análise dos principais pontos da sua residência ou condomínio com o objetivo de reparar irregularidades, verificar o cabeamento, fazer a troca de peças simples, visando evitar maiores problemas.

Para isso, é importante que o condomínio busque por uma empresa de manutenção predial SP, já decidida por meio de assembleia com os moradores do condomínio.

É importante que essa empresa seja especializada nesse tipo de serviço e conte com técnicos especializados para a realização das atividades.

Quando a manutenção corretiva precisa ocorrer é porque já existe um grande problema instaurado. Por exemplo, nos prédios que possuem elevador.

O responsável pode somente instalar um elevador e não fazer sua manutenção elétrica, hidráulica, de cabine ou botões. O que isso pode resultar? No travamento do elevador e sua posterior queda, causando um acidente incalculável, que pode vitimar pessoas.

Por isso, ter esse cuidado de fazer a manutenção é fundamental.

Dentre os locais e segmentos observados, podemos destacar que a manutenção verificar:

  • Instalação de gás;
  • A alvenaria e telhado;
  • Instalações tanto elétricas como hidráulicas;
  • Elementos de segurança como cerca elétrica;
  • Portões.

Com esse procedimento, o morador tem não somente mais segurança em seu cotidiano, mas também um aumento da vida útil das peças do seu condomínio.

Pintura: qual tipo de tinta escolher?

Já que nossa temática é sobre a importância da manutenção, vale a pena destacar que uma reforma também pode se enquadrar nesse quesito.

A pintura predial em SP é importante tanto por renovar o aspecto estético do prédio, agregar valor ao imóvel, mas também para verificar se existem falhas na parte estrutural ou rachaduras.

Com o passar dos anos, a pintura vai envelhecendo, tornando o local mais vulnerável. Por isso, é importante contar com esse serviço.

A pintura pode ser realizada não somente na fachada do prédio mas também é possível realizar a pintura de faixas de estacionamento para sinalizar mais facilmente ao morador como ele deve estacionar.

A pintura de certa forma serve como um elemento de organização, indo além da decoração. A garagem e áreas externas também precisam de pintura e por isso vale a pena apostar no uso da tinta epoxi para garagem.

Esse tipo de tinta é importante porque além de ser muito simples de colocar e secar, ela também apresenta características interessantes para áreas externas como ser resistente a elevadas temperaturas além de não ser considerada inflamável.

Além disso, ela consegue atender com durabilidade e resistência, ações de tráfego intensos, como ocorre nos condomínios.

Outros elementos importantes para segurança da sua residência

Já que estamos falando sobre procedimentos de manutenção e segurança, vale a pena destacar de algumas instalações que podem ser realizadas para garantir maior segurança aos moradores. Essas instalações são simples e devem ser feitas pelo próprio morador.

Uma delas é a tela para janela contra insetos. Essa tela serve para impedir a entrada de insetos ou mosquitos (como o da dengue) em sua residência.

Além disso, serve também como um elemento de proteção contra quedas para crianças e idosos. Para quem mora em prédios, principalmente, de andar, precisa fazer essa instalação.

Outra instalação interessante mas que é responsabilidade do síndico é o alambrado de quadra. Esse material metálico é instalado com o objetivo de proteger a quadra e os outros espaços, garantindo a diversão para crianças e jovens nesse espaço.

É importante que esse material seja instalado para delimitar o espaço.