Veja como fazer a instalação e manutenção das calhas
As calhas de chuva, de forma geral, visa garantir um destino correto para o fluxo da água da chuva.
Com o passar do tempo, é comum que elas sejam obstruídas por folhas, sujeira, e detritos, principalmente nas grandes cidades ou espaços arborizados.
O bom funcionamento da calha, garante o destino correto da água da chuva, evitando problemas maiores como infiltração, água parada e alagamento do local – que pode correr devido ao difícil escoamento da água.
O tipo mais comum de calha é a calha de pvc e seu bom funcionamento garante:
- Proteção do reboco externo;
- Proteção às áreas externas cobertas de respingos;
- Proteção do terreno de infiltrações, em casos de alagamento;
- Evita rachaduras e corrosões nas estruturas;
- Evita umidade nas paredes;
- Evita danificações na pintura.
Além das tradicionais calhas de pvc, você pode optar também por outros materiais, como, por exemplo, o alumínio. Essas calhas além de uma aparência diferenciada e arrojada, traz sofisticação ao acabamento do seu telhado.
São materiais mais resistentes do que o PVC, o que garante maior durabilidade, além de ser antioxidante evitando ferrugens.
Existem calhas disponíveis em diversas cores, mais um diferencial desse material, pois o cliente pode escolher modelos personalizados que combinam mais com sua fachada ou paredes.
Por que realizar os reparos das calhas?
Para manter a vida-útil e funcionalidade de suas calhas e rufos, é necessário fazer regularmente a manutenção dos mesmos.
A dica principal é a frequência da limpeza – retirando galhos, detritos, pedras e quaisquer outros materiais que obstruem ou impeçam o fluxo correto da água.
Dependendo do estado de conservação, esse trabalho pode ser realizado por funcionários comuns de limpeza, em casos mais específicos, existem empresas especializadas nesse tipo de serviço.
A segunda dica, é a impermeabilização. Principalmente para as calhas de alvenaria, esse processo garante maior durabilidade na construção e requer menos manutenção posterior.
A umidade e a água mal canalizada, podem originar infiltrações na calha de alvenaria, implicando na proliferação de bactérias e outros diversos problemas.
A aplicação desse item da construção civil, é necessária em diversos ambientes, garantindo a segurança e durabilidade da estrutura ou fundação onde será aplicado.
A calha de chuva residencial provavelmente é a utilização mais conhecida pela população de forma geral, porém também é aplicada em escalas industriais com funcionalidades semelhantes.
A aplicação das calhas na indústria
A variedade de calhas aplicadas nas indústrias, é bem maior do que nas residenciais. Por conta de sua complexidade e utilização, encontramos tamanhos e modelos indicados para cada situação.
Como por exemplo, calhas reforçadas com fibra de vidro, de diâmetros e formatos diferentes. Nas indústrias, de forma geral, uma grande preocupação são as telhas e seus estados de conservação no período de chuvas.
Pois, qualquer dano nas calhas, rufos ou telhas, pode culminar em infiltrações irreversíveis e danos incalculáveis para a estrutura das empresas.
Por isso, é tão importante fazer os reparos em telhados industriais e sua constante verificação e manutenção. Os telhados são os que mais sofrem com as variações climáticas.
Além dos efeitos das chuvas ácidas nas grandes cidades, a falta de limpeza e manutenção também culmina na menor vida-útil das coberturas, sejam telhas, calhas ou rufos.
A importância de contar com especialistas
Existem diversas empresas com serviços especializados no reparo de coberturas de forma geral, com uma boa pesquisa e orçamentos variados, é possível encontrar serviços que se adequem ao seu bolso e necessidade.
É sempre indicado procurar profissionais para esse tipo de serviço, além do risco físico envolvido em limpar coberturas por conta própria.
Essas empresas possuem produtos e materiais, que facilitam muito o processo de revitalização e garantem o bom funcionamento da cobertura, evitando maiores danos.
As telhas mais utilizadas são as esmaltadas, que podem ser encontradas em diversas cores e, normalmente, possuem ótimo custo-beneficio e durabilidade.
Por se tratar de um produto simples, é facilmente substituível e isso garante um custo menor na hora do reparo, as empresas grandes, de forma geral, já possuem essas peças em estoques.
Em relação às cores das telhas, a grande vantagem é a adequação ao projeto arquitetônico, através dessas telhas, é possível formar projetos exclusivos com cores únicas.
Entre as cores mais procuradas estão as telhas brancas, que conferem um aspecto clean e moderno para as residências, mas em contrapartida, também exigem bastante manutenção e limpeza, caso contrário sua aparência fica bastante comprometida.
A telha branca esmaltada preço, pode ser encontrada a partir de R$1,50 a unidade, preço semelhante a outros modelos no mercado.