Construção

O processo de construção ou reforma de ambientes comerciais e residenciais pode ser bastante complexo, porém, é um processo necessário.

Isso porque, as construções são importantes para criar novos espaços e imóveis que serão utilizados como residências ou locais de trabalho, assim como a reforma é importante para revitalizar esses locais.

Em ambos os casos (construção ou reforma) é importante estar atento aos detalhes técnicos que são necessários.

Os 10 pontos principais são:

  • O contato com uma boa construtora;
  • A elaboração de um projeto confiável;
  • A verificação da arquitetura da obra;
  • As liberações municipais e estaduais;
  • A definição do orçamento;
  • A verificação dos materiais que serão utilizados;
  • A locação de equipamentos;
  • A segurança da equipe de funcionários;
  • O tempo para a realização da obra;
  • A segurança de todo o empreendimento.

Esses são alguns dos vários detalhes técnicos que são necessários em um processo de construção e reforma.

A utilização do concreto nesses processos de construção

É impossível falar sobre construção e não citar a importância do concreto nesse obra. Esse material é feito a partir de misturas entre o cimento, areia e água e sua utilização é necessária em processos de sustentação, fundação e até mesmo para o revestimento.

Nesse último caso, podemos citar o uso do cimento para piso estacionamento shopping e até mesmo para instalação do asfalto.

Esse material apresenta alta resistência, durabilidade, capacidade de estar em elevadas temperaturas e pressões físicas (no caso do concreto utilizado como piso).

No caso de sua utilização em um imóvel, seu uso é importante porque auxilia no processo de fundação, podendo ser instalado dando firmeza ao aço e materiais metálicos.

Sendo assim, o uso desse material é altamente versátil, podendo ser utilizado com gradil de ferro durante a fundação residencial, até em pisos.

Além disso, existem outros modelos de utilização de cimento, que podemos destacar:

  • Blocos de concreto;
  • Revestimentos diversos;
  • Aplicações em pisos;
  • Utilização em fundações.

No caso dos pisos de estacionamento, assim como no asfalto, em especial, é importante estar atento aos processo de dilatação que esse material sofre (por isso, o uso de um selante para juntas de dilatação é fundamental).

Acontece que, diante da exposição ao sol e elevadas temperaturas, o asfalto acaba se dilatando e por isso, a aplicação dessas juntas é importante para evitar rachaduras no piso.

Além disso, no caso do piso para estacionamento de shopping, é importante também estar atento à sinalização do local, por meio da pintura de faixas para estacionamento, para indicar os locais de estacionar, assim como guiar os motoristas.

A importância de garantir a impermeabilização do imóvel

Para que uma obra tenha qualidade é fundamental estar atento ao processo de impermeabilização, que pode ocorrer tanto em um processo de impermeabilização de laje antiga (durante uma reforma), assim como a impermeabilização durante a construção de um imóvel.

As lajes ficam expostas a fatores externos, como sol e chuva, podendo servir como um amparo para o telhado, ou como suporte para a construção de andares posteriores (no caso de casa com dois andares ou prédios).

Como esse local pode ter contato com fatores externos, sua umidade é ainda maior. Por isso, o uso do impermeabilizante é fundamental para garantir a proteção e revestimento desse local.

O impermeabilizante atua evitando infiltrações, mofos, bactérias e entrada de água nas paredes e tetos. A aplicação de material impermeabilizante é fundamental para evitar que as infiltrações danificam à pintura, parede, instalação elétrica, e assim danifique o imóvel, podendo até comprometer sua segurança.

Um dos elementos mais comuns nesse processo, consiste na aplicação da argamassa, um material versátil e altamente resistente e durável.

Sendo assim, de modo geral, os processos de impermeabilização são importantes:

  • Para aumentar a vida útil do imóvel;
  • Evitar infiltrações;
  • Garantir a segurança das instalações internas do imóvel;
  • Garantir uma boa pintura.

E não é somente as lajes que precisam de material impermeabilizante. O uso de impermeabilizante para piscina é fundamental para pessoas que estão construindo uma piscina, principalmente, se ela for de alvenaria, vinil ou fibra.

No local onde a piscina será instalada é fundamental aplicar um impermeabilizante para evitar que a piscina rache ou quebre em contato direito com o solo.

Além disso, vale a pena ressaltar que existem alguns tipos de impermeabilizantes, a depender do seu local de aplicação. Por isso, é fundamental consultar o engenheiro civil responsável pelo imóvel sobre os melhores modelos.