Principais aspectos de morar em condomínios
Os condomínios atraem muitas pessoas e não é por menos, as cidades hoje em dia estão em expansão e variados desafios aparecem, principalmente, quanto ao controle da criminalidade.
Assim, deste modo, os empreendimentos condominiais surgem como uma forma de garantir a qualidade de moradia, segurança e conforto.
Esses espaços são altamente importantes para as pessoas que queiram morar com qualidade, isto porque contam com uma série de componentes como boa infraestrutura, áreas de lazer com paisagismo residencial, e outras como:
- Piscinas;
- Áreas verdes;
- Churrasqueiras;
- Salão de festas.
Assim como, é muito importante a questão da segurança e da manutenção dos ambientes, que em acordo com os moradores constroem uma forma de cuidar de todos os ambientes de maneira adequada e bastante segura.
No presente artigo falaremos sobre as áreas de lazer, cuidados com a segurança como contratação de profissionais de empresa de segurança eletrônica e manutenções diversas.
A segurança nos condomínios
Um dos trunfos dos condomínios é o seu cuidado com a segurança e não é por menos, por terem variados procedimentos e equipamentos que fazem a guarnição de suas entradas e saídas, os condomínios são muito mais seguros que as casas convencionais.
Quando falamos de segurança não nos referimos apenas aos fatores externos, mas também, em fatores internos como o cuidado de cada canto possuir um extintor preço e sensores de fumaça.
Por isso, para manter a segurança nos condomínios há três elementos básicos: profissionais qualificados, equipamentos eletrônicos de segurança e controle da entrada de pessoas.
O primeiro ponto dos profissionais qualificados são aqueles que lidam diretamente com os prédios e suas estruturas como os porteiros, os zeladores e os vigilantes. Estes precisam ser qualificados e bem treinados para garantir e evitar ações suspeitas.
O segundo é o investimento em equipamentos de segurança que ajudam os profissionais a atuarem de forma mais eficiente e de forma mais orgânica como câmeras, sensores, alarmes, entre muitos outros.
Por fim, o controle de pessoas por meio de procedimentos de verificação de visitantes e prestadores de serviços, evitando que ocorra problemas e suspeitas de furtos.
Também é feito o uso de equipamentos de controle de acesso como o uso da biometria, entre outros aspectos. Assim, tanto a segurança externa como a segurança interna (como a compra extintor) são altamente importantes dentro de um condomínio.
As manutenções em um condomínio
Para que a segurança seja eficiente e que as áreas de lazer sejam bem aproveitadas é preciso que estas sejam bem cuidadas, tanto pelos moradores, como pelos síndicos e pela administradora, sendo atuante tanto em pequenos reparos como na limpeza periódica dos espaços.
Esse tipo de manutenção permite que o edifício mantenha suas qualidades e suas operacionalidades. Para os serviços de limpeza é comum que se contrate uma empresa de limpeza terceirizada, pois esta fornece uma equipe capacitada e ainda por um custo mais reduzido para os condomínios.
Para os pequenos reparos podem ter várias maneiras, tanto recorrer a uma empresa especializada, como ser realizada pelos moradores que possuem conhecimento em determinadas áreas.
No entanto, é aconselhado que seja contratada uma equipe para fazer uma manutenção preventiva.
A manutenção preventiva é feita de forma planejada e organizada, programada para que todos os setores do edifício sejam organizados, dos sistemas de ventilação e elétrico até mesmo a manutenção de extintores.
Esse tipo de manutenção evita o aparecimento de falhas e detecta possíveis problemas e já intervém para o seu conserto.
Há também as manutenções corretivas, mas esse modelo só é chamado quando algo sai do controle e precisa urgente de conserto para que o prédio possa ser usufruído de forma completa, um exemplo é a quebra do motor do portão automático da garagem durante o dia.
Devido ao fluxo intenso de carros precisa urgentemente consertar o motor para que tudo volte ao normal novamente. Deste modo, entendemos que as manutenções contribuem para o bom funcionamento do prédio.
A consciência de cuidado com os ambientes comuns do prédio pelos moradores também é fundamental, pois quanto mais cuidado no uso, menos a necessidade de intervenção, sendo deixado apenas para as revisões periódicas.
Compreendemos portanto que um condomínio bom para se viver e morar é aquele que possui um bom sistema de segurança e um plano de manutenção das áreas e dos sistemas, assegurando conforto e qualidade de vida.