revestimentos

Pequenas modificações, e intervenções que podem ser tidas como reformas nas residências é bastante necessário para manter a casa bonita, saudável e com uma estrutura correta. E são várias as formas de fazer com que essas mudanças aconteçam, por exemplo, com os revestimentos.

Uma delas é a pintura da casa e seus cômodos, inclusive as áreas úmidas como os lavabos, sendo usado a tinta epoxi para banheiro por possuírem alto nível de impermeabilização, resistência e durabilidade.

Além da pintura, que pode ser aplicado tanto nas áreas úmidas, como nas áreas internas como salas e quartos, com a tinta látex e suas mais variadas cores, é possível também fazer o investimento no uso dos revestimentos de chão, conhecidos como pisos.

Os pisos em conjunto com a pintura (seja com tinta epóxi ou tinta para sala látex) permite a reconfiguração do ambiente da casa dando uma nova sensação e até mesmo uma nova função.

No presente artigo falaremos sobre componentes que podem ser usados em uma residência contribuindo para a composição de uma novo visual e uma reconfiguração dos espaços.

Pisos e seus modelos para revestimentos

Os pisos são um dos revestimentos mais importantes para a composição de decoração em uma casa, principalmente, porque o modelo do revestimento conversa diretamente com as cores das paredes e do teto, criando um ambiente com sensação de abertura, de fechamento, e muitas outras.

Os revestimentos para o chão são muitos que vão do piso tátil PVC que torna o espaço mais acessível, até pisos de PVC que são chamados de pisos vinílicos e que são aplicados com cola, trazendo um belo acabamento.

Para escolher o piso ideal para o seu projeto é necessário considerar alguns pontos como:

  • Qualidade;
  • Instalação;
  • Orçamento;
  • Projeto arquitetônico.

Abaixo falaremos sobre três tipos de pisos que são altamente procurados nos projetos de arquitetura e que são aplicados em variados estilos de decoração, combinando tanto as cores das paredes como objetos decorativos, por exemplo, a persiana blecaute.

1. Pisos de cerâmica

São pisos fortes, duráveis, e que possuem variadas cores e texturas, sendo uma alternativa mais econômica que os pisos porcelanatos.

Apesar disso, esses pisos, por possuírem alta qualidade e serem mais econômicos são empregados tanto em cômodos internos como em áreas externas.

Para complementar os pisos é possível fazer o uso adequado e planejado de um elemento conhecido como rodapé.

Os rodapés brancos, por exemplo, são muito elegantes e podem ser encontrados tanto em gesso como em PVC, sendo fácil de aplicar e trazendo beleza para o revestimento.

2. Pisos porcelanatos

Os pisos porcelanatos são feitos com um material mais forte que a cerâmica e entrega mais variedades de cores, texturas e acabamentos, podendo ser encontrados polidos, acetinados, esmaltados e natural.

Esse modelo de piso é muito famoso por possuir várias texturas que imitam outros materiais como a madeira, mármores e outras. São muito resistentes, podendo usar tanto de forma interna como externa.

3. Pisos laminados

Esses são pisos são indicados para quem quer ter um piso de madeira, porém, possui um orçamento menor, vide que os pisos de madeira maciça costumam ser mais caros.

Os laminados são feitos com um material conhecido como madeira aglomerada, sendo, portanto, mais econômico e ainda dando o acabamento de madeira esperado.

Esses são três pisos que vem sendo utilizados por projetos de arquitetura e design de interiores ao redor do mundo, com ou sem rodapé de madeira branco.

Abaixo falaremos sobre os rodapés que são um detalhe essencial para tornar os revestimentos de piso bem colocados e bonitos.

Os rodapés nos pisos e revestimentos

O rodapé muitas vezes nem é percebido pelas pessoas, porém, quando colocados causam grande diferença nos ambientes, principalmente embelezando e dando destaque para o piso.

Para que esse objetivo, de embelezar, seja alcançado é necessário que a escolha tenha critérios, para que então possam ser adequados ao ambiente.

Os rodapés possuem três funções principais que é de proteger as paredes contra a umidade, protege contra impactos de objetos, dão um acabamento no encontro entre parede e piso e por fim, função estética funcionando omo uma moldura.

Possuem vários tipos de rodapé que podem ser encontrados de variados materiais, de gesso até PVC. Os mais comuns são: rodapé convencional, rodapé invertido, rodapé embutido. Com esses dois aspectos, é possível ter uma casa mais bonita e com um ambiente totalmente renovado.