casa

Tudo o que envolve gastos, precisa de um bom planejamento financeiro, e na hora da mudança de casa não seria diferente. Podemos dizer que o planejamento financeiro deverá ser o seu melhor amigo nesse momento.

Antes de efetivar a mudança, é necessário que você faça o levantamento de tudo o que precisará desembolsar dinheiro, desde a transportadora de mudanças residenciais até quais itens para decoração deseja comprar para a casa nova.

Então, se você está de mudança e não sabe por onde começar o seu planejamento financeiro para essa fase, esse artigo pode te ajudar a dar os primeiros passos rumo ao sonho da casa nova, sem surpresas financeiras desagradáveis.

Primeiros passos para o planejamento ideal

Muitos itens em uma mudança exigem investimentos, logo, será necessário que você conheça muito bem o espaço da casa nova para se planejar quanto aos gastos.

Por exemplo, é preciso saber se você manterá o piso que já está na casa, ou se deseja fazer a instalação de um novo piso laminado quarto.

Ao adquirir uma casa, deve-se estar ciente de que em certos ambientes da casa nova, muitas vezes, será necessário fazer algumas reformas, como:

  • Revestimento da cozinha e banheiros;
  • Pintura das paredes;
  • Janelas e portas;
  • Remanejamento de espaços;
  • Entre outros.

Para se planejar financeiramente, primeiro você precisa ter conhecimento de qual a quantia possui disponível para investimento nessas reformas, bem como quanto conseguirá deixar como reserva, para caso possua algum imprevisto no meio do caminho.

Gastos extras e imprevistos na casa

Como mencionado acima, é sempre bom ter um valor reservado apenas para situações fora do planejado, pois é impossível prever tudo o que pode acontecer nesses processos de mudança.

No processo de transporte, por exemplo, pode ser que haja algum dano a algum móvel, e isso exige que você precise desembolsar uma quantia para visitar lojas de móveis e escolher um móvel para substituir o que foi danificado.

Ou ainda, pode acontecer que o móvel que você levou na mudança não caiba ou não se encaixe no ambiente, e com isso você precise adquirir móveis novos.

Enfim, como observamos, é crucial que você se planeje bem, financeiramente falando, para que todo o processo de mudança seja o mais tranquilo possível.