Acessibilidade: 5 dicas para seu apartamento
Promover a acessibilidade em um ambiente doméstico proporciona mais conforto e segurança em um apartamento. Portanto, é uma das primeiras preocupações que você deve ter ao mobiliar uma casa adequada.
É muito comum os condomínios investirem na reforma de seus imóveis, adotando diversos elementos-chave desenvolvidos para facilitar a mobilidade de pessoas com deficiência.
A questão não é apenas fornecer rampas de acesso ao local, mas todo um conjunto de fatores que podem melhorar o acesso à maioria dos locais públicos e privados.
Mas essas adaptações também podem fazer parte do ambiente doméstico e por isso é importante que você conheça essas 5 dicas de acessibilidade que podem ser fundamentais para o seu apartamento.
1 – Acessibilidade no Edifício
A acessibilidade começa na entrada do apartamento/edifício. Por isso, antes de comprar um apartamento, verifique se ele oferece facilidade de mobilidade para pessoas com deficiência.
Além da rampa de acesso, é importante que o condomínio invista na adoção de piso tátil em todo o perímetro do imóvel, possibilitando que deficientes visuais se desloquem para os elevadores e demais áreas de acesso comuns.
2 – Deslocamento entre andares
Para que pessoas com deficiência possam circular tranquilamente dentro do prédio, outro fator que facilita o deslocamento entre os andares é a disponibilidade de um elevador residencial para cadeira de rodas.
Pode ser facilmente instalado em áreas com escadas ou em espaços com mais de um piso. Assim, os cadeirantes são acomodados em pedestais e podem ser transportados para outros andares com mais conforto.
Por exemplo, para apartamentos de 2 andares, esse ajuste pode ser feito para facilitar a circulação dentro do prédio, de modo que você possa chegar à parte superior ou inferior da acomodação por elevador residencial.
3 – Estrutura interna e movimentação
Dentro do apartamento, você precisa de melhorias estruturais, que podem fazer uma diferença muito significativa no dia a dia. Algumas delas são:
- Eliminar folga entre as peças;
- Considere o espaço amplo e minimalista;
- Fixe adesivo antiderrapante no piso;
- Ajuste das portas de acesso para cadeiras de rodas;
- Instalação de corrimãos em banheiros;
- Entre outros.
Além disso, um dos maiores cuidados para facilitar a movimentação é a facilidade de deslocamento, ou seja, deixar espaço suficiente para circular pelos cômodos, sem dificuldade.
Neste caso, a melhor opção é sem dúvida procurar uma fabricante de móveis de madeira onde poderá encontrar soluções personalizadas, escolhendo o tamanho dos móveis a utilizar no seu apartamento para otimizar o espaço.
Com uma casa grande, os movimentos necessários para se locomover podem ser feitos com facilidade, tornando a vida dentro do apartamento mais confortável.
4 – Facilitar o reconhecimento
Para os deficientes visuais, uma das maiores dificuldades é determinar a localização de alguns objetos dentro da residência.
Portanto, uma boa alternativa para facilitar o dia a dia pode ser a montagem de placas em braille próximas a móveis diferentes, o que pode ajudar a identificar os elementos daquele local.
Os condomínios investem nesta sinalização para facilitar a circulação nas áreas comuns, identificando as entradas para determinados espaços, como salões de festas e outros ambientes.
Há também etiquetas no painel de controle do elevador, que ajudam a identificar os diferentes botões.
5 – Decoração e outros elementos
A decoração do seu apartamento pode ser feita normalmente, mas alguns cuidados precisam ser priorizados para otimizar a movimentação pelos diferentes cômodos, em alguns casos contratar até mesmo uma empresa de gestão de obras pode ser uma boa saída.
Para áreas com tapetes, uma boa alternativa pode ser prendê-los com tiras de velcro, que ajudam o item a aderir à superfície e evitar acidentes.
Além disso, é importante retirar alguns móveis como mesas de centro e outros objetos que possam interferir no movimento. Como complemento e decoração, você pode distribuir espelhos nos cômodos da casa.
Eles podem dar uma sensação de mais espaço, tornar o visual de um cômodo interessante e também permitir uma visão mais ampla do interior do local.
Outro tipo de instalação envolve a fixação de prateleiras e a disposição de determinados itens em uma altura mais baixa e de fácil acesso, essa reforma pode ser feita por meio de uma empresa de reforma de apartamento.
Com essas dicas, você pode melhorar os hábitos internos do seu apartamento, facilitar a maioria das tarefas diárias e também criar conforto e espaço interno no seu local.