Entenda as principais diferenças do arame de aço inox e recozido
Não é novidade que o aço está muito presente no dia a dia das pessoas, especialmente na construção civil, onde é um dos principais insumos utilizados.
O aço está em todas as estruturas de concreto armado, desde o pilar, viga, até a laje. Nas fundações, ele apresenta-se nos blocos, sapatas e estacas.
Nas pontes e viadutos, não é diferente, assim, o aço constitui um material imprescindível. Veja onde ele pode ser empregado:
- Na construção civil;
- Na confecção de gaiolas;
- Na confecção de alicate de cutícula;
- Em produtos de pescaria.
Toda essa utilização, se deve a elevada resistência que o produto apresenta, com ótima tração. Mas, você saberia diferenciar o arame de aço inox do arame recozido? Então leia este artigo e entenda melhor.
Arame de aço inox
Como o próprio nome sugere, o arame de aço inox, é produzido com aço inoxidável, assim, em sua composição há no mínimo, 10,5% de cromo.
Além do mais, o aço inoxidável passa por um processo de recapagem na fabricação, retirando todas as impurezas e melhorando a qualidade do produto.
Esse processo faz com que ele seja mais resistente à corrosão do que os aços comuns. O aço inoxidável é frequentemente utilizado em peças automotivas, construção de grandes edifícios e até em alicate de cutícula.
Como o arame inox é mais durável, sua relação custo-benefício é muito maior. O aço inox vem sendo utilizado cada vez mais, pois pode ser trabalhado conforme sua necessidade.
Sem qualquer risco ou dano estrutural ou superficial. Além disso, para fazer a higiene do produto é muito fácil, bastando utilizar um pano úmido.
O mais interessante deste material é que ele é 100% reciclável, ou seja, quando não for mais útil para você, poderá passar por processo de reciclagem e assim, não prejudicar a natureza.
Dependendo do formato, o aço pode ser utilizado para diversos materiais, no caso do arame de aço inox duro, por exemplo, que serve para artesanatos, além de molas e iscas artificiais.
Outra utilização muito comum, é para a confecção de gaiolas, uma vez que estas necessitam de material de alta qualidade, como é o caso do aço inox.
O material é muito utilizado em criadouros, que estão em regiões úmidas, devido sua resistência. Assim, se uma gaiola é colocada em local que possui muita mata, dependendo do material, não resiste e acaba comprometendo a gaiola.
No entanto, o arame de aço inox para gaiolas é produzido de forma a impedir que fatores naturais prejudiquem o produto, tornando-se ideal para o local onde convivem os pássaros.
Além de enferrujar, materiais com qualidade inferior, podem ferir os animais, uma vez que estes têm por costume bicar o material. Quando feito isso em aço inoxidável, não há qualquer dano.
Arame recozido
Utilizado para fixar as armaduras das ferragens do concreto armado, o arame recozido possui baixo teor de carbono, assim, são maleáveis e flexíveis, garantindo utilização em operações que exigem torções e dobras.
Já na indústria, esse material é muito utilizado para amarração de peças, quando é frequentemente torcido e dobrado. Por isso, é tão importante sua resistência e maleabilidade.
Para conseguir essas qualidades, o aço passa por um longo processo. Primeiramente, o aço utilizado, deve constituir baixo teor de carbono.
Assim, a matéria-prima será o fio-máquina, que é obtido por meio da laminação a quente de um vergalhão ou tarugo.
Então, o fio-máquina passa por decapagem, quando são eliminadas todas as impurezas. Feito isso, segue a trefilação, ou seja, a redução da largura e o aumento do comprimento.
Isso é feito por meio de um sistema, que puxa o metal em um equipamento chamado trefila, que formata o material.
Assim, o material segue para o recozimento, que é um tratamento térmico, realizado em forno, onde a dureza é eliminada, o que permite que o aço fique maleável e fácil de ser manuseado.
Ao final, o arame recozido preço é acondicionado em rolos e encaminhados para comercialização. Bem, o aço é um produto muito resistente, por isso, é utilizado para diversas finalidades.
Na construção civil, por exemplo, é praticamente impossível não utilizar esse material. Já em locais com forte maresia, como é o caso das regiões litorâneas, nem adianta gastar dinheiro com outros produtos.
Pois, estes não conseguiriam a resistência que o aço tem, assim, você acabaria perdendo dinheiro, ao investir em um produto menos resistente.
Seja utilizado em arame recozido bitolas, seja para gaiolas, o aço é sempre a melhor opção.