Motivos para a construção de estruturas metálicas
Basicamente, a opção por estruturas metálicas na construção civil tem a ver com rapidez na construção. Viabilizam-se:
- Viadutos e elevados;
- Supermercados e shopping-centers;
- Garagens e hangares;
- Estações rodoviárias e aeroportos;
- Escolas e creches;
- Armazéns e silos.
E, praticamente tudo o que a construção com tecnologia em princípio usada em calculo estrutura metalica telhado, proporcionando o projeto de componentes capazes de sustentar os esforços resultantes.
Uma vez definido o projeto, podem ser conhecidos os itens que compõem o conjunto, o que possibilita estabelecer um cronograma de execução e definir a sequência de montagem de cada componente.
Além disso, estudar a logística, considerando que boa parte do serviço será executada em uma fabrica de estruturas metálicas, e, uma vez definida a data para o início, dar andamento aos trabalhos.
Conhecendo-se os esforços a que cada trecho de estrutura for submetido, pode se optar por solda ou fixação parafusada, o que simplifica futuras manutenções.
Leveza para construção
Evidentemente, se praticamente nada em construção civil pode ser chamado de leve, pode-se ao menos afirmar que estruturas metálicas resultam em componentes bem mais leves, gerando menores esforços sobre as fundações, o que por si é um fator adicional de durabilidade.
Isto se torna evidente ao se observar uma estrutura de metal para telhado, por exemplo.
Diferentes das vigas construídas em concreto, as vigas de aço são mais leves, e não necessitam de reforço para sustentar o próprio peso.
Durabilidade
Igual a qualquer outro estilo de construção, uma edificação metálica depende de manutenção.
Esta, por sua vez, pode ser facilitada no momento da escolha dos materiais empregados na construção.
Assim, existem ligas menos propensas a ser corroídas, o que se reverte em menor custo operacional.
Além disso, tratamentos superficiais podem ser adotados para uso nos componentes, tais como a galvanização, que retarda a ação de intempéries, e que pode prolongar a durabilidade de uma estrutura metálica de telhado.
Finalmente, a estrutura deve ser pintada adequadamente, proporcionando a resistência a ataques de umidade, maresia, e outros fatores ambientais.
Novamente, a adequação do acabamento e da manutenção devem levar em conta o clima, ou mesmo a proximidade do litoral.
São sobejamente conhecidos os efeitos corrosivos da maresia e da salinidade, o que pode exigir estruturas especialmente tratadas, caso dos telhados estrutura metalica galvanizada. Definitivamente, o fator da localização geográfica prevalece.
Precisão
Uma das características das estruturas metálicas é a de se basear em componentes recortados e usinados com exatidão, resultando margem de erro na montagem muito inferior à observada em estruturas criadas exclusivamente em concreto.
Como resultado, futuras expansões ou modificações se tornam mais previsíveis, evitando surpresas desagradáveis na hora de juntar o projeto novo com o antigo.
Mesmo alterações em meio à execução resultam menos traumáticas do que as equivalentes em concreto.
Componentes pré-fabricados
Muitos dos itens usados em construção de estruturas de metal é possível adquirir prontos. É o caso de colunas e de vigas pré fabricadas, cujo uso reduz o investimento na aquisição de matérias primas, e reduz o tempo que seria gasto na fabricação das mesmas.
Não bastasse, é possível programar não apenas as datas de entrega, como sazonar os preços de quitação, facilitando o fluxo de caixa, seja para o construtor, seja para o cliente final. O resultado deste arranjo pode se reverter em competitividade.
Processo ambientalmente benigno
Do ponto de vista ambiental, a construção sobre estruturas metálicas demanda menos água, consome menos madeira e gera menos entulho. Os materiais recortados e retalhos são passíveis de reciclagem.
Um pouco de história para construção
A construção com estruturas metálicas se iniciou junto com o século XIX, embora o processo de produção de aço gusa somente tenha sido aperfeiçoado meio século depois, inventado por Henry Bessemer.
O aço assim resultante, além de ser mais resistente, resultou menos quebradiço, o que impulsionou de vez a tecnologia da construção com estruturas metálicas.
É dessa época a construção de uma ponte suspensa via cabos, originando um vão pioneiro medindo 300 metros.
Este recorde foi sendo sucessivamente superado, inicialmente em 1883, pela ponte do Brooklyn, em Nova Iorque, com 487 metros de vão, e pela ponte escocesa construída sobre o Firt of Fort (Fyrth of Forth), com um vão central que alcançou 521 metros.
Dono de uma das maiores reservas de minério de Ferro do planeta, o Brasil é o segundo maior produtor de minério de Ferro do mundo, atrás apenas da China, que produz, respectivamente, 19% e 21% da demanda mundial.
Não por acaso, a construção baseada em estruturas metálicas está se firmando como alternativa em construção civil.