Conheça os tipos de isopor utilizados em construções civis
Placas de eps ou poliestireno expandido, são placas feitas de isopor e muito utilizadas pelos profissionais do ramo de construção e engenharia civil, nas mais diversas aplicações, desde espaços profissionais, como para a construção de algumas partes de casas e apartamentos.
Por ser um material isolante térmico, estas placas tem grande aplicação, por exemplo, em câmaras frigoríficas, podendo ser utilizadas até mesmo em substituição aos materiais de alvenaria.
As placas de eps dispensam o uso de baldrames, assentamento, reboco, entre outros trabalhos, velhos conhecidos da construção civil em alvenaria. Basicamente, o profissional fixa a placa no local desejado e está pronto.
Consequentemente, é claro que isso também resulta em diminuição de mão de obra, o que também elimina riscos de segurança no trabalho com o uso de andaimes.
Além de tudo isso, uma das grandes vantagens destas placas é o peso do material, que é bastante leve e não oferece muitos riscos aos operários envolvidos na obra.
Mas, além do uso em câmaras frigoríficas, que é um ambiente bastante específico e distante das demais obras, quais são as outras aplicabilidades deste material?
Um outro uso para o poliestireno expandido é o eps para laje, sendo utilizado também para o isolamento térmico. A leveza deste material, garante o manuseio e aplicação com bastante rapidez, facilitando e muito a vida dos profissionais envolvidos.
Os painéis de eps podem possuir diversas espessuras, que irão influenciar no quanto de isolamento está sendo exercido. Desta forma, o isopor para laje medidas diversas, variando desde 30 mm até 200 mm, impactando diretamente no peso por metro quadrado de cada material.
As vantagens de utilizar o isopor na construção civil
Como já pudemos explorar um pouco, são diversas as aplicações para as placas de isopor, que vão desde eps para laje, até para câmaras frigoríficas. E não é à toa que este material é muito utilizado em diversas obras, pelos mais diferentes motivos, dentre eles:
- Material leve;
- Material 100% reciclável;
- Diminui o tempo de execução da obra;
- Diminui o custo de mão de obra;
- Eficiente no isolamento térmico e acústico;
- Resistência mecânica.
Em qual parte da construção civil o EPS é utilizado?
Os tipos de necessidade são diferentes, de acordo o perfil do proprietário da construção; seja esta para fins comerciais ou para residências, porém, as três partes da obra onde mais são utilizadas as placas de eps para construção civil são lajes, paredes e telhados.
Você sabia que cerca de 80% do calor e do frio entram através dos telhados? Sabendo disso, caso ele não tenha contado com um bom isolamento térmico, a temperatura raramente será agradável.
Pois num dia de extremo calor, o ambiente estará igualmente muito quente e, em dias de extremo frio, também estará extremamente frio mesmo dentro da edificação.
A utilização do poliestireno expandido para isolamento térmico em telhados, garantirá um ambiente muito mais agradável e com sensação térmica confortável, pois este material dificulta a interferência da temperatura do lado exterior para a parte de dentro da casa ou apartamento.
Para cada região, será interessante uma avaliação das espessuras das placas, pois como falado anteriormente, existem diversas medidas de EPS, sendo que o mais espesso isola o ambiente mais do que o menos.
O EPS também é bastante utilizado em paredes. As placas de eps para paredes atuam como barreira na transferência de calor entre os ambientes interno e externo, de forma semelhante ao que acontece no telhado.
Desta forma, combinando o isolamento na parede e no telhado, no inverno o ambiente interno fica com a temperatura maior que a externa e, no verão, a parte interior da edificação fica com a temperatura mais amena.
Somando às duas aplicações anteriores, o isopor para laje preço é o responsável por obter o isolamento térmico, geralmente, entre um andar e outro.
Entre vantagens e desvantagens para o uso deste tipo de material, o que se destaca é que o material é altamente sustentável, pois diminui muito o uso de água e energia quando se opta por ele.
Enquanto que para executar um metro quadrado de uma construção comum de alvenaria, onde se gasta muita água desde a fabricação até a instalação dos materiais.
Com uso também para preparação da argamassa e limpeza, na fabricação do painel não se é utilizado água e também não são necessários produtos auxiliares dependentes dela. Somando tudo isso, a economia é de até 75% no consumo de água em toda a a obra.