construção

Quando se planeja a construção de uma casa, o tipo de cobertura é uma das dúvidas mais comuns. Afinal, o que deve ser analisado nesse momento? Qual é o tipo mais eficiente?

A função fundamental de um telhado é a proteção da edificação contra as intempéries do dia a dia, como a chuva e a incidência do sol. Porém, o telhado também possui uma segunda função que diz respeito à estética.

 

Um telhado mal executado pode comprometer tanto a função primordial de proteção como a beleza do ambiente. Ou seja, cometer erros nesse ponto pode gerar dores de cabeça na utilização do imóvel e, até mesmo, reduzir o valor de mercado da casa. Por isso, é fundamental prestar atenção em alguns aspectos, como:

 

  • Tipo de cobertura;

  • Definição do tipo de telha;

  • Estrutura do telhado;

  • Elementos construtivos;

  • Projeto e construção;

  • Manutenção preventiva.

 

Para entender um pouco mais, é fundamental se aprofundar nesses aspectos e estudar qual o tipo e especificações que melhor se encaixam nas particularidades do imóvel.

 

Laje Alveolar em uma construção

A utilização de estruturas pré-fabricadas é uma solução que tem sido difundida cada vez mais intensamente no mercado brasileiro. Nesse contexto, a laje alveolar é um dos produtos que merecem destaque. Esse tipo de laje é utilizado amplamente em ambientes como shoppings, estacionamentos, universidades, hospitais e uma infinidade de outros tipos de construção.

 

Se tratando de um produto industrializado, quem opta por esse modelo leva consigo diversos benefícios para a construção. Dentre eles: rapidez na execução, rigoroso controle de qualidade desde a indústria, produção enxuta e eliminação de alguns serviços pontuais durante o processo de construção. A laje alveolar é composta por painéis pré-fabricados de concreto protendido e possuem resistência superior a 40 MPa. Sua constituição é feita com diversos alvéolos ao longo do seu comprimento, itens esses responsáveis por diminuir o peso próprio dos painéis. Para quem se questiona sobre laje alveolar espessura, o formato dos alvéolos varia de acordo com ela. Os painéis possuem altura constante, que pode variar de 9 a 30 cm, dependendo do fabricante. Alguns chegam a alcançar vãos de até 20 metros e possuem largura fixa de 124,5 cm. Por isso é uma ótima alternativa para ambientes com carga de utilização alta, como depósitos e estacionamentos.

 

Apresentando ainda mais benefícios em relação a essa escolha, os trabalhos de carpintaria, estrutura e revestimento, assim como os serviços de recebimento, estocagem, condução e manuseio de materiais são descartados. Esse cenário oferece diminuição de elementos e de mão de obra para a realização do trabalho, além, é claro, da redução significativa do tempo de execução. Essas questões a tornam a laje alveolar ideal para quem deseja aliar economia aos prazos curtos.

 

Telha de concreto

As telhas de concreto são consideradas as mais usadas nas construções, ideais para coberturas de projetos residenciais. Elas parecem com as telhas de cerâmica, mas o seu menor grau de absorção de água a torna uma opção mais leve, exigindo menos reforços no madeiramento. A telha de concreto inclinação precisa ser feita com no mínimo 30%, tornando-a uma solução específica para esse cenário. Além disso, tanto a altura do telhado como a localização da obra também influenciam na escolha, já que são responsáveis por alterar dados de intemperismo ao qual o material ficará exposto.

 

Dentre os seus estão a regulação da temperatura interna, resistência e durabilidade, além do encaixe perfeito. Porém, em contrapartida, essa opção também carrega algumas desvantagens importantes que precisam ser analisadas, como a Telha de concreto preço. Isso porque a quantidade de vantagens de sua utilização acaba por torná-la um item mais caro.

 

Escoamento para construção

Pensar o tipo de laje não é o único problema. Dentro dos inúmeros estilos disponíveis, uma coisa é certa: a cobertura precisa ser resistente também à ação de água. Afinal, em uma chuva intensa, o clima não pode ser um inimigo para o ambiente. Essa água será acumulada sobre a laje e drenada por tubos verticais. Ou seja, ralos conhecidos como tubos de queda. E é aí que mora a importância do escoramento de laje.

Para que esse sistema funcione de forma eficaz, é fundamental que haja uma preocupação na hora de construir: a laje precisa ter uma inclinação em direção aos tubos de coleta. Com isso, a água será encaminhada rapidamente para eles, evitando o acúmulo na cobertura. A inclinação mínima recomendada é de 0.5%. Caso o material e todo o projeto propicie que a inclinação seja um pouco melhor, isso garantirá ainda mais segurança para o ambiente, evitando dores de cabeça relacionadas ao escoramento de laje de ferro.

 

Optar o tipo de laje não é uma escolha simples. Por isso, é fundamental se voltar para certas questões e analisar mais do que a estética. Essa é a garantia de que o projeto não terá consequências ruins no futuro.