Dicas sobre isolamento térmico e acústico
Isolar é o ato de separar uma coisa do todo. Quando se fala em isolamento térmico ou acústico de uma casa, a ideia é fazer da casa um sistema isolado, ou seja, sem interferências do ambiente externo. Tanto para entrada quanto para a saída.
Para explicar melhor, vamos falar primeiro sobre isolamento acústico e depois sobre o isolamento térmico.
Isolar significa afastar ou cortar conexão com o ambiente ou grupo
Isolamento acústico
O isolamento acustico, serve para não deixar que o som de fora da casa entre e não deixar que o som de dentro da casa saia.
O som é uma onda mecânica, uma perturbação na atmosfera, que faz as moléculas vibrarem e essa vibração, chega aos nossos ouvidos.
Para entender melhor, é só imaginar um fio esticado. Se você bater na ponta do fio esticado, ainda que rapidamente, aquela parte irá se mover um pouco e voltará para o lugar logo em seguida.
Mas, você pode perceber que esse movimento que o fio fará, irá percorrer o comprimento dele todo e chegando à outra ponta, irá voltar. Assim por diante, até perder a força de movimento.
Isso acontece porque, o pedaço que você moveu, está preso ao resto do fio, e moverá todas as partes.
A mesma coisa ocorre na atmosfera, quando algo gera uma oscilação nas moléculas presentes no ar, essa oscilação (ou perturbação), vai se espalhando até chegar aos nossos ouvidos, como quando se está dentro de uma piscina e se sente que outra pessoa pulou, pois a água formou ondas.
O isolamento acústico consiste, basicamente, em utilizar materiais que impeçam que essas ondas (vibrações e oscilações), se propaguem, ou seja, se espalhem, para dentro ou para fora da casa.
Alguns materiais, barram as ondas sonoras melhor do que outros, por exemplo, quando estamos mergulhados em uma piscina, ouvimos os sons de fora de uma maneira menos intensa e nítida pois, a água barra o som melhor do que o ar.
Você já deve ter percebido que paredes mais finas e ocas, deixam mais som passar, do que paredes grossas de alvenaria, porém, há outros métodos para fazer um isolamento acústico eficiente, tanto para não ser incomodado pelos barulhos externos, quanto para que não se ouça tanto os sons internos, do lado de fora.
Um exemplo disso, é o isopor para teto, o isopor tem a capacidade de barrar as ondas sonoras e seu uso, acompanhado da moldura de isopor para teto, já diminuirá muito o nível de ruídos entrando ou saindo. Fora isso, é possível usar forro para drywall e espumas antirruído para paredes.
O isolamento térmico pode ser dividido em duas categorias
Isolamento térmico
Quando o problema é um lugar frio demais, o objetivo do isolamento térmico é impedir que o calor perca para o ambiente externo.
Pode ser usado nesse caso, o isolamento térmico lã de rocha, que é um tipo de lã feita de fibras provenientes de rochas. Esse isolamento impedirá a perda de calor nas paredes.
O teto e molduras de isopor, também podem ser usados nesse caso, porque impedirão que o ar da casa entre em contato com o teto frio, possibilitando que ele permaneça quente.
Utilizar papéis ou tecidos de parede, pode ser uma boa solução também pois, da mesma forma, impedirá que o ar entre em contato com a alvenaria fria das paredes.
É importante que, o aquecedor seja usado em conjunto com essas medidas, para que se possa conservar o calor produzido e gastar menos energia.
As janelas de vidro duplo, também são ótimas pois, barram calor e som mas, permitem que a luz do Sol entre, esquentando a casa.
Para lugares frios, os aquecedores a gás, como o aquecedor de agua bosch, podem trazer conforto adicional.
Dicas de itens para lugares frios:
- Manta interna de paredes drywall;
- Vedação na casa;
- Janelas de vidro duplo;
- Aquecedores;
- Papel ou tecido de parede;
- Moldura e forro de isopor.
Agora, se tratando de manter a casa fresca, as medidas são outras, porque nesse caso, o desejável é manter o calor fora e perder o calor para a atmosfera.
Nesses casos, pode ser usada uma manta térmica no lado externo da casa. A manta impedirá que a casa aqueça com a radiação solar.
Pode se fazer uso também dos toldos, para impedir a luz do Sol de incidir diretamente sobre as paredes e janelas, ajudando a deixar a casa menos quente.