madeira

Sabemos muito pouco acerca de um material que foi e ainda é alvo de muitas disputas: a madeira. Desde o início da colonização, o Brasil exerceu um importante papel no fornecimento de madeira para o mercado europeu e ainda hoje ocupa lugar de destaque na produção deste tipo de material

Conheça as 10 curiosidades

Este tipo de material está presente em quase tudo do nosso cotidiano. Nos pisos, móveis, produtos artesanais, no ambiente, em algumas embalagens, por essa razão, elencamos 10 curiosidades sobre este material natural que você precisa conhecer. Confira:

1. Legislação acerca deste material no Brasil

Durante a época que os colonizadores portugueses aqui estavam, a metrópole portuguesa teve de criar uma legislação para controlar a exploração natural.

Isso se deve, pois havia uma preocupação em relação ao desaparecimento de algumas espécies, tamanha era exportação da mercadoria.

Além disso, essas leis definiam que somente aqueles autorizados pela Coroa portuguesa explorassem certas espécies de as árvores. Esse bem é considerado de qualidade pelo governo português era maciça, isto é, não continha fibras sintéticas, e ficou conhecida como madeira de lei.

2. Adversários deste tipo de material

A umidade é uma grande rival deste item. Isso se dá porque a água, quando em contato em excesso com a madeira, pode fazê-la se expandir ou contrair.

Essa movimentação pode fazer com a madeira rache ou fique empenada, portanto, ao utilizá-la, é importante considerar ambientes e estruturas que a exponham o mínimo possível à umidade.

Por incrível que possa parecer, embora a madeira também propague fogo, madeiras de maior espessura o propagam menos do que materiais metálicos. Como a superfície da madeira é torrada, cria-se uma camada de carvão que impede a propagação de oxigênio em sua estrutura interior, evitando o espalhamento do fogo.

3. Utilizada na construção

As construções em madeira podem ser aliadas a diversos outros tipos de materiais. Algumas ferramentas são utilizadas para conexão ou acoplagem de materiais.

Itens para manusear o material

O Grampeador de madeira, por exemplo, em formato de pistola, pode acoplar à madeira tecidos, plásticos, borrachas, entre outros. São oferecidos no mercado os modelos de grampeador para madeira manual, de preço mais acessível, mas cujo uso requer mais esforço, o elétrico e o pneumático (por compressão de ar).

Outras ferramentas básicas para se trabalhar a madeira são a serra, a furadeira, a plaina, os pregos e parafusos, o martelo e a raspadora de tacos.

4. Composição visual

Embora pensemos na questão decorativa quando pensamos em cores, elas também são uma expressão de algumas características da madeira, como a maleabilidade, a durabilidade e a susceptibilidade a investidas de fungos e insetos.

Quanto mais clara a madeira, menos durável, mais maleável e mais suscetível a investidas de fungos e de insetos será. Assim, a requisição de manutenção pode variar de acordo com a colocação do material.

Ainda quanto as cores, o compressor de pintura em madeira é uma excelente alternativa para se pintar superfícies, é de fácil manuseio e pode ser utilizado para outras funções que não a de pintura.

É um bom investimento para se ter em casa, mas caso você não possua, verá que para o aluguel de compressor preço não será inviável.

5. Conservação e manutenção

A exposição desta item natural à luz, ao vento, à chuva e à ação de organismos vivos alteram suas características, acelerando seu processo de deterioração. Há diversas formas de se realizar a manutenção do material com o uso de preservativos na superfície ou no interior do produto.

Outra forma de manutenção consiste na raspagem da madeira por meio da raspadora de tacos, que é capaz de devolver ao piso de madeira, por exemplo, aspecto jovial e brilho perdidos no processo de envelhecimento, eliminando também manchas e riscos.

6. A influência na temperatura

Este item se constitui em um bom material quando se busca um ambiente termicamente equilibrado, uma vez que não apresenta boa condutibilidade térmica.

7. Custo-benefício da madeira

Nas construções, o emprego de concretagem, ferro, alumínio, inox e vidro exigem maior gasto de energia do que a madeira, o que implica numa redução de custos.

8. Os principais tipos

Você sabe quais os cinco tipos de bens naturais das florestas brasileiras mais utilizados na construção civil, de mobiliário e de produtos artesanais? São elas:

  • Ipê;
  • Cerejeira;
  • Angelim Pedra;
  • Cedro Rosa;
  • Cedro.

9. Sorte e azar

No passado diversas pessoas acreditavam que a madeira das árvores evitava a aproximação de maus espíritos ou combatiam o azar. Até os dias atuais, muitas pessoas ainda batem três vezes na madeira com a intenção de impedir que uma previsão ou comentário negativos aconteça.

10. O uso da madeira pelo mundo

De acordo com a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura, os países que mais consomem madeira no mundo são China, Estados Unidos, Japão, Alemanha, Dinamarca, Itália e Reino Unido.