Itens que não podem faltar para alugar em uma construção
Planejamento é algo imprescindível para a minimização de custos de uma construção ou o aumento de lucros.
Então, investir o capital da empresa comprando diversos equipamentos possui um custo elevado e acaba não compensando, já que após o período de uso eles ficarão parados e pode significar perda de dinheiro.
Sendo assim, o aluguel de equipamentos para construção civil é um mercado que vem crescendo no Brasil ao longo dos anos, tornando-se uma boa prática para as grandes construtoras ou, até mesmo, para quem realiza pequenas obras e reformas e esteja afim de economizar.
Ao fazer o levantamento de gastos, materiais, tempo de execução e mão de obras indispensáveis para a realização de uma edificação, torna-se possível prever quais tipos de máquinas e quantidade de ferramentas serão necessárias durante cada etapa e o período de utilização de cada uma.
Atualmente, no mercado existe uma grande variedade de ferramentas e máquinas voltadas para a construção civil. Assim, torna-se mais fácil encontrar empresas especializadas no aluguel de equipamentos de qualidade e que tenham tecnologia que atenda à demanda e as necessidades desse setor, sendo esta uma das vantagens de uma empresa locadora de equipamentos para construção.
Dentre a vasta lista de itens disponíveis para locação encontra-se:
- Retroescavadeira;
- Ferramentas elétricas;
- Esmeriladeira;
- Serra mármore;
- Serra circular;
- Brocas;
- Discos de corte;
- Aluguel de andaimes;
- Alisadora de concreto;
- Marteletes para demolição;
- Máquina de solda e muitos outros.
Vantagens em alugar equipamentos e máquinas pesadas
O investimento em alugar equipamentos acaba sendo bastante inferior ao valor que se é exigido para a compra.
Ao alugar máquinas e equipamentos, o direcionamento do recurso é menor, deixando livre o capital da empresa para que possa ser aplicado em outros setores que acabam compensando muito mais, gerando economia e comprometendo menos o crédito.
Através da locação, o construtor consegue contabilizar também despesas de maneira individual para cada empreitada ou obra, sem que isso gere dívidas ou parcelas de financiamento que podem ser pagas posteriormente.
Assim, o aluguel entra no orçamento da obra e pode ser adaptado conforme as necessidades de cada projeto e cliente.
Ao decorrer do tempo, as máquinas e ferramentas tornam-se ultrapassadas e acabam perdendo valor, sendo outro inconveniente eliminado com este novo mercado, que é a necessidade de investimentos em máquinas mais modernas e depreciação do produto.
Por efetuarem serviços constantes e pesados, algumas máquinas e ferramentas acabam tendo um alto índice de desgaste e manutenção.
Algumas outras necessitam de uma utilização constante e contínua para que continuem funcionando de maneira adequada, já que se ficarem paradas durante muito tempo podem acabar apresentando irregularidades e defeitos.
Portanto, é necessário considerar os defeitos, gastos com manutenção e desgastes, bem como a utilidade destes equipamentos durante sua vida útil para calcular a viabilidade da compra ou locação.
Outra vantagem considerável ao local materiais é que a manutenção do aparelho fica por conta da empresa locatária, que arca com os custos de manutenção e é responsável pela contratação da equipe técnica especializada nessa função.
Caso ocorra alguma falha no equipamento, basta acioná-la para a troca. E, ao final da obra ou quando o item não for mais necessário, basta fazer a devolução.
Retroescavadeira em uma construção
Um item fundamental durante as atividades de construção civil é a retroescavadeira, que atua também na mineração e no setor industrial, tendo a função de realizar pequenos cortes, escavações de valetas e tem se tornado cada vez mais usada para o transporte interno de materiais em curtas distâncias, substituindo o lugar de caminhões.
Os clientes que necessitam dessa máquina para atividades pontuais em sua construção ou que acabam não tendo atividades que precisam do uso deste equipamento o aluguel de retroescavadeira acaba se tornando a melhor opção, gerando grande economia à quem a aluga, já que o custo é muito menor do que o valor de aquisição, além do cliente não precisar se preocupar com custos adicionais, como o de manutenção que pode ser necessária.
Por ser uma máquina versátil, a retroescavadeira possui aplicação bem flexível em seu perfil devido a pá carregadeira localizada na parte dianteira do veículo.
O equipamento é necessário em situações como recolocação e carregamento de terra, arraste ou remoção de entulhos ou resíduos da construção, terraplanagem ou nivelamento em terrenos, entre outras diversas situações.