A construção civil e a locação de máquinas
O ramo da construção civil é um dos principais responsáveis pela movimentação da economia, sendo responsável pela geração de 12 milhões de postos de trabalho diretos, indiretos e informais.
Além disso, o setor movimenta 6,2% do PIB do Brasil e em 2018 teve um faturamento aproximado de R$ 1,1 trilhão anual. Isso significa que a construção civil não só tem o poder de gerar empregos, mas também, é uma aliada importante no desenvolvimento da sociedade.
Uma das formas de movimentação econômica dentro da construção civil é pela contratação de empresas responsáveis pelo aluguel de maquinas e equipamentos.
Afinal, o setor trabalha com uma infinidade de ferramentas e maquinários, que são importantes para a realização de trabalhos pesados, em que a força humana não é capaz de agir sozinha.
As vantagens da locação de equipamentos e máquinas
Antes de alugar qualquer tipo de equipamento ou máquina, é necessário ter um bom planejamento das etapas da construção. Dessa forma, pode-se visualizar quais serão as ferramentas usadas na obra, bem como a quantidade de materiais, a mão de obra e, finalmente, as questões referentes aos custos e cronograma do trabalho.
Assim, caso a obra seja toda executada com bloco de concreto, é possível selecionar as máquinas adequadas para a realização de perfurações, corte e transformação desse tipo de material – rompedores de concreto, perfuradeiras e entre outros.
Além disso, dependendo do tamanho da obra, recomenda-se um tipo de equipamento. Para obras de grande porte, a escavadeira pode ser a mais indicada, enquanto para as de menor porte, a mini escavadeira.
Portanto, o planejamento é imprescindível para o contrato de locação. Feito isso, o cliente poderá escolher entre os melhores equipamentos disponíveis e fechar negócio com a locadora. Entre as principais vantagens dos aluguel de máquinas, destacam-se:
- Possibilidade de uso por tempo determinado;
- Sem preocupação com o posterior armazenamento da máquina;
- Aquisição de um equipamento totalmente revisado;
- Assistência técnica por parte da locadora;
- Substituição da máquina, em casos de falhas.
Vale destacar que, além das máquinas e equipamentos usados no processo da obra, também é possível alugar outros itens, como caçambas, andaimes e a locação de container SP e região, para quem precisa depositar materiais ou transportar corretamente os resíduos gerados na própria construção civil.
Máquinas e equipamentos alugados para a construção civil
Além da construção civil, algumas máquinas de grande porte também são usadas no setor industrial e também podem ser alugadas com empresas qualificadas e com credibilidade no mercado.
O aluguel de paleteira, por exemplo, é um dos mais pedidos, visto que a máquina é responsável pela movimentação de paletes ao longo da indústria.
Também conhecida como transpalete, carrinho hidráulico ou transpaleteira, a paleteira é um equipamento comumente utilizado para locomover cargas de um local para outro.
Desse modo, é possível facilitar os trabalhos de transporte e movimentação, tornando o procedimento mais ágil, eficiente e preciso.
As paleteiras também reduzem a ocorrência de acidentes no segmento, pois os colaboradores não precisam levantar cargas pesadas por conta própria, ato que pode comprometer a coluna e ocasionar doenças ocupacionais.
Fora as paleteiras, o escoramento metálico também é um equipamento usual em empresas de grande porte e indústrias, além da construção civil. O item é composto pelo conjunto de barras em metal que dão suporte e sustentação aos colaboradores de uma obra, evitando quedas e possíveis acidentes.
Ou seja, o escoramento serve como uma estrutura provisória, que funciona de maneira similar às vigas e lajes, suportando a carga de acordo com a capacidade para a qual foi projetada.
Apesar de ser mais usado na construção civil, o escoamento metálico pode ajudar as indústrias e empresas de grande porte em trabalhos que exigem sustentação, ou até mesmo, em pequenas reformas.
As principais características dessa estrutura são a resistência e a durabilidade, devido à sua fabricação em metal. Quer dizer que o escoamento é capaz de suportar choques mecânicos, atritos, intempéries, processos de corrosão e a ação do tempo.
Além disso, as escoras metálicas são adaptáveis a qualquer tipo de projeto na construção civil, sendo capazes de suportar cargas com até 10 toneladas por torre.
O escoamento ainda conta com um sistema de encaixe, que facilita os trabalhos de montagem e desmontagem, para a execução de um trabalho ágil e eficiente.