madeira

A princípio nossos antecessores usavam a madeira para construir casas, as árvores eram abrigos até a descoberta de grutas e a construção das primeiras tocas ou cabanas, se tornaram meios mais eficazes para esses primatas.

Já era um tempo onde a madeira já era empregada como material de construção, vigas e pilares foram descobertos na época pré-histórica em muitos povos, bem antes da descoberta do fogo.

Cada região, devido às diferenças de clima e terreno, era necessário adotar uma postura diferente ao uso da madeira.

Os nossos antecessores puderam enxergar nesse material uma fonte de muitas aplicações, a madeira flutua na água e com ela foram construídos as primeiras embarcações da história a qual foram aperfeiçoadas com o passar dos anos, por ser um produto simples de trabalhar, os apetrechos domésticos ou de trabalho com cada região e seus tipos de árvores, ajustaram-se as demandas da época.

Utilização da madeira antigamente

Na época a madeira era usada pura na maioria das vez, mas em certos casos poderia ser combinada com outros materiais, sendo entre esses o barro, a padro, a palha e o ferro. Algumas regiões se destacaram com a aplicação da madeira na arquitetura a qual podemos citar:

  • Extremo Oriente: Apresentava uma arquitetura muito leve e desenvolvida para aguentar os fenômenos da natureza que se alastraram com frequência, a madeira disponibiliza em sua produção encaixes facilitados e resistência assegurada.
  • Noruega: A extensa largura de suas paredes permitia o isolamento do frio, utilizado em grande escala nas obras, de modo diferente da Oriental, entretanto muito interessante o diferente tipo de aplicação.

História deste bem no Brasil

Bem antes dos colonizadores portugueses chegarem ao Brasil, nosso país era absolutamente tomado por florestas e matas, os únicos habitantes que estavam nessa região eram os indígenas.

Esses usavam a região de uma maneira muito diferente do modo europeu, a queda de árvores se dava em menor escala e em áreas bem menores, os índios utilizavam apenas o espaço adequado para montar uma aldeia e cultivar a terra, a madeira empregada era usada nas edificações e produções de transportes, a grande variedade dos tipos “arbóreas” disponibiliza inúmeros produtos:

  • Tinta
  • Canoas
  • Vigas Pilares
  • Objetos de caça
  • Instrumentos musicais
  • Instrumentos de trabalho

Através da vinda dos portugueses a comercialização deste material se tornou uma ação econômica rentável, a madeira se tornou o maior produto de exportação, fora o valor econômico da madeira, a população atual usou desse recurso para ampliar as suas cidades e edificar seus meios de transporte.

Assim desde os tempos mais remotos a madeira vem sendo adotada pela humanidade, tanto em planejamentos de conquista no mundo, como as grandes construções de casas e embarcações e alguns outros produtos como o piso de madeira.

O piso de madeira respira, absorve e evita a umidade e, desta maneira, auxilia a regular a umidade interior do local.

As propriedades acústicas são excelentes, a madeira absorve as ondas que recebe, criando um ambiente silencioso, o que contribui para reduzir o estresse dos seus moradores, proporciona ainda isolamento térmico, garantindo conforto e segurança ao usuário.

Suas mudanças de desenhos e texturas criam modelos únicos, sendo praticamente impossível copiá-las.