Coberturas para casa: o que é preciso saber?
A fachada é o cartão de visita de qualquer imóvel. Por isso, ela deve estar bem aparentada, cuidada e ter um aspecto limpo, para que todos os visitantes sintam-se à vontade naquele local seja ou não uma casa.
No entanto, os cuidados não param somente na parede externa: é preciso verificar como está a situação do telhado e das coberturas, pois além de integrar a fachada, esses elementos também são importantes para a proteção e segurança do imóvel.
Além disso, a variação no formato do telhado é um dos aspectos que mais chama atenção das pessoas. A partir da definição da cobertura, a casa pode passar uma impressão desejada.
Por exemplo, telhados inclinados e em posições desalinhadas são ótimos para quem deseja um visual moderno e aconchegante. Sendo assim, é preciso escolher entre o tipo de cobertura que melhor agrada os proprietários, bem como ofereça toda a proteção necessária.
Conheça as características da telha sanduíche
Existem diversos modelos de coberturas disponíveis no mercado. Por esse motivo, não é fácil escolher entre eles, sendo necessário muito planejamento e pesquisa para decidir entre os modelos de telhados que melhor se adéquam às necessidades do imóvel.
Uma dica é pedir ajuda de um profissional experiente, que saberá recomendar quais são os materiais mais indicados, conforme as especificações do local.
Além disso, não se pode fugir do planejamento, que é essencial para assegurar a qualidade da obra, bem como os custos e cumprimento de cronograma.
Um dos materiais preferidos pelos engenheiros e arquitetos é a telha sanduiche.
Ela é composta por duas chapas metálicas em zinco, em conjunto com um isolante no meio, que pode ser de isopor ou poliuretano.
A principal vantagem dessa telha é a alta capacidade de isolamento térmico e acústico, sendo possível reduzir os ruídos externos e manter uma temperatura agradável dentro do imóvel.
Além disso, a telha sanduíche oferece muitos outros benefícios, entre os quais:
- Facilidade de instalação e manutenção;
- Versatilidade e inúmeras possibilidades de decoração;
- Excelente relação custo-benefício;
- Alta durabilidade e resistência contra intempéries.
As telhas sanduíche podem ser instaladas ao longo de todo o telhado da casa, combinadas com esquadrias metálicas que garantem a sustentação do revestimento, bem como com outros tipos de estruturas.
Desse modo, é possível criar inúmeros modelos de decoração, que se adaptam ao gosto do proprietário. Quer dizer que a telha sanduíche é indicada tanto para casas modernas, quanto para imóveis mais tradicionais.
Modelos de cobertura para áreas externas
Para quem deseja investir em uma cobertura para a área externa, diferenciando-se das telhas, é possível escolher entre os inúmeros modelos de toldos e coberturas disponíveis no mercado, como as possibilidades de uma cobertura retrátil, sem necessidade de grandes modificações estruturais ou reformas.
Além disso, dependendo das necessidades, como é o caso de estabelecimentos comerciais, pode-se optar por uma solução mais simples e barata, mas que ofereça praticidade e conforto, em especial, para os clientes.
O sombrite para estacionamento preço, por exemplo, é um dos itens que merece destaque, quando o assunto é toldos.
Além de ser muito versátil e fácil de instalar, ele também oferece grande proteção aos veículos, principalmente, contra as intempéries (chuva, incidência de raios solares e ventos fortes).
Os sombrites são separados de acordo com a capacidade de proteção contra luz do sol. Isso significa que um sombreador 60% só permite a passagem de 40% dos raios solares.
Desse forma, é possível escolher a cobertura adequada, dependendo da região em que a incidência de sol é maior ou menor.
Além dos sombrites, outra alternativa bastante viável para a proteção de áreas externas é a cobertura de policarbonato preço.
Essa estrutura é bastante similar às coberturas de vidro, pois normalmente são transparentes, mas são economicamente mais viáveis e também muito mais duráveis.
O policarbonato é um plástico derivado das resinas de carbono, o que o torna altamente resistente contra impactos, chuva, sol e processos de corrosão. Além disso, as chapas de policarbonato são muito mais leves em comparação com o vidro, o que facilita na hora de instalar a cobertura.
Finalmente, o policarbonato também é conhecido pela sua propriedade auto-extinguível, ou seja, ele não propaga fogo ou gases, além de retardar os processos de combustão.
Assim, quem tem uma cobertura de policarbonato pode se sentir mais seguro e protegido contra os riscos de incêndio em sua casa.