cinema

Hoje em dia muitas pessoas estão preferindo o conforto de casa para se entreter, e não é por menos, por conta dos serviços de streaming, o acesso a filmes e seriados se tornou mais fácil. E para assistir de forma mais agradável e confortável nada melhor do que construir uma própria sala de cinema em casa.

Inicialmente a construção de uma sala de cinema com isolamento com espuma para parede de estudio pode parecer um gasto desnecessário, mas se você é fã de cinema e quer dar uma valorizada em seu imóvel investir nesse cômodo super especial é uma boa aposta.

Nesse texto iremos falar sobre alguns pontos importantes para levar em consideração na construção de uma sala de filmes em casa, com muito conforto e tranquilidade.

Pensando na sala de cinema

Quando pensamos no cinema não estamos apenas falando de assistir um filme, mas sim de contar com toda a experiência do cinema, que são telas grandes e sons potentes.

Na sua sala de filmes, contar com TV’s e equipamentos de som potentes são essenciais para que esse espaço seja um sucesso.

Graças a tecnologia, hoje há TV’s com grandes resoluções e toques ultrarrealistas, e equipamentos de som de estúdio que permitem uma imersão completa.

Há também a possibilidade do uso de espuma para home studio para tornar o som mais potente e mais próxima do cinema possível.

Iremos falar agora de forma prática sobre como começar a fazer uma sala de filmes incrível para você curtir com sua família e amigos.

Espaço para a sala de cinema

Um ponto importantíssimo dentro do projeto da sala de cinema é o tamanho. E aqui não tem como definir qual o tamanho certo.

Isso dependerá do tamanho da tela que você vai querer, pois existe distância mínima para conforto visual, e do espaço disponível que você tenha.

Agora, se você quiser montar uma sala de filmes mais completa, com o uso de espuma acústica para estúdio, desníveis para poltronas, precisará de um espaço maior, que pode estar entre 15 m por 4 m, podendo ser maior.

Se o espaço for menor, ou quiser algo mais íntimo, já é possível fazer em um espaço de 5 m por 4 m. Esse espaço já garante uma ótima sala de filmes.

Iluminação

Pode parecer um paradoxo, afinal, cinema e luz não combinam, porém, é importante que a sala tenha ao menos uma janela, que pode ser coberta com uma cortina blackout. Essa janela garante ventilação natural e iluminação natural.

Você pode investir também com iluminação ambiente com LED, tanto em spot como fitas de LED, isso assegura um ambiente mais confortável.

A grande tela

É muito importante na sala de cinema às telas. E elas hoje podem ser de diversos formatos e resoluções. Há também a possibilidade do uso de projetor sim2 ao invés de telas. Dentro do mundo das telas, podemos listar:

  • Telas HDTV;
  • Telas FULL HD;
  • Telas 4K;
  • Telas 3D e retroprojetores.

Caso escolha o projetor/retroprojetor é importante o uso de uma tela de projeção, que pode ser bem grande e dando uma sensação maior de sala de cinema.

Áudio

Outro fator importante é o sistema de áudio. Lembrando que o áudio de uma sala de cinema em casa deve ter em conjunto o isolamento do ambiente com espuma para estudio.

Um dos elementos é o Som Surround ou Holográfico. Esse tipo de sistema permite um som de três dimensões. Se você quer um som mais completo opte pelos sistemas Surround 7.1 (que significa 7 auto falantes e 1 Subwoofer). Porém para uma sala compacta o sistema 5.1 é suficiente.

Esse áudio deve andar em conjunto com isolamento do som, como falamos ao longo do texto. E isso é imprescindível se você mora em apartamentos ou condomínios.

Por conta de usar telas, sons, ar condicionado e outros na sala, é importante que a instalação elétrica esteja bem feita. Caso contrário procure uma loja de disjuntores e um eletricista e faça um painel elétrico exclusivo para sua sala de cinema.

Por fim, seja criativo e pense nos detalhes. Use pôsteres e elementos decorativos, para que sua sala de cinema fique mais confortável e altamente elegante, dando um ar cinematográfico com muito sucesso.