Condomínios contam com administração profissional
A verticalização residencial é um fenômeno que trouxe diversos desafios para os moradores. Viver em condomínios que englobam diversos moradores tem diversas vantagens, que devem ser destacadas, como segurança, praticidade e economia.
No entanto, também é preciso saber conviver em sociedade, entendendo que deve-se respeitar o espaço do próximo.
Para administrar todo o espaço, é preciso contar com equipes profissionais, para que possam cuidar da vigilância e segurança patrimonial, assim como a limpeza e as tarefas burocráticas do dia a dia.
A eleição de um síndico é apenas uma, das diversas obrigatoriedades para aqueles que convivem em condomínio.
A profissionalização deste cargo já é uma realidade, nos grandes centros urbanos, e facilita, sobremaneira, a convivência social, dentro dos condomínios.
Muitas soluções administração condominial devem ficar sob a responsabilidade destes profissionais, que estudam e empregam técnicas administrativas para conduzir as tarefas diárias de um condomínio.
Entre as obrigatoriedades e cuidados que devem ser tomados, o síndico deve estar atento:
- Planilhas financeiras de taxas e impostos;
- Responsabilidade sobre os recursos humanos;
- Manutenção predial preventiva e corretiva;
- Segurança e limpeza patrimonial.
Atualmente, muitas empresas oferecem profissionais especializados, que englobam uma diversidade de serviços, para atender de forma eficiente todos os modelos de condomínio existentes.
Equipes profissionais mantém a ordem nos condomínios
A assessoria financeira, os cuidados com a zeladoria, os serviços de segurança e limpeza devem ficar sob a responsabilidade de profissionais capacitados, que podem ser gerenciados por meio de uma gestão condominial contratada.
A administração de condomínios requer diversos contratos, relacionados a partes legislativas e burocráticas, que tomam boa parte do tempo daqueles que se dispõem a trabalhar neste setor.
A previsão orçamentária também está entre as tarefas de um síndico, para indicar os custos que serão devidos quanto à contratação de mão de obra para trabalhar na limpeza, na jardinagem e na segurança patrimonial.
Por isso a gestão de condominios é importante, economizando tempo e dinheiro dos moradores, realizando a tarefa de contratação de mão de obra, organizando os serviços de entrega de malotes e correspondências.
O acompanhamento de trabalhos e serviços terceirizados, quando há a necessidade de uma manutenção preventiva, também fica sob a responsabilidade dos gestores e síndicos profissionais.
Recursos voltados para a valorização predial
A cobrança de uma taxa condominial dos moradores tem diversas finalidades. Ela serve para pagar taxas e impostos referentes ao próprio condomínio, junto à prefeitura municipal, como coleta de lixo, abastecimento de água e captação de esgoto e fornecimento de energia geral.
O pagamento da taxa de condomínio tem diversas finalidades, como recuperação de equipamentos prediais, consertos de portas e portões coletivos, pagamento dos serviços prestados por funcionários de limpeza e segurança.
A manutenção predial, como pinturas externas, limpeza da piscina e jardinagem, deve estar especificada nos custos, em uma planilha, especificando cada serviço disponível para os moradores.
Este tipo de gasto deve ser de acordo com os moradores, pois a valorização de casas e apartamentos tendem a subir, quando as áreas externas são bem cuidadas e limpas.
Serviços extraordinários, como a formalização de sistemas de abastecimento de gás e captação de água de chuva, para utilizar a água de reuso, podem ser discutidos ao longo do processo de chegada de moradores, até o quadro estar completo.
É importante destacar que, caso nem todas as casas ou apartamentos não estejam vendidos, os custos devem ficar sob a responsabilidade das construtoras e incorporadoras, que repassarão os valores aos novos compradores.
Áreas de lazer devem proporcionar segurança
Muitos condomínios possuem áreas de lazer, para que os moradores possam usufruir de maneira contínua, de acordo com os termos estabelecidos dentro das normas condominiais e, até mesmo, seguindo as leis que estabelecem a convivência em conjuntos residenciais.
Piscinas, quadras de esporte, salão de festas, churrasqueiras devem respeitar um calendário, para que todos possam utilizar, de acordo com a disponibilidade. A manutenção deve ser realizada regularmente, para que não haja nenhuma surpresa para os moradores.
A segurança também deve estar de acordo com o espaço disponível. As piscinas devem possuir grades, em seu entorno, para evitar a entrada de crianças desacompanhadas.
O custo de um piso de borracha para playground preço pode ser rateado entre os moradores, em acordo tratado durante uma reunião de condomínio.
A ajuda de profissionais da parte administrativa pode indicar os melhores fornecedores, para cada custo que for investido nas áreas comuns do condomínio, e com isso, a convivência ser pacífica e sem atribulações, como deve ser em toda a sociedade.