paisagista

Por mais que muitas pessoas optem por decorar suas casas sem ajuda profissional, há uma preocupação crescente com o bem estar das pessoas que frequentam os espaços e com a funcionalidade dos cômodos, por isso é importante contratar um bom paisagista.

Consequentemente, escolhe-se móveis e elementos decorativos com cuidado, visando tornar o espaço bonito e compatível com as necessidades de quem o utiliza.

Contudo, no caso do jardim, isso nem sempre acontece: é raro que o proprietário de um imóvel se preocupe com a jardinagem e paisagismo do espaço. Por conta disso, uma área que poderia ser promissora e melhorar consideravelmente a qualidade de vida dos moradores acaba ficando perdida.

A boa notícia é que há um profissional especializado na área, que detém conhecimentos na área de estética, agronomia e conforto ambinetal, que pode lidar com isso: o paisagista.

Aprenda mais a respeito da função desse profissional e das vantagens de contratá-lo a seguir:

O que é um paisagista?

Há quem pense que o paisagista nada mais é do que um profissional de jardinagem mais refinado.

Nada verdade, este pensamento está equivocado, pois quem atua nesse ramo possui uma qualificação acima da média (alguns são até mesmo graduados em Arquitetura e Urbanismo) que lhes fornece conhecimentos e técnicas para tornar espaços ao ar livre mais funcionais e agradáveis.

Vale ressaltar que, por mais que boa parte deles tenha ao menos algum tipo de formação formal em paisagismo, também há indivíduos que são autodidatas, e, assim, prestam um serviço excelente.

O que faz um paisagista?

Grosso modo, a função do paisagista é analisar uma área em questão e elaborar um projeto paisagístico para ela.

O projeto pode envolver tanto plantas e flores quanto peças de mobília e cobertura. Além disso, o profissional também se baseia nos gostos dos clientes, que são documentados por meio de uma entrevista com eles.

Seu trabalho, entretanto, não se esgota com a escolha dos elementos que comporão o ambiente.

Isso porque o paisagista também orienta os clientes a respeito dos cuidados com as flores para jardim escolhidas, de modo que eles possam mantê-las sempre bonitas e bem conservadas.

Quais as vantagens de se contratar um paisagista?

Há quem pense que os serviços de um paisagista são um luxo para o imóvel. Mais uma vez, isso não é verdade, pois um local que foi projetado por um profissional tem muito a oferecer a quem o frequenta.

Confira algumas das vantagens de se contratar um profissional para o jardim paisagismo a seguir:

1. Ele trabalha baseado no gosto cliente

Assim como um arquiteto, o primeiro passo dado por um paisagista na hora de trabalhar em um projeto é ter uma conversa com o cliente. O objetivo é que ele se informe sobre assuntos como:

  • Gostos e preferências;

  • Rotina;

  • Tempo disponível para cuidar das plantas;

  • Finalidade do espaço.

Desta maneira, o profissional pode transformar uma area livre em um jardim digno de capa de revista, sempre conforme as necessidades e preferências dos clientes.

2. Ele analisa as características do terreno

Nem todas as plantas se adaptam bem a todos os espaços. Por conta disso, antes de plantá-las em determinado cômodo é preciso analisar as características do terreno e do solo, de modo a averiguar quais espécies são adequadas para ele.

Como o paisagista tem todos os conhecimentos necessários para fazer isso, o cliente não tem que se preocupar com esse procedimento.

3. Ele pode trabalhar junto aos demais profissionais

Construir um imóvel do zero é algo que exige a cooperação de profissionais das mais diversas áreas, como arquitetos, engenheiros, eletricistas e encanadores. Cada um tem conhecimentos que complementam os dos outros, possibilitando que a edificação tome forma.

Assim, nada impede que o paisagista trabalhe junto com as pessoas que atuam nessas áreas. Na verdade, isso é recomendável, pois permite a integração entre as áreas internas e externas.

4. Ele valoriza o imóvel

A fachada de um imóvel é o que determina a primeira impressão que um comprador ou locatário em potencial terá sobre ele. Portanto, todo o cuidado é pouco para assegurar que ela estará bem cuidada.

O paisagista, por sua vez, pode ajudar com isso. Afinal, ele ordenará os elementos presentes no local para gerar uma aparência harmônica, que valoriza o imóvel. Consequentemente, ele se tornará muito mais atraente para futuros moradores e mais valioso ao ser vendido ou alugado.