lixeiras

Ao mudar de casa, as pessoas percebem que as lixeiras são itens essenciais e que, por vezes, esquecem de comprá-las. Muita gente tem tanta preguiça de trocar o lixo que colocaria cestos de lixo daqueles bem grandes, com mais de 30 litros.

Além de ser um item de extrema utilidade para os ambientes que mais produzem lixo, a lixeira pode sim ser um artigo de decoração e mais fácil de manusear conforme o modelo.

O que muita gente não sabe é que para cada ambiente, existe um tipo de lixeira mais adequada. São inúmeros formatos, tamanhos e modelos que você vai conhecer agora!

Banheiro

Todos sabem que o lixo do banheiro é o que mais requer atenção, pois precisa ser trocado com maior periodicidade, para que o mau cheiro e as bactérias não se espalhem por esse ambiente que requer normas de higiene à risca.

O estilo de abertura lixeira com pedal é mais indicada para esse espaço, pois evita que você tenha que entrar em contato com a mão na tampa para abri-la e, assim, se contaminar.

O tamanho não precisa ser superior a 5 litros, pois, como dito acima, é ideal que a sacola seja trocada com uma certa frequência.

Cozinha

A cozinha é um dos locais que mais produz lixo dentro do lar. Seja por resto de alimentos originados da preparação, sobras de refeições ou embalagens de produtos que foram consumidos.

Devido a isso, é importante optar por modelos de tamanho médio de 15 a 30 litros de capacidade. Para tal, lixeira com tampa basculante é a mais indicada, assim como a de pedal.

O modelo basculante é aquele que tem a abertura “vai e vem”. Como os alimentos estragam com certa rapidez, é importante trocar mesmo caso não esteja totalmente cheia.

A proliferação de bactérias, fungos e outros bichos podem ser desagradáveis para sua saúde e bem estar.

Quer outra dica? Não deixe uma lixeira menorzinha na pia para descarte de lixo orgânico. Esse material pode contaminar sua bancada e os utensílios para cozinhar e se alimentar.

Escritório

Por se tratar de um espaço que não produz lixo orgânico, fica muito mais fácil variar no modelo e tamanho lixeira para escritório. Tudo depende do uso e demandas do trabalho. Você fica livre para escolher.

O modelo mais comum é o sem tampa, pois torna o dia a dia mais fácil e prático de acordo com o ritmo de trabalho. Quando se tem que levantar a tampa para descartar algo, o tempo pode influenciar na dinâmica das ações da empresa.

Mas fique atento, não é só porque os lixos mais comuns são os papéis e plástico que o objeto não precisa ser lavado.

Chicletes, papéis e resto de comida fazem parte também do lixo de um escritório e podem formar bactérias nocivas à saúde de quem ali trabalha. Uma dica para dar charme e elegância ao espaço é optar lixeira inox.

Áreas externas

Este espaço, por receber maior número de pessoas em festas e confraternizações e acumularem mais resíduos, precisa de lixeiras maiores, superiores a 35 litros.

Além disso, por estarem sujeitas a ações de animais e expostos ao sol e chuva o modelo ideal é lixeira com tampa.

Como forma de preservar o meio ambiente pode-se optar pelas lixeiras com cores e símbolos que facilitam a coleta seletiva.

Os materiais ficam separados e se tornam mais fáceis de serem enviados aos galpões de reciclagem espalhados próximos à sua casa.

Esse hábito traz muitos benefícios para as pessoas e a natureza. Além de ser educativo para as outras pessoas adotarem o mesmo costume.

Essas são as cores e os significados mais comuns para residência:

  • Azul: papel
  • Vermelho: plásticos
  • Verde: vidros
  • Amarelo: metais
  • Marrom: lixo orgânico

Agora que você já conhece um pouco mais sobre lixeiras, saiba que o mercado dispõe de inúmeros materiais utilizados na produção das lixeiras.

As de plástico, por exemplo, são as de menor custo, porém são mais fáceis de quebrar ou manchar. Com o tempo tem que trocá-las.

As de inox são as mais caras do mercado e, por isso, têm o design mais bonito e moderno.
O valor depende do quanto você quer e pode gastar, mas não se esqueça que as mais caras tem a durabilidade maior e troca se torna mais rara, assim você economiza a longo prazo.