construção

A construção civil é um setor da indústria responsável por desenvolver todos os projetos relacionados as estruturas essenciais básicas à sociedade.

Sendo responsável pelas construção de moradias, empresas, ruas e rodovias, redes de saneamento básico, redes de distribuições elétricas e de telecomunicações. Além das construções públicas como escolas, hospitais e delegacias.

Por realizar diversos tipos de obras e edificações, a construção civil é composta por diversos processos e etapas que podem variar de projeto para projeto.

Além disso, por ser uma agente de transformação social com grandes impactos, é uma área que tem muito aprimoramento e investimento tecnológico para que seu desenvolvimento seja cada vez mais rápido e eficiente.

Portanto, é importante que os profissionais ao realizarem um projeto sejam especializados no meio para que todas as etapas sejam executadas atendendo todas as demandas e exigências necessárias.

Materiais e equipamentos para a construção

Cada obra tem características e demandas que as fazem ser únicas, mas para sua elaboração são necessários alguns materiais e equipamentos que são comuns a muito projetos, pois desenvolvem funções que são importantes na maioria dos projetos.

Dessa forma é importante conhecer quais são e suas aplicações a obra.

A viga de ferro são materiais que servem para construir e sustentar estruturas que são essenciais ao projeto, conferindo a eles mais resistência e durabilidade.

Na construção civil ela é aplicada na construção de:

  • Tetos;
  • Segundo andares;
  • Lajes;
  • Telhados;
  • Escadas;
  • Paredes;
  • Treliças metálicas.

Além disso, estão presentes na construção de ferrovias, monovias e caçambas de caminhões, diante da sua versatilidade ha mais de um tipo de viga fornecido pelo mercado, logo a viga de ferro preço varia de acordo com o seu modelo, dimensões e quantidade.

Além das vigas, há o cimento e a areia que são materiais utilizados em diferente processos dentro de uma construção ou reforma.

Assim como os materiais são importantes para construir as máquinas e equipamentos também são, por meio deles é possível tornar os processos mais simples, práticos e rápidos de serem executados, otimizando tempo e recurso, dois artigos preciosos e valorizados dentro das obras.

A caçamba basculante a venda é um produto muito útil, a principal característica deste modelo é sua caçamba consegue, por meio de um sistema, se erguer e a carga que está sendo transportada pode ser retirada por meio da ação da gravidade, ou seja, pela sua queda.

Utilizado frequentemente em obras para o transporte de materiais de construção como areias, pedras, cimentos e britas, ele também pode ser aplicado em outros processo como o transporte de entulhos e até da terra no inicio do processo com a terraplanagem, sempre que necessário.

Assim, o também conhecido como caminhão caçamba, é muito versátil nas obras, otimizando além de tempo a mão de obra.

A automação das máquinas foi muito importante para facilitar os processo de transporte de cargas pesadas bem como o seu armazenamento, assim algumas máquinas passaram a ser aplicadas tornando os processo mais simples e menos desgastante aos trabalhadores, para as obras eles tornam os processo mais funcionais e organizados.

Atualmente duas máquinas são bem comuns, as paleteiras manuais, conhecidas como carrinhos hidráulicos, elas conseguem movimentar cargas de até 2.500 quilos, sendo mais indicadas para o transporte de mercadorias a uma pequena distância, por isso são muito utilizadas nos canteiros de obras, são econômicas e evitam acidentes no percurso de transporte.

Por serem pequenas são fáceis de serem conduzidas e podem ser aplicadas em locais diversos.

A outra máquina é a transpaleteira elétrica, um tipo de empilhadeira que por ser elétrica é mais sustentável, ergonômica e econômica que o modelo a base de combustão.

São velozes, flexíveis e mais silenciosas. Utilizadas para transportar materiais e armazenar em locais altos, assim tornam a condução dos materiais em trabalho em altura mais simples.

Laudos e certificações

As construções empresariais ou que resultam na aglomeração de pessoas precisam ter estruturas seguras e que garantam uma rápida evacuação e ações preventivas,para que situações emergenciais possam ser evitadas ou solucionadas com agilidade.

Para garantir que essa exigência seja cumprida é necessário que o empreendimento possua o laudo AVCB emitido pelo corpo de bombeiros, com o objetivo de certificar que o local está de acordo com as normas de segurança que variam conforme as atividades e funções do local.

Para que a obra apresente resultados satisfatórios é necessário investir em tecnologia, segurança e mão de obra especializada, respeitando todas as etapas e exigências de cada processo construtivo também.