Construção civil: materiais, otimização e detalhes
O planejamento de uma obra da construção civil realizada pelos profissionais da engenharia civil em conjunto com profissionais da arquitetura, apesar de ser um trabalho extremamente árduo e complexo, é apenas a ponta do iceberg que antecede as fases da alvenaria.
No entanto, em todas as etapas que envolvem desde o planejamento até a entrega das chaves ao morador, é necessário contar com equipamentos e materiais de qualidade, assim como com uma equipe especializada.
O conhecimento dos gestores assim como o conhecimento dos profissionais da alvenaria devem ser alinhados para que o resultado agrade ao morador que, enfim, poderá ver e desfrutar do seu lar doce lar. Para conhecer mais a fundo sobre os processos envolvidos durante uma construção civil, acompanhe o texto a seguir!
Materiais mais utilizados na construção civil
Embora falar em obra da construção civil possa significar a construção de diversas estruturas como comércios, residências, edifícios, calçadas, entre outros, há alguns materiais para construção civil que são sempre utilizados por profissionais da alvenaria.
Tanto nas menores como nas maiores e mais trabalhosas construções há itens que não podem faltar no canteiro de obras.
Dentre esses materiais podemos citar: o aço, a argamassa, o bloco de cimento, a calha, os canos de PVC, o cimento, o concreto, a madeira, os tijolos e os materiais hidráulicos e elétricos – os dois últimos utilizados apenas nas etapas finais da obra de construção civil.
Além disso, para o acabamento e o revestimento de pisos e paredes, há ainda outros produtos comuns de serem empregados em todas as obras, como as pedras e os pisos prontos, o rejunte e outros itens para acabamento e revestimento, como é o caso da textura rolada preço, o tipo de telha desejado e as tintas ou ladrilhos que irão dar cor às paredes dos mais diversos cômodos.
Fatores que impactam nos custos da obra
O preço de cada um dos materiais, assim como da lista completa de compras para a realização da obra, tem variação de acordo com dois fatores principais.
O primeiro fator que influencia na variação dos preços é a própria diversidade de orçamento estipulado pelas lojas de construção de acordo com a qualidade dos materiais, bem como de acordo com a região do país em que será vendido ou distribuído o produto.
Outro fator, que, geralmente, costuma alterar os custos da obra, é a eventual perda ou falta de material, o que acaba por aumentar, em cerca de 20%, os gastos com materiais para a realização da construção.
Equipamentos que aceleram o andamento e conclusão da obra
Uma vez que a obra já foi elaborada por profissionais competentes e a compra da lista de materiais de qualidade já foi efetivada, chegou o momento do responsável pela execução da obra, seja ele uma pessoa física ou uma empreiteira, escolher os equipamentos que otimizarão o dia a dia dos profissionais da alvenaria.
A compra ou locação de maquinários específicos como a maquina de bloco, o compactador de solo, o alisador de concretos, a argamassadeira e a betoneira reflete diretamente na celeridade da obra.
O motivo é que com a automatização de algumas etapas faz com que os profissionais tenham mais tempo e energia para adiantar o andamento de outras fases da obra. O investimento em equipamentos, portanto, resulta em uma produção de qualidade e mais eficiente.
Detalhes que fazem a diferença
Decoradores, arquitetos e demais profissionais que apresentam um olhar mais humanizado para a obra podem e, inclusive, devem sugerir às construtoras a implantação de alguns modelos de projetos ecológicos em casas, apartamentos e comércios.
Alguns exemplos desses projetos são:
- Projeto de economia de energia;
- Uso sustentável da água;
- Sistema biodigestor de esgoto;
- Instalação de painel fotovoltaico para produção de energia solar;
- Entre outros.
Do chão ao teto de uma construção civil
O acabamento de algumas estruturas da obra como as lajes e as calçadas são etapas que, devido à necessidade mercadológica de garantir qualidade e rapidez na construção das obras, está cada vez mais prático de ser executado.
Começando por baixo, o piso feito de concreto moldado em formas plásticas é um tipo de acabamento que tem ganhado popularidade e, ainda, oferece a vantagem de ter baixo custo, ser duradouro e imprimir um aspecto mais descontraído às calçadas.
Mirando os olhares para o alto, os profissionais da alvenaria encontram, também, na laje pré moldada e na laje pré fabricada a qualidade e a rapidez necessária para a conclusão da obra. Assim, percebemos como a facilidade proporcionada por materiais já prontos reflete na obra como um todo.