Criando um projeto resistente a incêndios
Em grandes construções, é preciso contar com projetos que priorizem a segurança das pessoas que vivem ou trabalham nelas, caso haja uma situação de perigo – como um incêndio, por exemplo.
Para isso, alguns requisitos e equipamentos são primordiais. A porta corta fogo é um deles.
Ela transmite acesso às escadas de emergência e pode, também, estar localizada em lugares que exigem um padrão diferente de proteção.
Na parte externa é fabricada em chapa de aço, recebendo, internamente, um revestimento isolante que suporta temperaturas altas.
Ela pode ter três categorias, cada uma de acordo com o tempo de exposição ao fogo: a P-60 resiste à incidência do fogo por sessenta minutos; a P-90 resiste por noventa minutos; e, por fim, a P-120 pode resistir por cento e vinte minutos.
Também pode ser dividida em dois modelos para diferenciar a necessidade de evacuação de pessoas: o modelo simples, que contém uma porta para evacuação e o modelo duplo, com duas portas que se abrem para a mesma direção.
Dependendo da necessidade de proteção do local ou da quantidade de pessoas para evacuar, existem alguns acessórios que são obrigatórios:
- Puxador: permite livre acesso de fora para dentro;
- Fechadura simples: maçaneta, nos dois lados, que permite a entrada e a saída livre;
- Fechadura com chave: só permite a entrada com o uso da chave, quando trancada;
- Barras antipânico: barra transversal de acionamento através de um simples toque.
Além disso, existem dois modelos para instalação comercial da Porta corta fogo dimensões.
O padrão 2,10 x 0,90 x 0,05cm é utilizado para proteger condomínios residenciais, edificações de comércio e lugares que contém grande acesso de público.
Já o padrão 1,80 x 0,60 x 0,05cm é utilizado para proteger a Casa de Máquinas de incêndios.
Outras opções de prevenção contra os incêndios
O forro mineral, por exemplo, é muito utilizado para isolar um ambiente, por ser um elemento fibroso e poroso.
É vantajoso porque possui fácil manutenção, acesso e remoção rápidos, além da boa absorção. A combinação da fibra porosa e da espessura da placa causam um isolamento.
Em casos de incêndio, contém uma grande resistência à umidade e ao fogo, pois é submetido a testes de fumaça e combustibilidade.
Deve haver uma ventilação para que o material não seja colocado em contato direto com o telhado, aplicando isolantes térmicos entre o telhado e o forro.
Outro tipo de material muito utilizado é o Drywall. Trata-se de chapas com miolo de gesso e sistema de placas fixadas em estruturas de aço, formando uma espécie de “colchão de ar”, garantindo proteção contra barulho e calor.
A importância de saídas de incêndio bem estruturadas
As escadas de emergência precisam atender a todos os pisos do prédio. A Escada caracol de ferro usada, por exemplo, deve conter corrimãos contínuos em ambos os lados, iluminação de emergência e sinalização de saída.
Sua largura deve ser projetada de acordo com a quantidade de pessoas que a utilizarão.
Elas são destinadas à evacuação em caso de imprevistos e quem define qual tipo um edifício deve possuir é o corpo de bombeiros estadual. O modelo da escada é variável, de acordo com a altura e a classificação do edifício.
A escada caracol de ferro preço sp é uma das mais utilizadas e seu custo é diferente conforme o orçamento e o pedido do cliente.