A decoração de cozinhas pode ser bastante desafiadora, principalmente para quem não tem experiência na área. Entretanto, a informação é a melhor maneira de facilitar o processo e, que sabe, torná-lo prazeroso, com a escolha de materiais que mais agradem aos moradores.

Para fazer a composição dos espaços, é bastante comum o investimento em forro de gesso para cozinha. Já a escolha dos revestimentos possibilita uma série de acabamentos, enquanto que os móveis planejados possibilitam o melhor aproveitamento do espaço.

Forro de gesso para cozinha

Embora muitas pessoas tenham dúvidas com relação ao uso de gesso na cozinha, o acabamento acrescenta beleza e sofisticação ao ambiente, destacando móveis ou detalhes da decoração.

O uso de placa de gesso para a formação do forro é o mais comum. O material é aplicado diretamente no teto e nas paredes, sendo alinhado e plumado para atingir o acabamento desejado. Por isso, a instalação é considerada um pouco demorada, e deixa bastante resíduo nas reformas ou construções.

O gesso acartonado, ou placa de drywall, é uma opção com qualidade superior e maior durabilidade, por isso é mais recomendada para cozinhas. O material é composto por gesso em placas com uma camada de papel acartonado, que são parafusadas em perfis.

Dentre os benefícios da escolha é possível citar ainda as possibilidades
de acabamento refinado, conforto termoacústico, obra simples e limpa, possibilitando de criar até mesmo divisória drywall entre os ambientes.

Já com relação aos modelos de forro, algumas das opções são:

  • Forro simples com moldura;
  • Sanca de gesso aberta;
  • Sanca de gesso fechada;
  • Sanca de gesso invertida;
  • Sanca de gesso em ilha.

Os forros e sancas geralmente acompanham os projetos de iluminação. Nas sancas é bastante comum a instalação de mangueiras de LED, enquanto que os forros podem contar com spots de luz, direcionados para elementos da decoração da cozinha.

Revestimentos para a cozinha

Na escolha dos revestimentos para a cozinha, talvez um dos principais desafios seja sair do óbvio, além de escolher o piso mais adequado.

Quem não abre mão do efeito dos pisos de madeira pode até instalar piso laminado no restante da casa, mas deve atentar-se para o fato de que ele é pouco resistente à umidade e a cozinha é um local que precisa de lavagens e higienizações frequentes.

Nesse caso, uma ideia é a instalação de pisos vinílicos. Eles também possibilitam diversas texturas, incluindo a de madeira, mas o piso vinílico em placa é um material plástico e resistente à umidade. Outras opções bastante comuns são os revestimentos cerâmicos, porcelanatos, pastilhas de vidro, pedra ou cimento queimado.

Uma dica para a composição da cozinha é combinar os revestimentos da parede e do piso, que não precisam ser iguais, mas dialogar entre si. Uma dica para isso é preferir pisos do mesmo fabricante, escolhendo texturas, cores e tamanhos.

Móveis planejados

Uma cozinha planejada é o sonho de muitas famílias, devido a oportunidade de personalizar completamente o espaço, aproveitando cada cantinho da forma que agradar mais. Embora seja uma escolha que demanda um bom investimento, os móveis planejados para cozinha compensam pela sua funcionalidade, organização no dia a dia e ainda valorizam os móveis.

A primeira dica para fazer o investimento valer a pena é pesquisar muitas referências em busca dos modelos, cores, acabamentos e estilos mais desejados.

Também é recomendável fazer rascunhos com algumas possibilidades e preferências que imagina para o espaço. Depois, é fundamental reunir todas as medidas e estar aberto às sugestões dos profissionais das lojas especializadas ou marceneiros.

Outras recomendações bastante úteis na compra de moveis planejados para cozinhas são:

  • Defina os eletrodomésticos para planejar melhor os espaços;
  • Escolha entre móveis planejados ou modulados;
  • Atente-se para possíveis alterações de pontos de água ou luz;
  • Escolha um compartimento para lixo embutido;
  • Faça um bom planejamento de compartimentos;
  • Entenda a quantidade de gavetas e prateleiras ideal;
  • Escolha um porta temperos embutido;
  • Dê preferência às cores claras ou combinações;
  • Nunca deixe botijão de gás em armário sem ventilação;
  • Escolha os acessórios para organizar ainda mais a cozinha.

É preciso pensar que para aproveitar bem o espaço a localização de cada gaveta, porta e espaço importa, pois interfere diretamente na dinâmica de funcionamento e vivência da cozinha e de toda a decoração.

As principais recomendações na instalação de forro de gesso para cozinha, revestimentos e móveis planejados
são atentar-se para a escolha da empresa especializada, que
também pode indicar profissionais capacitados para realização dos
serviços.

Assim, fazer uma pesquisa de preços é fundamental, além de buscar
referências e investigar a qualidade do material. O cuidado durante os processos contribuem
para evitar problemas futuros.