Decoração: tipos de materiais e sistemas
As decorações com o passar do tempo vem sofrendo diversas alterações. Antes o que seria considerado moderno em termos de arrumação era ter um sofá sob medida SP, ou então, um armario planejado, mas hoje esse pensamento foi modificado, e o sentido de decoração vem se transformando.
Isso tanto quando tratamos de residências como quando falamos de prédios comerciais.
As antigas placas enormes, foram trocadas por um gesto minimalista feito de letra caixa em acrílico, com uma iluminação de LED, e os revestimentos e móveis estão cada vez mais baratos e macios, como revestimentos acrílicos.
Os ambientes estão cada vez mais modernos, com curvas e divisões de ambiente diferenciados graças ao drywall.
Decoração nas paredes de drywall
O drywall tem diversas utilidades, desde isolar barulhos externos, como fazer instalações de iluminação no teto, montar uma estande para que a TV fique acoplada, e outros.
Isso demonstra uma das primeiras características desse material, ele é versátil e maleável. Com ele é possível fazer inúmeros projetos com curvas, desníveis, recortes, que dão a casa ou escritório um ar arrojado e contemporâneo.
Os componentes de uma parede drywall são recicláveis, diferente de certos tipos de revestimento ceramico para banheiro.
Sua principal matéria-prima é o gipsita que deriva do gesso e não gera resíduos tóxicos. É totalmente feito com matéria limpa e é mais leve.
A instalação de parede de drywall é legislada por diversas normas técnicas, por exemplo, a NBR 15.758 e a NBR 15.575, que tratam de todas instalações referente ao Desempenho de Edificações.
Mas o que é o drywall?
O drywall consiste em placas com miolo de gesso, revestidas com face papel-cartão. Cada papel-cartão tem uma cor que indica qual é o tipo de drywall ideal para cada projeto.
Essas placas de gesso são ficionadas em estruturas de aço. Com isso é possível fazer centenas de formas com emprego de painéis simples ou duplos.
Em alguns casos, é necessário revestir a parede com lã mineral para um isolamento acústico e térmico.
Cores do drywall
As chapas do drywall são distintas pelo tom da cobertura de seu papel cartão. São essas cores:
- Cor verde (RU): feito com silicone e aditivos fungicidas que permitem a aplicação em áreas úmidas como banheiros;
- Cor rosa (RF): são resistentes ao fogo sendo usados ao redor de lareiras;
- Cor branca (ST): são as mais comuns, sendo empregadas em grande escala em forros e paredes.
Tipos de pisos vinílicos
Um dos revestimentos que mais vem ganhando destaque em planos de decoração são os pisos vinilicos.
Eles têm ganhado essa fama por possuírem texturas diversas, tendo cores e desenhos diferenciados e também por ter uma temperatura agradável. Isso assegura ao revestimento um tipo de versatilidade que nenhum outro piso oferece.
Os pisos vinílicos tem como vantagem:
- Ter conforto térmico e texturas diferentes;
- Fácil aplicação;
- Fácil manutenção;
- Preço reduzido se comparado a outros revestimentos.
Todas essas vantagens fazem desse revestimento um dos preferidos para decoração.
Há alguns tipos de pisos vinílicos, cada um com uma característica e uso próprio, são eles:
Decoração com piso vinílico em manta
Como o próprio nome diz, é um revestimento que se assemelha a um papel de parede, pois sua produção é feita em manta.
É aplicável em diversos tipos de lugar, sendo usado até mesmo como contrapiso, desde que o piso original não tem muitas irregularidades.
A desvantagem que a manta vinílica pode ter é quanto a resistência, já que sua textura é macia, é mais fácil sofrer com cortes e furos.
Porém, é uma ótima opção para aplicação em quartos infantis e também em brinquedotecas.
Piso vinílico em placas
É a versão sólida da manta de vinil. Possui uma aplicação fácil e é muito mais resistente que a manta, já que sua textura não é macia, mas sim sólida.
O acabamento desse material é liso, e não possui texturas. Se for mal instalado pode ocorrer o risco de se tornar quebradiço, não resistindo a grandes impactos.
Piso vinílico em réguas flexíveis
É um meio-termo entre a manta e a placa. É resistente a impactos e a furos, e possui um acabamento mais sofisticado que os anteriores.
Assim, tanto o drywall como o piso vinílico são opções incríveis para quem quer decorar com inovação, beleza e elegância.
Esses dois tipos de métodos podem se tornar o grande diferencial da sua casa, se tornando assim uma referência no quesito decoração.