Dicas para decorar o quarto do seu bebê
A chegada de uma criança é sempre um momento muito aguardado por todos, principalmente pelos pais. Mas, durante esses nove meses de espera, há muito que ser planejado, investido e executado, por isso o tempo passa rápido e em algumas situações o dinheiro também.
Para que tudo ocorra de uma forma tranquila, é necessário planejar bem a gestação, e, quando ela vem de surpresa, o planejamento é viável, mesmo sendo mais corrido. As principais mudanças que precisam ocorrer antes da chegada da criança é no espaço físico em que ela se desenvolverá.
Assim, o piso precisa ser modificado, as pontas dos cômodos e assim por diante. Além de tudo isso, é preciso construir o quarto da criança. Mas também é um dos principais momentos da construção, pois o quarto será um espaço e muitas vezes o universo da criança.
O quarto
Dessa forma, para um quarto de bebe completo, é necessário muita pesquisa, planejamento e investimento. No mercado de casa e construção, há uma grande variedade de modelos, objetos e projetos de decoração para quartos de bebês, com vários cenários infantis.
Devido a essa vasta variedade de modelos, é indicado que seja realizada uma boa pesquisa, principalmente com profissionais da área, a fim de identificar as tendencias e principais produtos e materiais que são utilizados, principalmente quando não há muito espaço para a decoração do ambiente.
Começando a decoração
Sendo uma das bases na maioria dos cenários, o piso dentro de um quarto infantil precisa, dentre outras características, ser seguro, ou seja, não pode ser derrapante. Além disso, precisa ser:
- Confortável;
- Macio;
- Fácil de limpar;
- Aconchegante.
Para atender essas demandas, o tapete de borracha por metro é uma ótima opção, pois possui todas as características citadas acima, além de uma variedade de cores, tamanhos e modelos que podem ser adquiridos, ou seja, ele se adapta fácil aos projetos de decoração.
Outro detalhe importante que, por uma questão de logística, precisa ser inserido e instalado logo no inicio do projeto de decoração, são os detalhes em volta da parede como as sancas e também os rodapés.
Um dos principais materiais que são utilizados para proporcionar mais delicadeza e leveza ao ambiente é o gesso, no qual a colocação de gesso precisa ser realizada por um profissional para que o trabalho tenha uma alta qualidade.
Colocando os móveis
Após os detalhes estruturais, é chegada a hora de caracterizar o quarto do bebê com os móveis que servem tanto para armazenar e proporcionar conforto, quanto para decorar e personalizar o ambiente, deixando-o ideal para o seu proprietário.
Um dos detalhes que não pode faltar é o roupeiro planejado para quarto pequeno, pois muitas casas e apartamentos são padronizados e seus cômodos são pequenos, fazendo com que a decoração se torne mais desafiadora.
Além do roupeiro, é necessário reservar um ambiente confortável para que os pais possam trocar a criança e, por vezes até dar banhos, ou seja, ter um fraldário é essencial no quarto para os primeiros anos de vida da criança.
Além desse móvel, outro que não pode faltar é a poltrona para amamentar e também para fazer a criança dormir. Dessa forma, o espaço fica confortável e aconchegante para ambos.
Além do berço, que é obrigatório para que o bebê durma com segurança e conforto, há também o armário de aço inox, que, além de tornar o ambiente mais higienizado, também é um material mais resistente, elegante e compacto para ser colocado em ambientes menores.
Para finalizar o projeto de decoração, há os adesivos, que podem ser inseridos nas paredes a fim de tornar o cenário mais colorido, alegre e infantil e também os demais objetos de decoração, como animais de pelúcia, luminárias e brinquedos, que fazem com que o quarto fique ainda mais característico e ideal para a recepção de uma criança.
Caso o espaço precise ser no quarto de casal, é necessário ter um profissional capaz e habilitado para que o quarto de casal planejado comporte o espaço infantil, respeitando o espaço do casal, que não pode e nem precisa perder a sua identidade.
Nesse caso, como o desafio é maior, é necessário realizar um projeto de pesquisa bem completo para que o espaço fique criativo, confortável e seguro para o bebê.