Dicas para manutenção de condomínios
Uma das principais funções de um síndico/zelador é realizar a manutenção dos condomínios periodicamente, melhorando o bem-estar e vida dos moradores.
Qualquer manutenção realizada dentro de um condomínio precisa seguir todas as normas legais e ser programada com data e horário, além disso é preciso ser anunciada a todos os moradores com antecedência.
O mal funcionamento de um condomínio, seja na parte estrutural ou em equipamentos pode gerar conflitos e acidentes, por isso é essencial garantir a segurança de todos, cuidando dos mínimos detalhes.
Sabendo dos conflitos internos e dificuldades de realizar atividades, separamos algumas dicas de manutenção de condomínio que você não pode esquecer.
Pintura predial e seus cuidados
A pintura de prédio é um procedimento que precisa ser realizado com cautela, principalmente, em partes onde existe circulação frequente de pessoas, tanto para a segurança dos pedestres quanto pelo dinheiro investido, pois esse reparo precisa ter boa vida útil.
O ideal é que se avalie a necessidade dos condomínios, assim é possível procurar uma empresa especializada que poderá dar atenção especial ao assunto, tanto na qualidade do serviço quanto no valor investido.
Realizando a pintura com uma empresa especializada ou independente é preciso que exista documentos detalhando o que será feito no serviço e do que é preciso para a pintura do prédio. Em muitos casos são dados como:
-
Cronograma da obra especificando exatamente o que será feito;
-
Materiais utilizados, como: ferramentas, quais tintas, impermeabilizante e etc;
-
Como serão tratadas rachaduras, trincas e a demão de produtos;
-
Quais equipamentos de seguranças serão utilizados.
O documento, geralmente, é fornecido logo após realizar um orçamento com a empresa especializada, com todas as especificações, além disso os profissionais são responsáveis não só pela pintura, mas também pelo tratamento de fissuras, entender do material que será aplicado, fazer uma avaliação para evitar problemas de infiltrações ou até estruturais.
Telha termoacústica para condomínios
A telha sanduiche, conhecida como telha termoacústica, tem como função proteger o ambiente com isolamento térmico e acústico.
O material é composto por duas chapas, uma se encaixando à outra, feito em zinco metálico, entre uma chapa e outra é aplicado o isolante, que, geralmente, é o isopor ou o poliuretano.
Para que haja um resultado mais preciso, o isolante precisa conter, no mínimo, 35 milímetros, mas tudo pode variar de acordo com a necessidade do cliente.
Isopor ou poliuretano?
O isolante que será aplicado entre as chapas depende muito do objetivo do cliente, para quem procura conforto térmico o mais indicado é o poliuretano, para quem quer combater os ruídos o isopor é a melhor solução.
Telhas galvanizadas
As telhas galvanizadas têm como função amenizar o calor ou frio em excesso, deixando o local em um temperatura ambiente, além disso esse produto tem um ótimo custo-benefício, devido à sua instalação prática e manutenção de baixo custo.
A telha é produzida pelo aço galvanizado que realiza os principais processos de fabricação, como corte, dobra, solda, entre outros.
A chapa galvanizada passa por um processo químico para evitar qualquer tipo de dano após a instalação, sendo mais resistente e eficiente.
Atualmente no mercado é possível encontrar diversos modelos de telhas, cada uma disponível para atender à necessidade do consumidor, além da telha termoacústica que citamos no início do artigo podemos encontrar a pré-pintada, que possui algumas bobinas que são pintadas na sua fabricação, com um produto mais conhecido como primer, podendo ser em diversas cores.
Esse material possui uma manutenção acessível e bem flexível devido à sua durabilidade, durando de 25 a 30 anos.
Chapa de aço galvanizada em condomínios
Assim como a chapa de aço há outras chapas que também pode ser galvanizadas, como a chapa de ferro, que, em muitos casos, tem uma demanda muito maior que os produtos concorrentes, devido à sua resistência aos raios UV.
Esse material também pode passar por procedimentos de exposição a temperaturas frias ou a quentes, mudando o seu tamanho dependendo da utilização.
Através da chapa de aço galvanizada pode ser produzido diversos produtos por possuir dois modelos, lisas e xadrez, o material possui uma blindagem feita em zinco, esse produto é aplicado em materiais nobres no seu processo de fabricação para aumentar a sua durabilidade e evitar danos devido à exposição de chuva ou sol em excesso.
A chapa de aço galvanizado preço é acessível e pode ser encontrada por m2, atualmente as obras procuram por esse material para realizar acabamentos, assim é possível aplicar tubos para ar condicionado, isolamentos térmicos, calhas, rufos, etc.