Está pensando em reformar? Saiba alguns procedimentos importantes
Na hora de reformar um imóvel, principalmente, apartamentos e ambientes comerciais, o consumidor precisa estar atento a algumas informações e materiais que são indispensáveis.
No caso de reforma de apartamentos em que há riscos de afetar a estrutura do prédio, apartamentos vizinhos, vedações ou outros pontos, os proprietários precisam obter o laudo de reforma NBR 16280. Esse laudo deve ser encaminhado para a construtora ou um responsável técnico indicado pelo síndico.
Para que as reformas aconteçam, é necessária a aprovação dos responsável. No entanto, para reformas simples como pinturas, troca de gabinete, torneira, piso, porta e entre outros produtos. não é necessário que se faça esse laudo.
Para estabelecimentos comerciais, como estacionamentos, por exemplo, além de precisar possuir um alvara de funcionamento, precisa escolher materiais de qualidade para a cobertura. Desta forma, na hora de reformar, irá garantir o melhor serviço para os clientes.
Quais os melhores materiais para cobrir um estacionamento?
Em um estacionamento comercial, a primeira coisa que o cliente repara é na cobertura. Quanto mais coberto, melhor, afinal, ninguém quer deixar o carro exposto ao tempo.
No entanto, na hora de cobrir ou reformar a cobertura para estacionamento, o consumidor precisa estar atento ao melhor tipo de material, para que, além de proteger os veículos, seja durável e traga um bom retorno de investimento, ou seja, uma ótima relação custo-benefício.
Uma boa opção de material é a telha galvanizada. Esse é um tipo de telha metálica com um diferencial muito importante: recebe um tratamento contra corrosão. O tratamento ocorre por meio do processo de galvanização, que é um tratamento químico dado à chapa de aço que evita a corrosão resultante da exposição ao tempo.
Eventos climáticos naturais como chuvas excessivas, umidade e sol intenso danificam as telhas comuns, fazendo com que se deteriorem com o tempo. Com a chapa galvanizada, o consumidor não terá esses problemas e investirá em um produto de qualidade superior.
Uma das vantagens desse tipo de telha é que ela é feita sob medida, o que evita o desperdício de materiais, mas esta não é a única vantagem, o consumidor pode escolher diferentes tipos deste produto, sendo todas galvanizadas. Alguns tipos de telhas galvanizadas são:
- Telha termoacústica;
- Telha sanduíche;
- Telhas pré e pós-pintadas;
- Telha ondulada;
- Telha calandrada.
Esses são apenas alguns dos tipos de telhas galvanizadas que podem ser encontradas pelo consumidor e são bastante indicadas para qualquer tipo de coberturas, inclusive de estacionamentos comerciais ou não.
Mas a telha galvanizada não é a única opção para quem quer construir ou reformar um estacionamento. Outra opção é a cobertura de policarbonato. Esse tipo de cobertura é ideal para ambientes que precisam de proteção e entrada de luz solar natural.
Esse tipo de cobertura oferece um design diferenciado e deixa o ambiente muito mais bonito e com estilo, além disso, a instalação não é feita com furos, o que evita o desgaste do material.
Itens importantes para reformar um ambiente
Mas além de pensar em coberturas, é importante pensar em outros itens que ajudam na impermeabilização do ambiente, como no caso do rufo em chapa de aço galvanizado.
Sabe quando a água vai se infiltrando pelos vãos entre a parede e o teto? Pois bem, este é um clássico exemplo de ambientes que foram cobertos, mas que não receberam a proteção extra de um rufo de aço.
Os rufos são peças moldadas e fixadas em locais específicos para evitar a infiltração, pois este é um dos problemas que mais danificam a estrutura de uma construção.
O rufo em chapa evita deslizes e garante que os ambientes estejam muito mais seguros e, por ser feito de aço galvanizado, não sofre corrosões e não enferruja, o que significa que ele é extremamente resistente e ideal para locais onde o índice de umidade é muito alto.
Seja qual for a necessidade do consumidor em reformar, é sempre bom estar atento aos procedimentos corretos e aos materiais necessários e de qualidade para que a reforma atenda às expectativas.
Fazer uma reforma é um investimento que exige planejamento, profissionais capacitados e materiais de qualidade para que tudo saia perfeito e que não haja imprevistos. Se a ideia é reformar e, ao mesmo tempo, solucionar problemas, conte sempre com profissionais experientes e produtos de qualidade para a sua reforma.