Estrutura de construções: dicas de planejamento e segurança
Construir e reformar não são tarefas simples, em especial, em projetos que envolvem condomínios e espaços com grande fluxo de pessoas, por isso é importante elaborar uma boa estrutura de construção.
É preciso considerar todos os detalhes da obra, para que todo o procedimento seja executado com perfeição e, além disso, atendendo a todos os requisitos de segurança necessários.
Por isso, qualquer planejamento de construção e obra devem seguir as recomendações previstas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), bem como demais legislações que regulamentam a execução do projeto.
Planejamento estrutural: especificações para construções
Em primeiro lugar, é imprescindível ter em mãos um projeto estrutural do imóvel construído, para determinar todos os elementos estruturais que irão compor a construção, incluindo as fundações, pilares, vigas e lajes.
Esses componentes têm como principal objetivo oferecer o sustento à edificação e, por esse motivo, são essenciais para todos os tipos de edificações.
Em condomínios, por exemplo, as estruturas mais utilizadas são as com bloco de concreto, que oferecem estabilidade, resistência e durabilidade aos imóveis.
Além disso, o uso do concreto é recomendável para quem deseja desenvolver um projeto eficiente e, ao mesmo tempo, econômico, uma vez que esses materiais têm preços acessíveis e justos de investimento.
Muito mais do que em projetos estruturais, o concreto também é aplicado em outras partes da construção e, por esse motivo, é comum encontrar diversos tipos de forma para lajota de concreto.
Ou seja, além de atuar na estabilidade, o material também é aplicado em revestimentos externos, que dão um toque à decoração e arquitetura do imóvel.
Para elaborar um projeto estrutural que corresponda às expectativas de uma obra bem executada, é necessário:
- Desenvolver o planejamento em consonância com as normas vigentes;
- Informar detalhadamente os materiais e equipamentos utilizados;
- Dimensionar o projeto de acordo com as necessidades da obra;
- Posicionar corretamente os elementos estruturais.
Além de todos esses detalhes, a elaboração de um bom projeto estrutural pode ajudar na hora de reduzir custos e delimitar prazos. Desse maneira, executa-se a obra de uma forma otimizada, com benefícios para o construtor e proprietário.
O projeto também pode conter informações sobre possíveis modificações dentro dos imóveis, como, por exemplo, a possibilidade de construções com blindagem de guarita e outros elementos de segurança – especialmente, para condomínios e estabelecimentos comerciais, que necessitam de uma segurança maior.
Por esse motivo, especificar as finalidades do imóvel também é uma questão importante do projeto de construção.
Segurança no desenvolvimento de estrutura em construções
Mais do que os projetos, que são indispensáveis para uma boa obra, outros documentos também são essenciais para atestar a segurança no desenvolvimento de uma construção.
Entre eles, destaca-se o laudo de estabilidade, que tem como objetivo afirmar as condições estruturais em que o imóvel ou edificação se encontra, respeitando as leis de cada município.
Para emitir esse laudo, deve-se contratar uma empresa especializada na elaboração de documentos técnicos para construções civil, visto que o documento deve ser emitido por um arquiteto ou engenheiro devidamente credenciado e acompanhado obrigatoriamente por RRT (Registro de Responsabilidade Técnica) ou ART (Atestado de Responsabilidade Técnica).
Com o laudo de estabilidade, é possível analisar a presença de possíveis patologias estruturais ainda na fase inicial, evitando o agravamento de falhas que podem comprometer a construção.
Isto é, pode-se perceber se há corrosão, oxidação, carbonatação do concreto, ataques de CO2 e outras patologias que podem trazer riscos à estabilidade do imóvel.
Além desse documento, outro atestado muito importante diz respeito ao alvara de funcionamento. Ele é responsável por autorizar que empresas possam exercer suas atividades em determinado local, sendo importante para todos os tipos de estabelecimentos, como comércios, indústrias e prestadores de serviço.
Antes mesmo de terminar a obra, principalmente, em construções empresariais, os proprietários e empreendedores devem procurar imediatamente a elaboração do alvará de funcionamento.
Ele é concedido pela prefeitura ou outro órgão municipal responsável, por esse motivo, é importante verificar as especificações do alvará em cada cidade.
Caso a empresa não apresente o alvará de funcionamento, estará sujeita à multa e, em alguns casos, o negócio pode ser fechado definitivamente, com cancelamento do registro profissional.
Para obter o documento, o empresário deve estar munido de outras licenças, como atestados do Corpo de Bombeiros, Vigilância Sanitária, entre outros, dependendo da complexidade e do tipo de trabalho exercido em cada estabelecimento.