escada

Quando se pensa no design e decoração de um espaço muito se preza pela beleza e o charme do local. Entretanto, há muitas pessoas que abrem mão da segurança no momento de colocar em prática um projeto decorativo.

Escadas sem corrimão e guarda corpo são os casos mais comuns, deixando os moradores sujeitos a riscos de quedas e lesões graves.

Nesse sentido, o texto a seguir busca demonstrar um pouco a importância que essas estruturas das escadas colaboram para a manutenção da segurança de um ambiente.

Para quê serve o corrimão?

Também conhecido como mainel, o corrimão nada mais é do que uma barra fixa, tanto ao chão quanto à parede, e que se prolonga durante toda a extensão das rampas e das escadas.

O intuito dos corrimãos é oferecer segurança e equilíbrio para as pessoas que estão se locomovendo por essas partes. Em casa que possuem crianças, idosos ou pessoas com deficiências, o uso de corrimãos se torna praticamente obrigatório para a prevenção de acidentes.

Normas para o uso dos corrimãos na escada

Apesar dos corrimãos não serem obrigatórios dentro de residências, em espaços públicos, a utilização destes itens é indispensável para todo projeto de decoração em locais, como:

No caso de espaços que têm corrimãos instalados, há a Norma Reguladora (NBR) 9077 e 9050 da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) com o intuito de estabelecer uma padrão de instalação: todos os corrimãos precisam de um espaçamento de cerca de 4 centímetros de distância em relação à parede e de 80 a 92 centímetros em relação ao chão.

Além disso, eles precisam dispor de um diâmetro entre 3 a 6,5 centímetros. Já em locais com muita passagem de crianças, como creches e escolas, é necessário ter corrimãos com 70 centímetros de altura.

Por essa razão, é preciso ficar atento ao tipo de escada que será instalado dentro de um espaço, em especial quando se trata de uma escada pré moldada, tendo em vista que essa modalidade já pode ser comprada pronta para a instalação, podendo ter ou não um corrimão já acoplado.

Como unir beleza com segurança na escada?

Uma das maiores relutâncias para pessoas que não querem instalar corrimãos dentro de suas casas é justificada por questões estéticas: muitos acreditam que essa estrutura tira a beleza das escadas.

Contudo, o que muita gente não sabe é que é possível, sim, conciliar uma escada esteticamente agradável com o uso de corrimãos.

Isso porque os corrimãos não precisam ter, necessariamente, um aspecto frio e robusto, unicamente destinado à funcionalidade deste item. Eles também podem ser feitos de uma série de materiais, dentre eles podemos destacar:

  • Vidro;

  • Aço inox;

  • Madeira;

  • Ferro;

  • Plástico;

  • Pedras;

  • E mais.

Além disso, os corrimãos podem utilizar desenhos estilizados, contando com um design mais sofisticado e ornamentado capaz de harmonizar com o ambiente.

O que é um guarda-corpo?

O guarda-corpo é um item das escadas capaz de alinhar segurança com design dentro de um espaço. Isso devido ao fato dessa estrutura estar situada entre o chão e o corrimão, impedindo a passagem de pessoas.

Portanto, os guarda-corpos são muito usados não somente em escadas, mas também em rampas, terraços e sacadas, prevenindo quedas e riscos de lesões.

Apesar de adultos não ficarem sujeitos a riscos por conta dos corrimãos, crianças, bebês e animais de estimação são pequenos, possibilitando que eles passem facilmente por baixo da escada. Por isso, o guarda-corpo serve, principalmente, protegê-los de grandes alturas.

O mais importante é que ele não necessariamente irá prejudicar o projeto estático de um espaço. Na verdade, os guarda-corpos são capazes de tornar o local ainda mais elegante dependendo do seu tipo. Eles podem ser feitos em esquadrias de alumínio, alvenaria ou, até mesmo, vidro.

Isso oferece um aspecto mais sofisticado para o ambiente. Além de tudo, o guarda corpo pode ser usado em qualquer tipo de escada, desde as escadas em L ou em U até uma escada caracol, por exemplo.

Por outro lado, é preciso ficar atento, tendo em vista que, assim como os corrimãos, para serem instalados, precisam obedecer a uma série de exigências e normas legais com o intuito de assegurar a resistência e a durabilidade do item.