construções

Prédios e condomínios, no geral, são construções cada vez mais comuns no Brasil, principalmente, nas cidades mais desenvolvidas.

Essa grande expansão do mercado imobiliário, atuando na construção desses tipos de empreendimentos, se dá por conta do aumento populacional nos centros urbanos e a natural necessidade de que as pessoas têm de se estabelecer em alguma moradia.

Dessa forma, os prédios se tornam empreendimentos lucrativos, visto que possibilita o recebimento de aluguel ou valores de compra de um imóvel de maneira numerosa em uma só construção.

As empresas que investem fortemente nesse setor tem que ter consciência das tendências do mercado e efetuar a construção de maneira adequada, oferecendo para as pessoas um empreendimento de qualidade e cheios de possibilidades.

Além disso, a manutenção e administração dos espaços dos condomínios é essencial para que os moradores mantenham seus contratos e permaneçam estabelecidos naquele local.

O foco do nosso artigo a seguir será falar de importantes etapas construtivas, setores que estão diretamente ligadas nas construções prediais.

Assim como, abordaremos espaços que são importantes e que devem estar presentes nas construções, práticas fundamentais para o funcionamento do espaço e elementos que compõem os condomínios que não podem ser deixados de lado.

Portanto, venha conferir e conhecer um pouco mais sobre as etapas construtivas e administrativas que podem estar diretamente ligada ao prédio em que você mora.

Escolha das empresas para as construções

Para começarmos, precisamos falar das principais etapas construtivas que fazem com que o empreendimento seja erguido da maneira correta.

Para que uma construção predial ocorra, é necessário uma série de setores, e eles devem se envolver completamente para que os processos sejam efetivos.

Entre os principais segmentos envolvidos estão empresas de construção civil, arquitetos, engenheiros, empresas elétricas, entre outras.

Todas essas juntamente realizam o planejamento e trabalham efetivamente para que a obra seja executada da forma adequada.

A junção desses setores trabalhando em conjunto na obra garantem uma série de benefícios para as empresas que investem no empreendimento, tais como:

  • Efetividade da obra;
  • Profissionais qualificados;
  • Escolha adequada dos materiais de construção;
  • Alta performance construtiva;
  • Menor tempo de obra.

Continuação e manutenção da obra

Após o término da construção, existem ainda alguns elementos que precisam ser posicionados para que a obra possa ser entregue e esteja pronta pra uso.

Podemos citar alguns exemplos, como a compra extintor, já que posicionar extintores de incêndios nas áreas comuns dos condomínios é fundamental. A criação de cabine de portaria, e a montagem dos portões de entrada, e principalmente, das garagens também são.

Em relação aos portões das garagens, a escolha depende das ideias arquitetônicas das empresas e da obra, mas uma ideia moderna e muito utilizada é o portão de rolo.

Esse tipo de portão é muito utilizado em estabelecimentos comerciais, mas a sua abertura, normalmente, é feita de maneira manual, enquanto nos prédios é preferível e recomendável a utilização desses ou de qualquer tipo de portão de abertura e fechamento eletrônico, até por uma questão de segurança dos moradores.

Portões eletrônicos abrem e fecham mais rapidamente, e permitem que os moradores entrem nas garagens de forma acelerada e segura.

No entanto, como envolvem uma série de composições elétricas, eles podem sofrer com alguns problemas de funcionamento, principalmente nos motores.

Dessa forma, é dever da predial administradora do empreendimento prover sempre que preciso conserto de motores elétricos, para que os motores dos portões estejam sempre em seu pleno funcionamento.

Após a obra, e com o empreendimento funcionando, os moradores estabelecidos e vivendo normalmente suas vidas, é fundamental que as empresas administradoras cuidem dos espaços comuns do prédio.

Em alguns casos, existe algumas etapas que precisam ser complementadas já com o prédio estabelecido e abrigado, por exemplo, na construção de coberturas para garagens externas, que são muito comuns em alguns edifícios prediais.

Para isso, a contratação de uma empresas de cobertura é fundamental, já que essas empresas podem realizar a instalação das coberturas com materiais de qualidade e serviço efetivo.

Além disso, diversos componentes e estruturas de locais se desgastam com o tempo, fazendo com que a necessidade de manutenção seja constante.

Espaços comuns bastante movimentados, como as quadras poliesportivas, podem ter seus pisos e grades desgastados e quebrados com o passar do tempo, por isso a execução de reforma de quadras sempre que a quadra estiver inabitável é indispensável.

Ainda existem outras inúmeras práticas que as empresas construtoras e administradoras devem seguir e estar atentas para que o prédio funcione com qualidade, conforto e segurança para os moradores.

No entanto, esperamos que com os apontamentos que fizemos ao longo do artigo, você consiga ter uma noção mais abrangente desses processos.