Fechada: por que acm é uma ótima alternativa?
A fachada é a estrutura externa de um estabelecimento comercial e sua principal função é identificar e chamar a atenção para o negócio.
Ela será responsável por comunicar ao cliente o que encontrará no interior do estabelecimento, instigando ele a entrar, se este for o público-alvo daquela marca.
Conheça os diversos tipos de fachada e de letreiros:
Tipos de fachada
Existem algumas possibilidades de materiais cuja aplicação depende do efeito desejado e do orçamento disponível para investimento.
As opções mais comuns são:
- Fachadas em lona;
- fachadas em acm;
- Fachadas em acrílico;
- Fachada em madeira;
- Fachada em metal galvanizado.
1. Fachada em lona
As fachadas em lona são as mais comuns para negócios que estão começando e não tem muitos recursos para investir ou quer esperar um pouco mais para ver se valerá o investimento dependendo da rentabilidade do negócio.
As fachadas nesse material são semelhantes a um outdoor.
É possível aplicar o nome da marca e qualquer imagem no material e o indicado é usar letras grandes e coloridas para chamar atenção.
A desvantagem deste material é a qualidade inferior a outros materiais, sendo possível que ele se deteriore com certa rapidez.
2. Fachada em ACM
A fachada de loja com acm já é uma opção de maior qualidade. ACM é a sigla para designar o material de fabricação deste tipo de fachada: o alumínio composto.
As vantagens deste material são a resistência, leveza e durabilidade, além da versatilidade. É possível encontrar o material em várias cores e combiná-lo com vidro e aço.
A fachada revestida de acm é muito encontrada em bancos, concessionárias e estabelecimentos comerciais no geral.
Além de exigir pouca manutenção, a limpeza facilitada deste aparato é outro destaque positivo, basta água e um detergente neutro para manter a fachada em perfeito estado.
O custo da instalação desse material vale o investimento, já que seu uso garante bastante destaque frente a outras opções.
Uma fachada de loja infantil em acm com bastante cores e um design arrojado certamente será um destaque em um centro comercial.
3. Em acrílico
Esse material é bastante indicado para uso interno, como em lojas de shoppings ou galerias comerciais. A instalação deste material é prática, mas requer muita manutenção.
O visual brilhante do acrílico é sua maior vantagem, sendo muito utilizado para fachadas de lojas pequenas, devido à sua capacidade de chamar atenção.
4. Fachada de madeira
A madeira é um material requintado perfeito para instalações de fachadas externas, pois chama muita atenção e é resistente à ação do tempo.
A cor e textura garantem um aquecimento à fachada. É necessário usar madeira certificada para atestar a qualidade.
Caso a ideia seja apenas manter a aparência do material é possível utilizar substitutos como o plástico, que é bem mais acessível financeiramente e exige bem menos manutenção que o material original.
Ambos os materiais podem ser usados para fachadas de lojas de roupas.
5. Fachada de metal galvanizado
A principal vantagem do metal galvanizado é sua resistência. Ele pode ser pintado em diferentes tonalidades. A desvantagem é a possibilidade de desgaste da pintura com o tempo.
Tipos de letreiros
Quando a fachada não contém na placa a inscrição do logotipo em si, é necessário fazer uso de um letreiro à parte.
Existem várias opções, mas a que mais destaca é a letra caixa, que pode ser fabricada em diversos materiais, garantindo destaque e refinamento à fachada.
Os materiais mais comuns para fabricação da letra caixa são o aço e o PVC expandido.
As letras em aço podem ser do tipo polido ou escovado. O aço escovado confere brilho extra ao material. A aparência é semelhante a do alumínio.
Escritórios e agências são os principais usuários. O visual oferecido é moderno, futurístico e requintado. O aço escovado apresenta características semelhantes e ganha destaque pela durabilidade.
O PVC expandido é um material com melhor custo benefício entre as opções. Ele é versátil e funcional. O ideal é que a cor adotada faça contraste com a placa da fachada.
A desvantagem do PVC expandido é a instalação, que não é muito simples e precisa que a fachada esteja preparada para receber o material.
A fachada de um estabelecimento comercial é de extrema importância pois é ela que vai passar a imagem da empresa para o público despertando o interesse em entrar na loja.