Quem mora em apartamento não precisa se preocupar com o exterior do imóvel, já que a pintura de fachada de prédio geralmente é de responsabilidade do condomínio.

Entretanto, por vezes, os moradores se encontram em imóveis sem graça, sem personalidade, ou com problemas e possibilidades de melhorias.

As reformas podem ser necessárias, mas não precisam ser extremamente trabalhosas ou caras. Pesquisando bastante em busca de referências e seguindo algumas dicas, é possível renovar o seu apartamento pequeno, dar a sensação de que são mais amplos, além de deixar cada cantinho ainda mais especial.

Pintura

A cor das paredes pode até parecer ser apenas um detalhe, mas a verdade é que influencia diretamente no bem-estar, afetando a mente e o corpo dos usuários de um espaço.

Algumas dicas de pintura para apartamento são capazes de deixar até os menores cômodos com um ar renovado e dar maior sensação de amplitude. São elas:

  • Usar cores de tonalidades mais claras;
  • Evitar tons fortes e vibrantes, que podem dar sensação claustrofóbica;
  • Aplicar o mesmo tom em pisos e paredes, evitando contrastes;
  • Evitar rodapés, que criam separação entre pisos e paredes;
  • Usar as mesmas tonalidades em ambientes sociais;
  • Usar tonalidades próximas às dos móveis;
  • Utilizar aplicativos de simulações de pintura de paredes.

O uso de tons claros e a suavidade na separação entre pisos e paredes, e paredes e móveis, ajudam a dar a sensação de que os espaços são maiores e contínuos.

Atualmente há uma infinidade de opções de cores, e materiais com texturas e efeitos diferentes, como o efeito lousa, por exemplo.

No caso de pinturas mais simples e dependendo do nível de habilidade dos moradores, é possível que eles pintem os ambientes do apartamento sozinhos, seguindo tutoriais na internet. Assim, economizariam o custo da mão de obra.

Entretanto, no caso de serviços mais complexos, como a aplicação de textura para parede, o mais recomendado é a contratação de um profissional especializado, para garantir a qualidade do trabalho.

Pisos

Os revestimentos podem deixar os ambientes com um péssimo aspecto, principalmente quando mal cuidados, motivando grande parte das reformas.

Felizmente, hoje há muitas opções para mudar o piso de forma simples, rápida e barata, dispensando a retirada do material anterior.

Há opções de pisos colados ou encaixados, que podem ser acarpetados, vinílicos, cerâmicos ou laminados. Um exemplo de piso com ótimo custo-benefício é o piso laminado preço por metro quadrado, já que o material também tem manutenção prática e boa durabilidade.

Quem tem em casa pisos de madeira maciça pode se orgulhar de possuir um revestimento de altíssima qualidade, considerado nobre.

Entretanto, se não cuidar da superfície, com o passar do tempo ela pode ser tomada por riscos, arranhões e outras marcas de uso.

Para que os tacos ou assoalhos ganhem vida e brilho novamente, podendo até ter as cores mudadas, a raspagem de piso de madeira é a principal sugestão.

O processo consiste na raspagem do verniz, seguida pelo lixamento cuidadoso, limpeza completa da superfície e aplicação de um novo verniz ou cera.

Assim como a pintura, trata-se de um processo que pode ser executado por conta própria, seguindo tutoriais, mas fica muito mais bem feito quando profissionais são contratados para isso.

Móveis planejados

Os apartamentos, principalmente os menores, exigem um bom planejamento dos espaços, para que fiquem otimizados, funcionais e harmoniosos.

A instalação de moveis planejados oferece todos esses benefícios, além de ser uma ótima forma de renovar e valorizar um imóvel.

Em ambientes reduzidos, algumas recomendações são essenciais para o investimento valer a pena, como:

  • Atentar-se para as medidas dos espaços;
  • Não sacrificar espaços de circulação entre móveis;
  • Investir em móveis versáteis, que cumpram diversas funções;
  • Fazer orçamentos em diversas empresas especializadas;
  • Pesquisar referências e ideias de móveis.

O acabamento dos móveis planejados torna os ambientes sofisticados, ao mesmo tempo em que eles são feitos sob medida para as necessidades dos moradores. Com montagem e desmontagem profissional, eles ganham ainda mais qualidade.

Ao final da reforma, tendo renovado as paredes, pisos e móveis, a última dica é investir em acessórios e itens decorativos para completar o visual dos ambientes.

Persiana sob medida, almofadas coloridas, tapetes, quadros nas paredes e outros itens dão ainda mais vida aos espaços, deixando-os estilosos e com a personalidade dos donos.